El Trapiche: Paraíso de calmaria na Argentina.
Um paraíso na parte central da Argentina, mas que ainda é muito inexplorado por turistas, tantos os próprios argentinos, como os de outros países, porém com guia local, é possível se encantar com as maravilhas que existem por lá. Conheça agora o povoado de El Trapiche, no departamento de San Luis.
Conhecendo El Trapiche e sua história.
El Trapiche é um povoado, situado à 39 km a nordeste da capital de San Luis. A cidade vem ganhando muitos destaques na área do turismo argentino, pois está rodeado de natureza, simplicidade e paz, essência para quem busca um descanso da vida corrida ou apenas desacelerar. Confira algumas curiosidades do local, alguns passeio para se fazer e um pouco da história.
Atrações que devem ser visitadas na cidade.
Visita a Paso del Rey
A melhor maneira de começar uma viagem, é conhecer um pouco mais da história local e o que ela pode oferecer em relação à informações e curiosidades. Paso del Rey que é uma cidade minimalista, uma área rural mínima, que tem casinhas bem simples que faz tudo parecer um filme de velho oeste.
Possui como grande destaque, a Igreja de Paso del Rey, que foi uma capela construída no final do século XVII, aproximadamente 1690 e está inteira, sendo o destaque de turismo no pequeno vilarejo.
Tour da Usina
O tour da usina começa de uma maneira espetacular. A caminho da usina, onde se conhece um pouco melhor a história e até o do porquê nome da cidade de El Trapiche, a primeira coisa que se vê é o Rio Grande, que tem uma vazão de água espetacular; e o que se recomenda é contornar o dique da Flórida, acompanhando toda a extensão do rio, que misturado com a cor turquesa da água, também é completado por um cenário de pequenas casas de madeira.
Ao chegar na usina, vale o fato de estar presente em um lugar histórico, que acaba por contar o desenvolvimento da cidade por si só.
A história da usina e do moinho, se deu na antiguidade, onde a cidade se desenvolvia através da relação da extração de minérios e moinhos. Com uma grande quantidade de ouro extraído do local, grandes barões da época, foram estabelecendo fábricas de moinho, que funcionavam a partir do forte fluxo do Rio Grande, daí o nome de El Trapiche.
Passeio pelas 7 gavetas
O passeio recebe esse nome, por ser um lugar extremamente paradisíaco onde se encontram 7 lagoas. Estão localizados um pouco afastada da região principal da cidade, mas é fundamental ir conhecê-las. Trata-se de 7 poços, ou pequenas lagoas – uma mais bonito do que o outra – onde é possível admirar a natureza com toda sua perfeição e tranquilidade.
Além do complexo ficar a poucos metros de distância do Rio Grande, pode ser executada um retorno desse passeio das 7 chaves, bordeando o rio e ir parando nos grandes pontos de natureza para admirar um pouco mais.
Mirante de El Trapiche
Tudo relacionado ao turismo na cidade está de alguma forma atrelado com o grande rio e isso não poderia ser diferente. O mirante de El Trapiche, fornece um lindo cenário de pôr do sol, ao fundo do rio, em que é possível admira-lo, na água de tom esverdeado, quase como um reflexo.
Outras coisas que se pode fazer em El trapiche são passeios sem custos, como banhar-se no rio ou até mesmo praticar esportes aquáticos, mas isso implica em usar os seus próprios elementos, equipamentos e ferramentas, porém vale muito a pena também.
Por ser uma cidade, tradicionalmente, conhecida por seus moradores, uma dica muito válida é arrumar um guia local para poder acompanhar os passeios durante o dia.