Dica de turismo no Peru: Conheça Millpu!
Para os que desejam encontrar paraísos naturais, a América Latina é certamente um dos melhore destino para se viajar! Além disso, a maioria dos países vizinhos oferece um bom custo benefício para brasileiros que desejam realizar uma boa conversão de câmbio e aproveitar para conhecer lugares inesquecíveis gastando menos!
E dentre todas razões para conhecer outros países e culturas, destacamos aqui o Peru e em especial, a região de Millpu!
Assim, se você deseja saber um pouco mais sobre as belezas naturais da região, a dica é acompanhar nosso texto e se encantar com as belezas da região!
As piscinas naturais de Millpu
Para quem deseja desbravar uma região ainda pouco conhecida, as piscinas naturais de Millpu são um destino perfeito! Millpu é ainda também o nome de uma montanha no Peru mas, não se confunda!
Para chegar às piscinas naturais de Milpu é necessário alcançar o povoado de Circamarca que pertence ao distrito de Huancaraylla.
As piscinas naturais são fruto de águas glaciais provenientes das montanhas dos Andes presentes na região. A formação geográfica criou uma série de poços arredondados que formam exuberantes piscinas naturais!
Aos viajantes que desejam conhecer a região, é possível desbravar as piscinas em uma caminhada em uma região de vila que até pouco tempo não permitia a entrada de pessoas de fora no local.
Desde a abertura das piscinas de Millpu para visitação, paga-se uma pequena taxa de visitação. A visita às piscinas inclui uma caminhada de meia hora entre as montanhas.
Apesar de ser uma caminhada leve, a altitude demanda um grande esforço e resistência pois é necessário manter o fôlego. O topo da subida está a cerca de 3.500 metros de altura!
Mas o trajeto inclui algumas piscinas e mirantes, o que faz com que todo o percurso seja muito bem aproveitado pelos visitantes! Para os mais corajosos, alguns pontos durante a caminhada e mesmo no topo é possível descer com segurança à piscina.
As águas em um tom de azul turquesa são o maior atrativo e fazem com que toda a paisagem pareça uma pintura! Apesar da beleza, as águas são pouco convidativas pois por serem de origem glacial acabam sendo bem frias!
Algumas dicas para quem deseja saber mais sobre as piscinas naturais de Millpu no Peru.
Além de toda a caminhada e das belezas naturais, os visitantes poderão ainda aproveitar para saborear a truta, prato típico da comunidade local. Sendo um prato fresco e um clássico da região, não deixe de experimentar!
Outra curiosidade, para o povo Quechua, a palavra Millpu significa “engolir/tragar” e, segundo a lenda, a região é na verdade a garganta do diabo. Por razão dessa história, a beleza do lugar por muito tempo esteve fechada e, afastava as pessoas!
Como chegar a Millpu?
A principal rota para esta viagem começa em Lima, capital do Peru. Desde a cidade é possível realizar uma conexão em avião na cidade de Ayacucho mas, o trajeto pode ser feito também em equipes de tours de viação terrestre. Para tanto, desde de Ayacucho ainda é necessário realizar um curto trajeto até a cidade de Huancapi de ali, até o povoado de Circamarca, onde estão as piscinas naturais.
A dica é contar com agências de viagens do Peru que conhecerão melhor o destino e que poderão fazer os trajetos desde Ayacucho em vans particulares.
Mas, se você preferir, é possível chegar e conseguir alugar carros e seguir na estrada que é asfaltada na maior parte e bem sinalizada. Além disso, se possível, opte por viajar nos meses de maio a dezembro, pois é época de seca da região.
Assim, você evitará dias de tempo fechado e, poderá apreciar as águas em tons ainda mais azulados!