Ilha de Martinica – 19 locais incríveis da ilha caribenha!
A ilha de Martinica é uma ilha vulcânica caracterizada por cachoeiras, riachos, montanhas e extensões intermináveis de areia branca, banhada por um mar turquesa. Pertence às Pequenas Antilhas Francesas e foi batizada com este nome por Colombo, que quis dedicar este lugar a San Martino.
No entanto, seus habitantes, em sua maioria de origens indígenas caribenhas, a chamam de “Madinina”, que significa ilha das flores, devido à presença da natureza exuberante. Nesse guia você vai saber onde fica, qual a melhor época para ir e quais locais visitar na ilha de Martinica. Monte seu roteiro conosco, vamos lá!
Onde fica a ilha de Martinica?
A ilha de Martinica pertence às Ilhas de Barlavento ou Pequenas Antilhas. De origem vulcânica, com um vulcão de 1.397m de altura que entrou em erupção em 1902 destruindo a antiga capital de Saint Pierre, é banhada a leste pelo oceano Atlântico e a oeste pelo mar do Caribe.
Qual a melhor época para visitar a ilha de Martinica?
- Clima: tropical, quente e úmido o ano todo com uma estação um pouco mais fria e menos chuvosa de janeiro a meados de abril chamada, na qual sopram os ventos do nordeste, e uma estação úmida e chuvosa de meados de junho a meados de novembro. A água do mar tem uma temperatura mais ou menos constante que fica entre 27°C e 29°C;
- Melhor período para visitar a ilha de Martinica: de novembro a meados de junho, de preferência de fevereiro a abril, período menos chuvoso do ano;
- Pior período para visitar a ilha de Martinica: de julho a novembro, o período mais quente e chuvoso com possibilidade de tempestades tropicais típicas da região caribenha.
Principais locais da ilha de Martinica
1. São Pedro
Antiga capital da ilha de Martinica até 1902, quando foi destruída pela erupção do vulcão, é uma das cidades mais importantes da ilha. Também chamada de “Paris do Caribe”, hoje é um centro moderno onde, ao lado das lojas e ruas turísticas, é possível passear por entre as fascinantes ruínas históricas.
2. Diamond Rock
Uma das principais atrações da ilha de Martinica, esta rocha recebe o nome de sua forma semelhante à da famosa pedra preciosa. É uma pequena ilha desabitada usada como fortaleza durante as guerras napoleônicas.
3. Jardin de Balata
Um dos mais belos jardins botânicos do mundo. Com plantas tropicais, lagos cheios de flores de lótus, também é um ponto de observação popular na ilha de Martinica, que recebe milhares de turistas anualmente para vislumbrar um local tão incrível como esse.
4. Grand Riviere
Pequena aldeia escondida nas falésias da costa da ilha de Martinica, é um local lindo e solitário com uma bela praia e excelentes peixes. Recebe menos turistas do que deveria, devido a falta de fama, mas acaba sendo um dos locais mais lindos de toda a ilha, intocado pelo homem.
5. Santa Ana
Característica cidade do sul da ilha de Martinica com vários pontos turísticos, é também um local muito agradável onde pode relaxar na praia de Les Salines, uma longa extensão de areia branca banhada por águas azul-turquesa, tons padrões de toda a região caribenha.
6. Route de la Trace
Estrada que vai de Fort de France a Morne Rouge, é uma rota antiga que atravessa uma densa floresta tropical da ilha de Martinica. Ao caminhar por ela, você estará fora do caos e das áreas turísticas da ilha e se sentirá como se fosse o único. Novamente, esse é mais um local intocado pelo homem.
7. Fort de France
Capital da ilha de Martinica e principal porto, está localizada na costa oeste da ilha. Aqui você pode visitar vários palácios e monumentos, alguns belos parques e museus. Ideal como base para explorar toda a ilha.
8. Carbet
Na parte noroeste da ilha de Martinica, é o local onde Cristóvão Colombo aparentemente desembarcou em junho de 1502 e o local onde Gauguin viveu quatro séculos depois. Não perca a variedade de bebidas, um naufrágio que recebe milhares de visitantes anualmente, jardins e algumas praias incríveis.
9. Caravelle
Fica no sul da ilha de Martinica, e se trata um terreno protegido onde é possível admirar uma grande variedade de paisagens que vão desde a savana ao manguezal. Aqui, os entusiastas do trekking também podem encontrar caminhos para percorrer e admirar a paisagem e as vistas magníficas.
As praias mais bonitas da ilha de Martinica
1. Anse Meunier ou Moustique, Sainte Anne
Praia longa e límpida banhada por um mar turquesa, ideal para nadar e relaxar, é um lugar sem restaurantes e bares, portanto é necessário ter água e comida com você, mas isso o torna um lugar menos movimentado.
Cercado por palmeiras que permitem que você se proteja do sol, é um pouco difícil de chegar, pois de onde você sai do carro é necessário caminhar cerca de 1 km em estrada de terra.
2. Grande Anse des Salines, Sainte Anne
Considerada uma das mais belas praias por sua extensão, possui mar calmo em tom turquesa e areia branca, em dias de vento se transforma no paraíso dos surfistas. Dividida em três partes:
- Grande Anse des Salines, a mais famosa de todas;
- Petite Anse des Salines para o oeste;
- E, a leste, a Grande Terre des Salines.
- Todos esses locais valem uma visita e você também encontra restaurantes, camelôs e bazares, para que não precise trazer sua própria comida.
3. Anse Trabaud, Sainte Anne
Praia caribenha de areia clara e um lindo mar turquesa, famosa por seu clima sereno e alegre, certamente não é a escolhida para quem quer ficar em silêncio e solidão. Devido a sua forma particular possui uma área de mar calmo e tranquilo, além de outra com ondas, portanto é perfeito tanto para quem quer nadar como para quem ama o surf.
4. Anse Figuier, Riviere Pilote
Praia de areia que desagua num mar cristalino, rodeada por coqueiros e a uma curta distância das aldeias de Sainte-Luce e Marin, Anse Figuier oferece aos turistas tranquilidade e cenários maravilhosos.
5. Gros Raisins, Sainte Luce
Linda praia da ilha de Martinica a poucos quilômetros de St. Luce, Gros Raisin é ideal para quem busca tranquilidade e sossego. Com coqueiros que dão sombra nas horas mais quentes, areia fofa e água turquesa, possui restaurantes e bares.
6. Pointe Faula, Le Vauclin
Esta longa praia caracterizada por areia imaculada e ondas, é também ideal para quem adora fazer belos passeios na areia ou para quem quer se dedicar ao windsurf.
Além disso, Pointe Faula é um lugar tranquilo e encantador com inúmeros coqueiros, ideal para quem quer relaxar à sombra. Também atrás da praia existem vários restaurantes e banquetes.
7. Anse Grosse Roche, Le Vauclin
Uma praia deserta e ainda longe dos turistas, Anse Grosse Roche oferece aos seus visitantes um dos lugares mais paradisíacos que eles já viram.
Caracterizado por areia branca, rodeado por rochas vulcânicas, possui uma particular cavidade em forma de coração que o torna um local romântico. Para chegar, é necessário caminhar por 15 minutos por uma esplêndida floresta que passa por Cap Macré.
8. Plage Sinai, Grand Riviere
No pé do Monte Pelee, ao norte da ilha de Martinica, fica a vila de Grand Riviere com a praia particular de Sinai. Caracterizada por sua areia negra vulcânica, está localizada em um local isolado onde se pode nadar e desfrutar de um espetacular pôr do sol.
9. Grand Anse du Diamant, Le Diamant
Outra praia muito famosa por sua beleza e acessibilidade é a Plage du Diamant, ideal para relaxar em sua areia fofa e branca e para longos banhos no mar do Caribe. Com mais de 3 km de extensão, com a rocha à frente e ladeada por coqueiros, também é utilizada para guarda-sóis e espreguiçadeiras e é possível praticar esportes como mergulho livre e surf.
10. Point du Bout
Praia localizada na pequena península de Les Trois Illets, com vista para a baía de Fort de France. É um conjunto de pequenas praias caracterizadas por areia branca, palmeiras e diversos atrativos turísticos. Ideal para relaxar, praticar esportes e admirar a vista.
- Leia também: Onde comprar toners baratos?
Bom, com esse guia incrível sobre a ilha de Martinica, fica ainda mais fácil preparar o seu roteiro de viagem, não é mesmo? Use nossas dicas, monte seu roteiro e faça suas malas, e por fim aproveite toda a beleza que a região caribenha tem a oferecer. Até a próxima!