Conheça a charmosa Paranapiacaba

Paranapiacaba, a vila inglesa que fica perto de São Paulo, Paranapiacaba é a única vila ferroviária de estilo inglês que ainda está bem conservada no Brasil, a vila existe devido a  imigrancia dos ingleses na época, com sua origem em 1860 com construções da estrada de ferro São Paulo Railway, que antigamente ligava Jundiai ao Porto de Santos, lá mesmo em Paranapiacaba que os ingleses trabalhavam e viviam no século XIX.

Como chegar em Paranapiacaba?

Para quem vai de carro, é só seguir pela Via Anchieta em direção a Riacho Grande. Em seguida, pegue a rodovia SP-148 em direção a Ribeirão Pires e siga as placas até o local.

Se você está em San André, a melhor opção para você é pegar o ônibus já que tem caminho direto para Paranapiacaba. Basta pegar o ônibus número 40 da Viação Ribeirão Pires no terminal de ônibus.

Você tem também a opção de pegar o trem que é da época de 1950 e é bem charmoso e bastante disputado, já que faz a viagem até Paranapiacaba ser amável. o trem tem um trajeto que dura 1 hora e 30 minutos. O horário que o trem começa a circular é às 8h30, e o horário em que para de circular é às 16h30.

O que fazer em Paranapiacaba

O Museu Castelinho

Esse museu mostra bastante de como é a arquitetura da época em que os ingleses viviam no Brasil, o museu foi construído em 1897 e vale muito a pena a visita, de lá do museu dá para ter a vista de toda a VIla de Paranapiacaba, isso era usado de forma estratégica antigamente para o engenheiro conseguir fiscalizar tudo que estava sendo tanto no pátio ferroviário tanto na vila de Paranapiacaba.

As Trilhas de Paranapiacaba

A Vila Paranapiacaba tem tanta beleza natural, imersão na natureza e mais um monte de coisa que faz ela ser uma atração para turistas com sede de aventura. Mas o que faz a Vila Paranapiacaba ser tão explorada  é porque Paranapiacaba é o lugar ideal para quem quer entrar na mata e fazer caminhadas, Não acredita? Se liga no tanto de trilhas que são possíveis fazer em Paranapiacaba:

  • Primeiro tem a Caminhada da Hortênsia, que é uma caminhada muito curta, com apenas 325 metros de comprimento. Como o nome sugere, você passa por belas plantações de hortênsias, essa caminhada dura cerca de meia hora.
  • Depois tem a Trilha dos Gravatás, que é outra trilha com apenas 389 metros de extensão e sombreada por grandes copas de árvores.
  • Há também a Trilha da Pontinha, com apenas 1km de extensão e  o mais legal dela é que é indicada para inexperientes, muito bacana para você fazer com a família e as crianças.. Você pode percorrê-la em cerca de uma hora, é considerada de baixa dificuldade e ainda vai te dar uma outra surpresa, quando se passa por essa trilha você também encontra com as  piscinas naturais formadas pelo Rio Grande!
  •  A Trilha do Mirante é a mais difícil de todas de percorrer, com 1.185 metros de estrada coberta de paralelepípedos íngremes. Mas, por outro lado, de lá você pode ver Cubatão inteirinho.

A Gastronomia de Paranapiacaba

A vila de Paranapiacaba tem uma boa cena gastronômica, principalmente pelos pratos locais, por exemplo, muitos são feitos com Cambuci, que é uma fruta bastante rara que se encontra em extinção. Que tal experimentar sabores diferentes?

Que tal experimentar pratos familiares, mas agora com um pouco de sabor Cambuci, como entrecosto, frango caipira, pudim, tapioca e a famosa cachaça do Cambuci?

Em Paranapiacaba você encontrará vários restaurantes, bares e lanchonetes, como o Cantinho do Beija Flor, onde a comida é preparada no fogão a lenha, ficou interessado? então saca essa lista com os 5 restaurantes/bares mais bem falados de Paranapiacaba e que valem bastante a pena você conferir, dá uma olhada:

 Pousada Shamballah

Essa pousada é a mais famosa/hospedada quando as pessoas vão visitar Paranapiacaba, na pousada tem uma decoração da época e a pousada é bem localizada, ficando a 800 metros da Trilha de Poço das Moças, e 5 minutos de distância do Largo dos Padeiros.

Ainda tem Duvida? Assista o video do canal “Traços do Mundo”