Turismo nas capitais brasileiras: Conheça Aracaju!
Aracaju, terra da festa junina
O Brasil é um país de grande território, considerado o quinto maior país do mundo! Todo esse tamanho compõe os 27 estados, cada um com suas capitais. Para você que deseja realizar viagens pelo país, as capitais são um ótimo destino!
As capitais dos estados possuem ótima infraestrutura e muitas opções de lazer. Por isso, se deseja conhecera diversidade de culturas do Brasil, você poderá começar por suas capitais. Hoje, recomendamos a cidade de Aracaju! Se desejar saber mais sobre essa cidade, siga nossas dicas aqui!
Historia de Aracaju
Logo após o descobrimento do Brasil, em 1500, algumas áreas da nova colônia de Portugal encontravam-se em estado de guerra devido às divergências culturais entre índios, negros escravos e os invasores de outros países da Europa. A necessidade de conquistar a faixa territorial que hoje compreende o Estado de Sergipe e acabar com as brigas entre índios, franceses e negros, que não aceitavam o domínio português, era de extrema urgência para o trono.
O local onde hoje se encontra o município de Aracaju era a residência oficial cacique Serigy, que, segundo Clodomir Silva no ‘Álbum de Sergipe’, de 1922, dominava desde as margens do rio Sergipe até as margens do rio Vaza-Barris. Em 1590, Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique Serigy e de seu irmão Siriri, matando e derrotando os índios. Assim, no dia 1 de janeiro de 1590, Cristóvão Barros fundou a cidade de São Cristóvão (mais tarde capital da província) junto à foz do Rio Sergipe e definiu a Capitania de Sergipe.
Como cidade projetada, Aracaju nasceu em 1855 por necessidades econômicas. Uma assembléia elevou o povoado de Santo Antônio do Aracaju à categoria de cidade e a transformou em capital, em lugar de São Cristóvão, antiga sede da Província de Sergipe Del Rey. A transferência se deu por iniciativa do presidente da Província, Inácio Barbosa, e do barão do Maruim Provincial. A pequena São Cristóvão não mais oferecia condições para ser sede administrativa e a pressão econômica do Vale do Cotinguiba – maior região produtora de açúcar – exigia a mudança. Era preciso urgentemente a criação de um porto que garantisse a escoação da produção.
Somente em 1865, a capital se firmou. Era o término de uma década de lutas contra uma série de adversidades políticas, sociais e estruturais. A partir dessa data, ocorre um novo ciclo de desenvolvimento, que dura até os primeiros e agitados anos após a proclamação da República. Em 1884, surge a primeira fábrica de tecidos, marcando o início do desenvolvimento industrial. Em junho de 1886, Aracaju tinha uma população de 1.484 habitantes e já havia a imprensa oficial, além de algumas linhas de barco para o interior.
Em 1900, inicia-se a pavimentação com pedras regulares e são executadas obras de embelezamento e saneamento. As principais capitais do país sofriam reformas para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Aracaju – que já nasceu na vanguarda – acompanhava o movimento nacional e, em 1908, é inaugurado o serviço de água encanada, um luxo para a época. Em 1914 é a vez dos esgotos sanitários e no mesmo ano chega a estrada de ferro.
Seu nome é de origem tupi, e, segundo estudiosos da língua indígena, significa cajueiro dos papagaios.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Aracaju, pela Lei Provincial n.º 473, de 28-03-1837.
Elevado à categoria de município e capital do estado de Sergipe, pela Lei Provincial n.º 473, de 17-03-1855. Sede no atual distrito de Aracaju. Constituído do distrito sede.
Pela Lei Municipal n.º 84, de 27-01-1903, são criados os distritos de Barra dos Coqueiros e Porto Grande e anexado ao município de Aracaju.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 3 distritos: Aracaju e Barra dos Coqueiros e Porto Grande.
Assim permanecendo nos quadros do recenseamento geral de 1-1X-1920.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 2 distritos: Aracaju e Barra dos Coqueiros. Não figurando o distrito de Porto Grande.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Pela Lei Estadual n.º 525-A, de 25-11-1953, desmembra do município de Aracaju o distrito de Barra dos Coqueiros. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: Aracaju (SE). Prefeitura. Acesso em: jan. 2014
O que fazer na capital sergipana?
A cidade de Aracaju é a capital do estado de Sergipe, e está localizado na região nordeste do país! Assim, é uma cidade de clima quente durante boa parte do ano! Além disso, é uma cidade da costa então, oferece diversas opções de praias para o descanso de todos. É uma ótima viagem para colocar os pés na areia e aproveitar o mar!
Das opções de praia, recomendamos a Praia da Atalaia. Ela é uma das com melhor infraestrutura da cidade. Assim, você poderá estar próximo a uma bonita orla, bem organizada e limpa, com ciclovia e ambientes para crianças! Outras opções de praias que devem estar no seu destino são: Praia do Saco e Mangue Seco
Você também poderá se aventurar e curtir muito o carnaval em Aracaju! Como boa capital nordestina, a cidade se enche nessa época do ano. É possível encontrar muitos blocos e micaretas que animam jovens, casais e até mesmo famílias!
Além disso, a cidade ainda oferece opções de turismo à beira de rios. Isso porque a cidade possui dois grandes rio: O rio Sergipe e o Vaza-Barris. Assim, se você quer conhecer mais de perto essas belezas naturais, recomendamos a região de Pacatuba. Ela é a entrada do pantanal sergipano. Assim, oferece outro tipo de turismo e vale a pena a visita q quem está de viagem pela região!
Outra opção de turismo que chama a atenção na cidade é a base do Projeto Tamar. Assim, na cidade você poderá conhecer mais de perto projetos de proteção à vida marinha, e ver tartarugas em seu habitat natural! Essa base do projeto está localizada ao norte da cidade, na praia do Pirambu!
Curiosidades Aracaju
A cidade é bem movimentada durante todos os meses do ano, mas atenção à época de chuvas! É bom evitar visitar a cidade entre os meses de Abril e Julho. Essa dica é válida para quem quer aproveitar as praias. Inclusive, a viagem no carnaval é uma ótima escolha!
Mas, caso você queira curtir o que a cidade tem de patrimônio cultural, essa dica se inverte! Isso porque Aracaju é famosa por suas festas juninas! E essas festas ocorrem justamente próximas ao período de chuvas. Então, se quiser aprender a dançar forró e a se aventurar na cidade mais animada em festejos juninos, junho e julho são os melhores meses!
Depois dessa dicas, basta escolher o período de viagem, organizar seu calendário e fazer as malas!
Como chegar em Aracaju?
A cidade de Aracaju possui aeroporto com voos nacionais de diversas outras capitais do país. Assim, chegar na cidade de avião é uma boa pedida! Além disso, há opções de ônibus turísticos também com destino a cidade. Inclusive, é possível encontrar excursões com passeios inclusos para quem deseja viajar com amigos!
Outra opção é a viagem de carro. Essa é uma ótima pedida principalmente para aqueles que viajam em família! Isso porque se você estiver de carro pela cidade poderá visitar todos os pontos turísticos sem problemas! O aluguel de carros também é recomendado para esse tipo de turismo na cidade, mas é importante notar que o valor pode ser diferente daquele de outras capitais, como Maceió e Salvador!