Projeto Ilhas do Rio: Conheça as ilhas inabitadas do RJ!
O Rio de Janeiro possui uma curiosa formação geográfica, contemplando montanhas, lagos, rios, baías e também muitas ilhas! Dentre as ilhas, há ainda muito o que se descobrir sobre algumas ilhas ainda poucas conhecidas!
Com a proposta de defender a biodiversidade, o arquipélago das Ilhas Cagarras, localizado próximo à costa da cidade do Rio de Janeiro, tornou-se um Monumento Natural! Graças a esse status, desenvolveu-se a partir de 2011 os projeto Ilhas do Rio, com o intuito
Sobre o Projeto Ilhas do Rio
Depois de observada uma falta de informações e de estudos sobre a biodiversidade da fauna e da flora do Arquipelago das Ilhas Cagarras, foi lançado o Projeto Ilhas do Rio com a intenção de unir organizações da sociedade civil, ONGs e outras instituições de pesquisa para um levantamento de informações essenciais para a gestão da até então primeira Unidade de Conservação Marinha de Proteção Integral do Rio de Janeiro!
O Projeto é realizado pelo Instituto Mar Adentro e, considera ainda a coordenadoria e a participação da WWF, do Museu Nacional da UFRJ e do ICMBid.
Saiba mais sobre cada uma das Ilhas
Ilhas Cagarras
Todo o conjunto de Ilhas Cagarras forma o Arquiélago das Cagarras e, inclui a Ilha Cagarra, Ilha Comprida, Ilha das Palmas, Ilha Filhote da Cagarra, a Laje Matias e a Laje Praça Onze! As margens das ilhas recebem barcos que fundeiam para admirar a vista em nome do lazer e da prática de esportes.
A ilha que dá nome ao arquipélago é facilmente observada e admirada por moradores e turistas do Rio de Janeiro.
A ilha possui uma grande costa como marca registrada de sua formação e, é o habitat de diversos jatobás! A Ilha Filhote da Cagarra é ainda uma pequena formação próxima a esta e que possui uma formação pequena e sem muita vegetação.
Ilha das Palmas
A ilha das Palmas é facilmente observada desde a Praia de Ipanema e, como o nome sugere, possui grande quantidade de palmeiras! Na ilha há um pequeno farol automático e poucos outros atrativos.
A Ilha Comprida
Esta ilha, graças a sua formação, é usada por navegantes que desejam proteger-se das ondas em dias de mar agitado e de ventos fortes. É historicamente ocupada por pescadores em acampamentos de temporadas
Ilha Redonda
Esta é a maior ilha do conjunto em altura e, sua formação fornece o abrigo de muitas espécies como tartarugas, peixes e aves como as fragatas e os jatobás.
Outras Ilhas
A região possui ainda outras ilhas próximas ao arquipélago, conhecidas como Ilhas do Entorno. Estas incluem as Ilhas Tijucas, Ilhas Maricás, Ilhas Cotunduba e a Ilha Rasa.
Como curiosidade, a Ilha Rasa possui proteção da Marinha do Brasil e, abriga um grande farol histórico. Por esta razão, sua porção não foi reunida junto ao projeto de Monumento Natural das Cagarras como as demais ilhas.
As Ilhas Tijuca são formadas pelas Ilhas do Meio, Alfavaca e Pontuda. Todas estas, juntamente com a Ilha Cotunduba e Ilhas Maricás não possuem contato com a civilização e, estão sob o domínio da Marinha.
Todas as ilhas não são abertas para visitação mas, desde o Mirante do Leblon e, no Mirante da Air France, acima do trecho do calçadão do Mirante do Leblon, é possível avistar o agrupamento de ilhas ao fundo!
Para os que possam realizar passeios de barcos na região, é possível admirar de perto as belezas naturais desta porção do Rio de Janeiro ainda pouco desbravada!
Espera-se que nos próximos anos, com a aprovação de leis e projetos de pesquisa sobre a região seja possível descobrir mais sobre a fauna e a flora da porção marítima do Rio de Janeiro!