Conhecendo Porto Alegre por quatro atrações.
Quando se pensa em uma viagem para o Rio Grande do Sul, todo mundo acaba lembrando das serras gaúchas, do frio, de Gramado e Canela, mas o que vale a pena conhecer – e muito – é a capital Porto Alegre.
A cidade tem muita coisa legal para oferecer e seus principais pontos turísticos estão bem perto do centro, fazendo com que o passeio de um dia seja o suficiente para conhecer os principais lugares. Veja.
- Chalé da praça XV e Marcado público: O chalé da praça XV, lugar sensacional de Porto Alegre, foi inaugurado em 1885. O local em si contém muita história, desde como começou vendendo sorvetes até se tornar referência de bar e restaurante no centro da cidade. Em frente do chalé, tem o mercado público que foi inaugurado em 1869 e conta, atualmente, com 90 estabelecimentos comerciais. Além de restaurantes, tem várias bancas que vendem frutas, verdura, pescados, iguarias, enfim, coisas a granel de forma geral. Uma curiosidade é que várias bancas no mercado passaram a adotar os números como nome e hoje possuem até filiais em outros locais da cidade.
- A Praça da Alfândega: Nesse local, estão concentrados os 3 principais museus da cidade. O Santander Cultural, o Memorial do Rio Grande do Sul e o MARGS – Museu de arte do Rio Grande do Sul. No Santander Cultural, é bacana comentar, que além das mostras de arte, ainda sempre tem diferentes eventos culturais, tem um cinema com filmes de fora e do circuito de Hollywood, tendo assim mostras de cinema temáticas de vários outros países. No Memorial do Rio Grande do Sul, é onde se tem toda história do estado, mostrando roupas típicas, detalhes da vida de antigamente e obras de arte da época e algumas curiosidades bem bacanas; já no MARGS são obras de artes fixas que tem sempre exibições temporárias. Vale dizer que todos os museus têm entrada gratuita.
- Praça da matriz e casa de Cultura Mário Quintana: A praça da Matriz, na verdade é a praça Marechal Deodoro, ela tem esse nome por causa da Igreja Matriz da cidade que é a catedral. Ao redor estão localizados o teatro São Pedro, que é um teatro lindo, mas não tem como fazer visitação fora de horário de espetáculo; o Palácio Piratini, que é a sede do governo do estado, e é conhecida como ponto de encontro de protestos e manifestações políticas na cidade. Outro local imperdível para quem conhece o centro de Porto Alegre, é a Casa de Cultura Mário Quintana. Antigo hotel Majestic, é muito famoso e leva esse nome em homenagem a Mário Quintana, que morou no local de 1968 a 1980. Hoje, o centro cultural costuma ter várias mostras de arte, atividades culturais e conta com um pequeno acervo do grande poeta brasileiro. No último andar da casa, tem um bar/restaurante/café que possui uma vista muito linda da cidade e fica perfeita nos entardeceres.
- Orla do Guaíba e Usina do Gasômetro: O centro cultural da usina do gasômetro, como o próprio nome já confirma, foi uma usina termoelétrica durante muitos anos, de 1928 a 1974, virando centro cultural em 1991. Margeado pelo Rio Guaíba, a orla é palco de prática de esportes pelos moradores locais, além de contar com bares e atrações que fazem com que a noite porto alegrense seja agitada e bem animada.
Porto Alegre é uma cidade incrível e bem boêmia, sendo indispensável uma visitação quando se for conhecer o sul do país. Ao contrário de que muitos imaginam, a cidade não é somente frio e quando os dias são de calor, torna-se um ambiente totalmente favorável a passeios e outros atrativos.