Seis trilhas incríveis no estado de São Paulo
6 das melhores trilhas do estado de São Paulo, capazes de renovar com muito verde o espírito do paulistano.
Pois se a cidade de São Paulo é a própria definição de uma selva de concreto, repleta de prédios e asfalto por toda parte, o estado pode ser radicalmente oposto em diversas regiões, com florestas, parques e uma infinidade de áreas naturais – com ar fresco e a mais pura natureza em trilhas incríveis para filtrar os excessos da cidade grande durante uma pausa merecida.
São mais de 250 km de trilhas mapeadas no estado, em mais de 500 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado guardados na região. Antes, porém, de sequer se aproximar de um dos muitos caminhos verdes de São Paulo, o perfil lembra a vital importância dos preparativos e da prudência para enfrentar as trilhas.
No entanto, reiteramos aos aventureiros a importância de, antes de partir para qualquer trilha, pesquisar sobre os trajetos e a previsão do tempo, estar com o preparo físico em dia, preparar a mochila com repelentes, protetores, comidas e água, e mais: acima de tudo, é fundamental estar acompanhado de um guia credenciado, que conheça os caminhos e saiba como atravessar os caminhos com segurança.
Conheça as seis trilhas
Trilha da Pedra Grande
Após colocar os preparativos em dia, o perfil abre a seleção de trilhas com os 9,6 km entre ida e volta da Trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, com 2 horas de duração e dificuldade média – uma trilha toda asfaltada e com sombras de árvore, onde é permitido fazer piqueniques, que encontra com a incrível vista da cidade com a Mata Atlântica em mirante.
Trilha do Pai do Zé
Localizada no Parque Estadual do Jaraguá, a 22 km de São Paulo – onde está o famoso Pico do Jaraguá –, a Trilha do Pai do Zé percorre 3,6 km durante 2h30 também em dificuldade média. É o caminho mais visitado do parque, justamente por levar até o pico, a 1350 metros de altitude.
Trilha Caminhos do Mar
Construída durante o período colonial e localizada na Estrada Velha de Santos, no Parque Estadual da Serra do Mar, essa trilha é verdadeiramente histórica: nela se encontra a Calçada do Lorena, caminho de pedras percorrido por Dom Pedro I quando da proclamação da independência do Brasil, em 1822. É um caminho com 9 km de extensão, a serem percorridos em 5 horas sob dificuldade média.
Trilha do Mirante
Localizada em Paranapiacaba, a Trilha do Mirante é a mais fácil da seleção proposta no perfil: com 1,2 km e 1 hora de duração, o caminho é apontado como ideal para iniciantes. Acompanhando a encosta da serra em mata aberta, a trilha leva até um mirante onde antigamente ficava localizada a antiga torre da TV Tupi – e de onde é possível avistar o belo horizonte da Baixada Santista.
Trilha Pedra do Baú
Uma das mais distantes de São Paulo, localizada em São Bento do Sapucaí, a 200 km da cidade, a Trilha do Baú compensa a distância com a beleza da região. Cruzando 1,2 km em meio à Mata Atlântica – em um trajeto de pedras e caminhos íngremes que inclui 600 degraus de ferro até chegar ao mirante –, o topo da trilha, de dificuldade considerada média e com 1h30 de duração, oferece a vista do Vale do Paiol e da Serra entre São Paulo e Minas Gerais.
Trilha da Pedra da Macela
Apesar da Pedra da Macela estar localizada em Paraty, no Rio de Janeiro, seu acesso se dá por uma trilha que parte de Cunha, dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, a 248 km de São Paulo. Apesar de asfaltado, o caminho é íngreme, com 3 km para serem percorridos em 3 horas até os 1850 metros de altitude – e receber em recompensa uma vista de 360º da Serra, de Paraty e até Ilha Grande.