Praias do brasil Espirito Santo
Desbravamos o litoral brasileiro, para você aproveitar o melhor do nosso país. Conheça agora, a costa capixaba
Anchieta
Fundada em 15 de agosto de 1869, sua economia baseia-se no turismo e na extração do minério de ferro. O clima tropical da cidade atrai muitos turistas durante todo o ano, que vão aproveitar o calor nas onze praias. Anchieta possui cerca de vinte mil habitantes e sua infraestrutura comercial é bem desenvolvida com hotéis, restaurantes, bares, mercados, farmácias e lojas. As tais onze praias são muito diferentes entre si e cada uma possui vida própria. Algumas são muito procuradas por adoradores da prática de mergulho e por pessoas que gostam de acampar.
Guarapari
Fica a 51 km de distância de Vitória, capital do estado do Espírito Santo. Guarapari possui mais de vinte praias e uma população de aproximadamente 98 mil habitantes. Atrai turistas do mundo inteiro em razão de suas belezas e areias monazíticas – tipo de areia que concentra minérios pesados –, que têm poder terapêutico, principalmente, para o tratamento de artrite e reumatismos. A cidade possui boa infraestrutura comercial e uma rede hoteleira desenvolvida. No verão, ela recebe centenas de milhares de turistas e, as vezes, sofre com a falta de água potável e energia elétrica. É nessa estação, que as praias mais próximas ao centro de ficam lotadas e o som fica em alto volume tocando axé e funk. Mas em compensação, depois de atravessar um trecho da Rodovia do Sol, em Meaípe, encontra-se a calmaria igual a qualquer outra época do ano. Além de uma bela gastronomia local, Guarapari possui clubes aquáticos, aquários, exposições marinhas e outros atrativos, como o Parque Estadual Paulo César Vinha.
Vila Velha
É a cidade mais antiga do estado do Espírito Santo. Tem aproximadamente 400 mil habitantes, sendo a mais populosa do estado, superando a capital Vitória. Mesmo tendo cerca de 32 quilômetros de belíssimas praias, a maioria da população mora na parte urbanizada. O lugar possui infraestrutura comercial bem desenvolvida com rede hoteleira, restaurantes, bares, vida noturna, farmácias, supermercados, lojas, imobiliárias, salões de beleza e agências de viagem. Os principais pontos turísticos são: Teatro Municipal Hélio Viana, Museu Homero Massena, Gruta do Frei Pedro Palácios, Sítio Histórico da Prainha, Santuário Divino Espírito Santo, Ponte da Madalena, Museu Ferroviário, Morro do Moreno, Farol de Santa Luzia, Convento da Penha e as Igrejas Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Glória
Vitoria
A capital do Espírito Santo, é conhecida mundialmente pela variedade de peixes que existe em seu litoral. Vitória tem um contraste entre o moderno e o antigo, com construções, prédios e marcos históricos ainda preservados que lembram o Brasil colonial. É muito visitada por jovens e por quem procura esportes radicais. Ótimo destino turístico também para famílias e grupos de amigos. Além tudo, a cidade tem belas praias.
A principal praia é a do Camburi, ao sul da cidade, que é bastante movimentada e tem muitos restaurantes e hotéis. Faça uma visita ao Balneário de Meaípe, local que parece uma pequena aldeia de pescadores, mas que é muito agitado ou vá até os bares da praia do Morro. Visite as praias, cachoeiras e pratique esportes radicais como windsurf e surfe. As praias como a Curva da Jurema, a Praia do Canto e a de Camburi, além das ilhas do Frade do Boi, oferecem lazer com ampla infraestrutura.
Santa Cruz
Possui praias para os mais variados públicos. A praia da Formosa é para os que gostam de muito agito e movimento, em frente ao SESC, repleta de piscinas naturais, areia fina e coqueirais. Durante o verão, a Barra do Sahy é a mais movimentada com seus bares e quiosques sempre cheios, ciclovia e um calçadão como ponto de encontro. A praia de Xangão atrai os surfistas e jovens pela sua descontração, já a praia dos Padres é famosa por seus restaurantes de comidas típicas. O Coqueiral e a Mar Azul, com suas águas calmas e mornas são sempre visitadas pelas famílias que buscam tranquilidade. Na dos Comboios se pode visitar o Projeto Tamar que preserva as tartarugas marinhas. Para quem gosta do contato com a natureza, não pode deixar de fazer o passeio de escuna em meio à Reserva do Manguezal Piraquê-Açu, que inclui uma parada para banho em um bar flutuante. Há várias opções de hospedagem, quiosques, bares e restaurantes.
Itaúnas
Praia ao norte do estado do Espírito Santo, o ponto de entrada para o sul da Bahia. Os milhares de turistas que vão para Itaúnas no verão chegam interessados nas belezas naturais e no onipresente forró, marca registrada e símbolo maior da cidade. Ela possui pousadas rústicas, simples e acessíveis. Muitos paulistas, mineiros e cariocas programam a viagem de verão dividindo seu tempo entre dois destinos: Itaúnas e Caraíva. Ambas são famosas pela beleza e pelo forró que invade a noite e só para de manhã, quando a areia já está fofa, o que faz com que nem todo mundo acorde cedo e aproveite os passeios que a vila oferece. O local tem dunas enormes que dificultam o acesso às praias e riachos, mas que garantem um contato direto com a natureza.
Marataízes
Tem cerca de treze praias e a maioria está desaparecendo, pois, aos poucos, o mar vai invadindo as areias, por esse motivo a prefeitura da cidade instalou alguns quebra-mares na região. Algumas praias de Marataízes estão mais preservadas, mas são de difícil acesso devido as más condições das estradas de terra, que pioram no período de chuvas. A cidade é palco de três fenômenos naturais, a deságua do rio Itapemirim no mar, a migração definitiva do siri Callinectes Sapidus e a migração e reprodução das andorinhas originárias do Canadá, Sterna Paradisea. Esses fenômenos trazem à região grande diversidade no ecossistema, principalmente de peixes vindos do rio Itapemirim.
Piúma
Conhecida como a “Cidade das Conchas” por ser uma grande produtora de artesanato feito de calcário, que pode ser conferido no Centro do Artesão. A cidade ferve no verão, quando muitos turistas vão curtir suas praias e sua beleza natural. Nesta época, a praia de Acaiaca recebe trios elétricos e se torna muito disputada. Fora de temporada, Piúma é uma pacata cidadezinha, mas não há falta do que ver e fazer: são várias ilhas, praias e montes para desvendar, como o Monte Aghá, com 300 metros de altura.
Jacaraípe
Muito procurada por surfistas, a Praia de Jacaraípe recebe muitos visitantes e campeonatos de surf. Para quem busca águas mais calmas e um lugar mais sossegado, casas de veraneio e com quiosques por todos os lados, Manguinhos é a opção. Durante o verão, a maioria dos turistas vem da própria Vitória e alguns de Minas Gerais. Graças a diversos investimentos, a cidade está em considerável crescimento. Jacaraípe é hoje a praia mais badalada do litoral norte do Espírito Santo. Há diversas opções de pousadas e casas de veraneio, além de quiosques e restaurantes de comida típica.
Linhares
Devido a sua geografia plana, a cidade possui 69 lagoas e algumas de grande porte, como a de Juparanã com 30 km de extensão. O que atrai grande número de turistas todo ano, mesmo a cidade não possuindo estrutura adequada para suprir esses visitantes. As praias apresentam certa dificuldade de acesso, mas são muito visitadas por surfistas e praticantes da pesca oceânica. A Vila de Regência abriga uma das unidades do Projeto Tamar, por ser um lugar de reprodução da tartaruga gigante. O Rio Doce corta a cidade e produz um espetáculo natural que atrai muitas pessoas. Para os que gostam de novidade, a praia de Barra Seca é famosa pelo naturismo e possui infraestrutura para receber seus visitantes.
Guriri
Os 40 km de praia abrigam um dos principais locais de desova das tartarugas marinha do Projeto Tamar. O grande charme de Guriri sem dúvidas são seus povoados bem típicos, com restaurantes especializados em frutos do mar, bares e lojinhas. Durante a temporada de verão, a praça central recebe grupos de capoeira, concursos de beleza e diversas bandas. Para quem gosta do contato com a natureza, não pode deixar de fazer o passeio ecológico até a Cachoeira do Inferno, que está a 06 km da cidade. Para os fãs de história e arquitetura, não deixem de visitar as Ruínas da Igreja Velha, de 1596, localizada na Praça Anchieta, no Centro, ou a Igreja de São Benedito, que já completa 100 anos e recebe grupos folclóricos e religiosos realizados pelos negros devotos ao santo protetor.
Quer mais? Curta o Adoro Viagem e fique por dentro das melhores promoções e dicas de viagem.