Arraial do Cabo – Roteiro Completo 2020

Arraial Do Cabo 2020 Guia Completo Praias
Destinos, Roteiros,

Arraial do Cabo – Roteiro Completo 2020

O Caribe brasileiro é aqui. Arraial do Cabo ganhou esse apelido carinhoso por causa da cor do mar, a grande estrela dessa região fluminense que reúne algumas das melhores praias do Brasil.

Não trata se de um tom de azul apenas. Arraial do Cabo tem mar cristalino, de águas claras em tons de azul-piscina, azul esverdeado, verde claro, azul-turquesa e até azul neon…

Tem areia branquinha, trilhas para caminhar, mirantes com vistas espetaculares e praias tanto para quem prefere o sossego de se esticar na canga quanto para quem gosta de mergulho, surfe ou passeio de barco. É um destino brasileiro de dar inveja às praias paradisíacas do Caribe. É lugar de sol e praia mesmo, não de badalação. Mas não é por isso que o viajante que gosta de agito deve desistir.

Arraial do Cabo é vizinha de dois destinos badalados: a charmosa Búzios e a movimentada Cabo Frio – essa última também de águas claras e areia branca como talco.

Onde fica Arraial do Cabo

Arraial do Cabo está a cerca 170 quilômetros do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos, uma das mais belas áreas do litoral fluminense, dominada por dunas de areia branca, vegetação de restinga, lagoas, mar cristalino e costões.

É vizinha das badaladas Cabo Frio e Búzios. A primeira é o principal centro urbano da região, contando com grande infraestrutura e também belas praias de mar cristalino e areia branquinha.

Já a charmosa Búzios tem vida noturna agitada e se firmou como um dos destinos turísticos brasileiros mais cobiçados e também conhecidos lá fora. É comum que alguns viajantes se hospedem em Cabo Frio e façam passeios bate-e-volta a Arraial do Cabo e a Búzios.

O que fazer em Arraial do Cabo

Arraial Do Cabo 2020 Guia Completo Praia Em Figueira
Arraial Do Cabo 2020 Guia Completo Praia Em Figueira

A grande atração de Arraial do Cabo são as 8 praias para todos os perfis de viajantes e os caminhos que se faz – trilhas ou passeios de barco – para se chegar a cada uma delas.

Tem praia com mar agitado, praia com mar calmo, algumas são ótimas para mergulho com snorkel, outras são boas para caminhar e também tem praia pequenininha, praia deserta e praia movimentada.
Como a cidade não tem grandes atrativos e nem é grande, Arraial do Cabo é, essencialmente, um destino de mar e sol.

Praias de Arraial do Cabo

Praia do Farol

O apelido de Caribe brasileiro se justifica aqui. Na Praia do Farol, a água é totalmente cristalina e se alterna entre tons de azul-turquesa e azul neon cobrindo a areia branca. Acessível apenas por barco, fica numa área controlada pela Marinha do Brasil, na Ilha do Farol.

A limitação de acesso é uma vantagem, pois a torna uma das praias menos movimentadas de Arraial do Cabo: a lotação do lugar não pode passar de 250 pessoas ao mesmo tempo. 

O passeio que leva à Praia do Farol parte (como todos os passeios de barco de Arraial do Cabo) da Praia dos Anjos e o trajeto normalmente inclui também as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Gruta Azul e a Praia do Forno.

Estrutura: não há quiosques nem vendedores nesta área. Em alguns passeios de barco, o pacote inclui bebidas não alcoólicas e petiscos.

Prainhas do Pontal do Atalaia ou Praia do Pontal do Atalaia

A escadaria que dá acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia é famosa. Íngreme, mostra lá do alto o mar de Arraial do Cabo em seus vários tons de azul-esverdeado, com areia branquinha e vegetação. Alguns se referem às Prainhas do Pontal do Atalaia como Praia do Pontal do Atalaia: é porque quando a maré sobe, as duas prainhas, que são separadas por rochas, se tornam uma praia só. Ficam localizadas no Morro do Pontal do Atalaia. Lugar ótimo para dar mergulhos. Leve seu snorkel.  É possível lá chegar de carro, a pé de barco. De carro há o risco de pegar engarrafamento na alta temporada.  A pé tem que ser a partir de uma trilha de cerca de uma hora.

Estrutura:  não tem quiosques e os vendedores aparecem ou montam barracas de acordo com o movimento do dia.

ATENÇÃO: não confunda as Prainhas do Pontal do Atalaia com a Prainha (que é a  primeira praia a ser vista na orla urbanizada por quem chega em Arraial do Cabo ), nem com a Praia do Pontal (que é o prolongamento de praias que ficam na cidade de Cabo Frio).

Praia do Forno

Acessível por barco ou por uma trilha de cerca de 20 minutos partindo da Praia dos Anjos, tem águas cristalinas e areia branquinha boa para jogar a canga. Bom lugar para snorkelling e andar de caiaque. Também tem um restaurante flutuante que serve frutos-do-mar, com destaque para ostras e mariscos. Não quer fazer a trilha até lá e também não quer embarcar num passeio de barco passando pelas outras praias? Tome um barco-táxi a partir do píer da Praia dos Anjos, vá direto e curta o dia lá.


Estrutura: além do restaurante, a Praia do Forno conta com quiosques, aluguel de cadeiras e barracas, e também locação de caiaques.

Praia do Pontal

A Praia do Pontal é o prolongamento de praias que começam na cidade de Cabo Frio. Quem chega a Arraial do Cabo, não a enxerga porque seu acesso exige que se entre em um pequeno percurso de terra. Extensa, boa para caminhada e com trechos arborizados, talvez seja a menos movimentada mesmo nos finais de semana de sol.

Estrutura: conta com alguns barracões de pescadores que às vezes vendem bebidas ou algum petisco, nem sempre conta com carrinhos de comida e não é ponto de parada dos barcos. Se for, vale levar o próprio lanche.

Praia Brava

A praia favorita dos surfistas tem mar agitado e faixa de areia estreita. É bastante preservada e está quase sempre vazia. O acesso é pelo Pontal do Atalaia, de onde pode ser avistada, a partir de uma trilha íngreme e difícil de cerca de 20 minutos.

Estrutura: nenhuma. Leve seu lanche e o que mais precisar.

Prainha

Praia de águas calmas, urbanizada e central, atrai bastante frequentadores e tem o mar tão lindo e azul quanto as outras praias de Arraial do Cabo. Tem um lado mais movimentado e outro mais tranquilo. Da Prainha, uma trilha conduz à minúscula praia Graçainha, com apenas 15 metros e que some na maré alta e que todas as manhãs recebe pescadores.

Estrutura: conta com quiosques e barraquinhas para petiscos e bebidas, e aluguel de cadeiras, guarda-sóis, pranchas e caiaques. No arredores, as ruas têm estacionamento para carros.

Praia Grande

Outra praia urbanizada e com quiosques à beira-mar. É praia de mar aberto e bem gelado. Bastante longa, tem ondas que atraem surfistas. Sua faixa de areia, que vai dar em Saquarema 40 quilômetro depois, é modelada por dunas de areia branca fininha feito talco e em alguns trechos coberta por vegetação costeira. Atrai também quem gosta de movimento e esporte. Na areia sempre tem alguém jogando bola, vôlei, frescobol, fazendo slackline…É uma praia animada.

Estrutura: tem quiosques, restaurantes, calçadão e aluguel de equipamentos de praia e opções de estacionamento na área urbanizada.

Praia dos Anjos

Você com certeza vai conhecê-la não para tomar banho, mas porque é o ponto de partida dos passeios de barco.

Está sempre movimentada por gente indo para os passeios ou por pescadores voltando do mar para levar os peixes ao mercado. Da Praia dos anjos parte a trilha que leva à Praia do Forno.

Para quem gosta de entender a história da região, acredita-se que foi na Praia dos Anjos que o explorador florentino Américo Vespúcio, no comando de navios portugueses, aportou em 1503. Ali foi erguida a Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

Estrutura: acesso fácil e vagas para estacionar nas ruas ao redor.

Atividades Aquaticas

Passeio de Barco

Arraial Do Cabo 2020 Guia Completo Passeio De Barco
Arraial Do Cabo 2020 Guia Completo Passeio De Barco

A grande atração de Arraial do Cabo são os passeios de barco com trajeto espetacular. É o melhor jeito de conhecer as praias e a única maneira de chegar à paradisíaca Praia do Farol, na Ilha do Farol, em área preservada e controlada pela Marinha do Brasil. É nos passeios de barco que também se chega na Gruta Azul, uma caverna tomada por cores azuis, dourado e prateado por causa do efeitos da incidência da luz nas pedras e na água em determinados momentos. 

Há relatos de pessoas que chegam a avistar, além de arraia, tartarugas, golfinhos e até baleia durante os passeios de barco.

Dicas

É possível escolher entre embarcações de vários tipos para vários perfis de visitante. Alguns são barcos de pescador, menores, simples e para poucas pessoas. Outros podem se escunas oferecendo experiências festivas ou mais calmas. Algumas embarcações oferecem bebidas não-alcoólicas e frutas ou pequenos lanches, mas depende do pacote estarem inclusos ou não.

Uma dica é evitar finais de semana e dias de alta temporada se quiser um passeio mais tranquilo. Mas se não for possível evitar esses dias movimentados, vale reservar a vaga no dia anterior. 

ATENÇÃO: é possível fazer de barco um trajeto direto entre Praia dos Anjos-Praia do Forno ou Praia dos Anjos-Prainhas do Pontal do Atalaia sem ser um passeio, mas como barco-táxi.

Para quem não quer enfrentar a trilha para a Praia do Forno ou escadaria das Prainhas essa é uma ótima opção. Basta se informar na Praia dos Anjos, tomar o barco e curtir o dia em uma das praias, lembrando-se de se informar a respeito da volta.

Mergulho em Arraial do Cabo

Há quem chame Arraial do Cabo também de Capital do Mergulho no Brasil.  Não é só entusiasmo. De fato, Arraial do Cabo tem uma rica vida marina em suas águas transparentes e é conhecida como um dos principais destinos de mergulho do Brasil. Tem oportunidade tanto para quem quer fazer mergulho livre (com snorkel) quanto para quem deseja fazer mergulho com cilindro.

Mergulho livre ou SNORKELLING

Dá para mergulhar em todas as praias e também mais longe da costa, quando estiver fazendo passeios de barco. Mesmo quando não avistar animais marinhos e peixes, o mergulho de superfície valerá a viagem pelo mar incrivelmente cristalino com a areia branca garantindo a luminosidade. É possível enxergar o fundo d´água como numa piscina. Por isso, a grande dica aqui é: traga seu kit de snorkelling (máscara e nadadeiras) para Arraial do Cabo.

Mergulho autônomo ou Mergulho com cilindro

Em Arraial do Cabo há várias oportunidades de fazer mergulho em profundidade com cilindro – mesmo que você nunca tenha feito. Se você tem vontade de experimentar o mergulho em profundidade, mas também não quer a obrigação de fazer um curso, o batismo é uma boa. Várias empresas oferecem. Muitas delas ficam nos arredores da Praia dos Anjos, mas é fácil se informar a respeito. O equipamento vem incluso e a experiência pode custar cerca de R$ 300 por pessoa. O lugar do mergulho vai depender das condições do mar no dia e é bem comum avistar corais, peixes, e até tartarugas e arraias.

SURF Arraial

A Praia Grande, cuja faixa de areia vai dar em Saquarema, e a Praia Brava têm as melhores ondas. A Praia do Pontal, que é o prolongamento da grande faixa de areia que começa em Cabo Frio, também costuma ter boas ondas.

Outras atividades em Arraial do Cabo

Trilhas

Caminhar vendo o mar: uma das grandes atrações de Arraial do Cabo. Para quem gosta de trekking, há diversas trilhas entre praias que rendem vistas maravilhosas da região. Os níveis de dificuldade variam, por isso é indicado consultar agências, guias ou ir acompanhado de alguém que tenha experiência pelos caminhos da região. Há diversas agências que oferecem esse tipo de passeio em Arraial. O importante é evitar caminhar pelas trilhas sozinho pois às vezes o trajeto é irregular ou pode não estar devidamente sinalizado. 

A trilha mais popular é a que liga a Praia dos Anjos à Praia do Forno. Uma das mais curiosas é a Trilha da Graçainha que começa na Prainha e termina em uma praia minúscula que só existe na maré baixa.

Paisagens Maravilhosas

Pontal do Atalaia

É o lugar do pôr do sol mais famoso e hipnotizante de Arraial do Cabo. Está na mesma entrada que dá acesso às Prainhas. Dá pra ir de carro e estacionar ao longo da estrada.

Gruta Azul

É nos passeios de barco que também se chega na Gruta Azul, uma caverna tomada por cores azuis, dourado e prateado por causa dos efeitos da incidência da luz nas pedras e na água em determinados momentos. 


Observação de Baleias

As águas de Arraial do Cabo são frequentadas por baleias entre os meses de junho e outubro. Durante alguns passeios de barco, se tiver sorte, será possível avistá-las

Arredores do Arraial do Cabo

Como se não bastasse ser chamada de Caribe brasileiro, Arraial do Cabo é vizinha de dois destinos badalados: a charmosa e internacionalmente célebre Búzios e a movimentada Cabo Frio – essa última também de águas claras e areia branca como talco. A melhor maneira para circular entre as três é de carro.

@partiuviajar.tur

Piscina ou mar? 🤔 #partiuviajar #arraialdocabo

♬ Cabaré – Nêgo Jhá©

Cabo Frio

Colada em Arraial do Cabo – com quem divide a faixa de areia onde está a Praia do Pontal – Cabo Frio é a maior cidade da Região dos Lagos e a que tem infraestrutura mais completa. Fica a 10 quilômetros, tem vida noturna agitada no verão, além de vários hotéis e restaurantes.

Sua praia principal é a Praia do Forte, com orla repleta de quiosques e prédios. A faixa de areia se torna Praia das Dunas, com imensa faixa de areia branca e fina, e segue adiante como Praia do Foguete, de mar agitado, até chegar em Arraial do Cabo como Praia do Pontal. 

A Praia da Conchas fica numa enseada curta de mar calmo e é bastante procurada por famílias, enquanto a longa Praia do Peró é uma das preferidas por surfistas.

A Rua dos Biquínis é sucesso entre quem gosta de compras. É o lugar para encontrar moda praia com a possibilidade de montar biquínis de acordo com o próprio gosto.

Búzios

A 35 quilômetros de Arraial do Cabo, Búzios é um balneário brasileiro famoso até no exterior. Está entre os destinos de praia mais cobiçados do país. 

Além das faixas de areia, que aparecem a cada vez que a península onde Búzios está faz uma curva, a cidade tem um centro super charmoso, cheio de restaurantes e pousadas requintadas, bares e casas noturnas, além de lojas de grife.

Essa antiga vila de pescadores atraiu os olhos do mundo quando a atriz francesa Brigitte Bardot visitou o lugar nos anos 1960 e decidiu se hospedar ali por alguns meses. São cerca de vinte praias, cada uma com estilo próprio.

Curiosidades do Arraial do Cabo

Água Gelada

Na Região dos Lagos existe um fenômeno chamado ressurgência. É quando as águas profundas do oceano, que são mais geladas, são levadas à superfície por correntes marítimas.

Vida Marinha

A ressurgência também arrasta para cima nutrientes do fundo do mar junto com a água gelada. É por isso que a vida marinha em Arraial do Cabo é tão rica. Os animais marinhos se aproximam da área atrás da riqueza dos alimentos.

Luminosidade da Água

Ao mergulhar, a visibilidade é alta. É que a areia clarinha em contraste com as águas límpidas da grande luminosidade aos mergulhos.

Ranking

Três praias de Arraial do Cabo estão entre as melhores praias do Brasil e uma delas está entre as praias mais procuradas no mundo. Elas foram indicadas pela premiação “Travellers Choice”, realizada anualmente pelo site TripAdvisor. A escolha é feita por turistas nacionais e internacionais. 

Arraial do Cabo no ranking das praias mais bem avaliadas no Brasil

  1. Prainhas do Pontal do Atalaia: 2º lugar.
  2. Praia do Farol: 3º lugar.
  3. Praia do Forno: 5º lugar. 

Arraial do Cabo no ranking das melhores praias do mundo

  1. Prainhas do Pontal: 12º lugar.

O que saber antes de ir

Como chegar

Arraial do Cabo está a cerca de 170 km do Rio de Janeiro, na área conhecida como Região dos Lagos, onde também estão as cidades de Búzios e Cabo Frio.

A melhor maneira de chegar a Arraial do Cabo é a partir da cidade do Rio de Janeiro em carro numa viagem de cerca de 2h30 ou de ônibus em cerca de 3 horas.

De ÔnibuS vindo do Rio

Ônibus saem da Rodoviária Novo Rio com direção a Arraial do Cabo e outras cidades da Região dos Lagos. 

Já dentro da Região dos Lagos, as cidades são atendidas pela viação Salineira.

Para quem chega ao Rio de Janeiro de avião, existem ônibus especialmente para conectar tanto o Aeroporto Santos Dumont quanto o Aeroporto Internacional (Galeão) à Rodoviária Novo Rio.

ATENÇÃO: nos finais de semana, véspera de grandes feriados e alta temporada, o tráfego de veículos para a Região dos Lagos é movimentado e  pode haver congestionamento.

Transfer vindo do Rio


Também existem serviços de transfer entre os aeroportos do Rio de Janeiro e Arraial do Cabo.

Aeroporto de Cabo Frio

O aeroporto mais próximo fica em Cabo Frio, a 13 km, e recebe voos Belo Horizonte e de São Paulo. (a conferir)

Como se locomover

O transporte que leva ao melhor de Arraial do Cabo é o barco com passeios ou barcos-táxi sempre saindo da Praia dos Anjos. Portanto, uma boa alternativa é ficar hospedado perto da Praia dos Anjos.

Para quem está de carro, deslocamentos entre as praias serão mais fáceis do que para quem estiver a pé.

Se estiver sem carro e não quiser tomar barcos, o visitante terá acesso fácil às praias mais urbanas como Praia dos Anjos, Praia Grande e Prainha, mas para ir às outras precisará caminhar por trilhas cujos níveis de dificuldade podem variar.

Para visitar cidades próximas, como Cabo Frio e Búzios, o ideal é estar de carro. Uber e táxi ajudam. A Viação Salineira faz o percurso de ônibus na Região dos Lagos.


ATENÇÃO: Se estiver de carro, lembre-se de não deixar nada de valor no interior do veículo.

Sugestão de Roteiro

1 DIA: Se for ficar apenas um dia, vá direto à Praia do Anjos e entre num passeio de barco para conhecer tudo de uma vez só e ser feliz. Os passeios duram entre 3 e 4 horas e obedecem a um roteiro básico: Praia do Farol, Prainhas do Pontal do Atalaia, Gruta Azul e Praia do Forno com paradas para banho no mar e nas praias.

3 DIAS: Faça o passeio de barco no primeiro dia para conhecer tudo e escolher sua praia preferida. Tire um dia ou dois para curtir uma das praias tranquilamente e fazer uma trilha. Escolha um dia para fazer um batismo de mergulho.

5 DIAS: Faça o passeio de barco no primeiro dia para conhecer tudo e escolher suas praias preferidas. Faça dois dias de praias e trilhas. Eleja um dia para fazer mergulho. Faça um bate-volta para conhecer Búzios.

1 SEMANA: Faça o passeio de barco no primeiro dia para reconhecer tudo e escolher sua praia preferida. Contrate um batismo de mergulho. Explore as praias, da região e suas trilhas. Presenteie-se com um dia sem fazer nada em sua praia favorita. Faça bate-e-volta para conhecer Búzios e sua vida noturna. Dê um pulo até a Rua dos Biquínis em Cabo Frio.

Quando ir a Arrail do Cabo

Dá para visitar Arraial do Cabo o ano todo. Mas é bom observar as características de cada época.

No verão, Ano Novo, Carnaval e feriados prolongados: a cidade e a região podem lotar. O movimento nas estradas para a Região dos Lagos fica intenso e chance de engarrafamento nas estradas é grande. Nessa época fica mais difícil encontrar hospedagem, mas muitas pessoas se hospedam em Cabo Frio onde a oferta é maior, e vão a Arraial do Cabo a passeio.

Após o verão: a partir do outono, principalmente entre abril e maio, tudo fica mais vazio e as temperaturas continuam boas.

No inverno: as temperaturas ficam mais amenas e pode haver instabilidade no clima, mas nada que impeça uma boa viagem. Fora das férias escolares, algumas pousadas podem oferecer descontos.

Após o inverno: a cidade fica mais vazia, mas as temperaturas continuam boas.

Informações ao Turista

Compras

Arraial do Cabo não tem uma área urbana badalada como acontece em Búzios e Cabo Frio. Não é um destino de compras, mas o comércio atende muito bem a quem precisar de utilidades em supermercados e farmácias, e lojas para quem quiser levar um artesanato da região para casa. Se quiser fazer compras, Cabo Frio tem a famosa Rua dos Biquínis para encontrar moda praia, e Búzios tem suas vitrines de grife e artesanato.

Comida

Os restaurantes são simples, mas bons e oferecem, em maior parte, frutos do mar fresquinhos. Normalmente os pratos servem duas pessoas.

Hospedagem em Arraial do Cabo

Ficar hospedado perto da Praia dos Anjos, de onde saem os barcos, é uma boa ideia.  A maior parte das pousadas são simples. Consulte o site www.booking.com e verá uma boa oferta de casas e apartamentos para alugar.  Como opções de hospedagem econômica, Arraial do Cabo conta com albergues como o Books Rehab Hostel, Hostel Villas Boas e Hostel Vila Praiana. Mas, não se esqueça que estara ao lado de Cabo Frio que tem grande oferta de pousadas e apartamentos de temporada para aluguel, mas é bom observar que durante a pandemia podem existir restrições ou exigências para entrada em Arraial do Cabo como apresentar reserva de acomodação na cidade.

O que levar a Arraial

Em Arraial do Cabo há aluguel de equipamento para mergulho, mas se você tem seu próprio kit com máscara, snorkel, nadadeiras e câmera, vai ter oportunidade de usá-los nos passeios de barco e em quase todas as praias. 

PREÇOS (Pesquisa aproximada, não exata)

PASSEIO DE BARCO
Cerca de R$ 100 por pessoa

BARCO-TÁXI
Entre R$ 10 e R$ 15 por pessoa + taxa de embarque de R$ 2

TÁXI
Corrida dentro da cidade cerca de R$ 18

MERGULHO DE CILINDRO
Cerca de R$ 300 por pessoa

UMA REFEIÇÃO
Cerca de R$ 60 um prato para duas pessoas

ÔNIBUS RIO DE JANEIRO-ARRAIAL DO CABO
Cerca de R$ 70,00

ÔNIBUS CABO FRIO-ARRAIAL DO CABO
Cerca de R$ 5,00

HOSPEDAGEM FORA DE ALTA TEMPORADA

Cerca R$ 70 por pessoa em hostels ou pousadas econômicas.
De cerca de R$ 150 a R$ 250 em hospedagens intermediárias em quarto duplo.

*Pandemia (não consegui confirmar)

Durante a pandemia, visitantes precisam apresentar reserva de hospedagem na barreira de entrada da cidade. Restaurantes, bares e passeios de barco estão funcionando com distanciamento e cuidados.

Praias e algumas trilhas estão liberadas com distanciamento físico. Em algumas praias, carros particulares não podem entrar.

O quanto foi útil este post?

Clique em uma estrela para avaliar!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Profissional de marketing que adora viajar pela america latina. Gosto de escrever sobre os lugares que viajei e tecnologias novas.