Ilha de Guadalupe – Onde fica? O que fazer? Quando ir?

Ilha De Guadalupe
América Central,

Ilha de Guadalupe – Onde fica? O que fazer? Quando ir?

A ilha de Guadalupe é um arquipélago de origem vulcânica pertencente às “Pequenas Antilhas” e consiste em duas ilhas principais separadas uma da outra por um canal de 5km de comprimento e entre 50 e 200m de largura.

Vista de cima tem o formato de uma borboleta onde uma asa é representada pela ilha de Basse-Terre, mais montanhosa, com picos que ultrapassam os 1000 metros, cachoeiras e vulcões. A outra ala é Grande-Terre, plana e com extensas praias caribenhas.

A ilha de Guadalupe atrai todos os anos milhões de turistas que podem encontrar aqui longas extensões de areia, um mar cristalino, mas também caminhadas para chegar às zonas montanhosas. No conteúdo de hoje trouxemos todas as dicas que você precisa saber para seu roteiro de viagem até a ilha de Guadalupe, na América Central. Leia conosco!

Onde fica a ilha de Guadalupe?

Onde Fica A Ilha De Guadalupe
Onde fica a ilha de Guadalupe?

A ilha de Guadalupe, um departamento ultramarino francês, está localizada no Caribe e é totalmente banhada pelo Oceano Pacífico, localizada a 241 km da costa oeste da península de Baja California, no México, e 400 km a sudoeste da cidade de Ensenada, estado da Baja Califórnia. A poucos quilômetros de distância estão as pequenas ilhas de La Desirade, Marie Galante e Les Saintes.

Quando ir para a ilha de Guadalupe?

Quando Ir Para A Ilha De Guadalupe
Quando ir para a ilha de Guadalupe?
  • Clima: tropical, quente e úmido o ano todo, com estação seca de janeiro a meados de abril e estação chuvosa de meados de junho a meados de novembro. As chuvas variam em quantidade dependendo da região, mas seguem uma tendência bastante constante ao longo do ano na ilha de Guadalupe. A temperatura do mar fica entre 27°C e 29°C;
  • Melhor período para visitar a ilha de Guadalupe: de janeiro a março porque as chuvas são menos frequentes. Dezembro e abril também são meses bons, embora as chuvas ainda possam ser abundantes;
  • Pior período para visitar a ilha de Guadalupe: junho a novembro devido aos furacões.

O que visitar em Guadalupe?

Ilha de Guadalupe
O que visitar na ilha de Guadalupe?
  1. Parque Nacional da ilha de Guadalupe: na parte Basse-Terre, inclui 300 km de trilhas para caminhadas e o Vulcão La Soufriere (1467 m) e o Col de la Matelianec (1298 m);
  2. Cascade aux Ecrevisses: uma pequena cachoeira que deságua em um lago tranquilo onde é possível nadar. Está localizada na parte de Basse-Terre e pode ser facilmente alcançada em 10 minutos a pé;
  3. Vulcão La Soufriere: imerso na Reserva Natural da ilha de Guadalupe, ainda está ativo e é o pico mais alto das Pequenas Antilhas. Nas encostas existem piscinas de lama borbulhante e fontes termais. O caminho para chegar ao topo é de dificuldade média e leva cerca de 2 horas;
  4. Point des Chateaux: um istmo de extraordinária beleza localizado na parte oriental da Grande Terre. É uma faixa de areia batida pelo vento e pelas ondas onde é possível admirar formações rochosas semelhantes a castelos. Seguindo um caminho você chega a um ponto panorâmico de onde você pode admirar as ilhas de La Désirade, Petite Terre e Marie Galante;
  5. Reserva Natural Grand Cul-de-Sac Marin: é um ponto para ser visitado a bordo de um barco, para descobrir o lado selvagem da ilha de Guadalupe. É um emaranhado de florestas de mangue, recifes de coral, lagoas turquesa e pequenas ilhas onde você pode mergulhar entre tartarugas e peixes coloridos;
  6. Memorial ACTE: no município de Pointe-à-Pitre, é o local criado com o intuito de preservar a memória de todas as pessoas que sofreram a escravidão. Dentro das salas é possível descobrir a história através de vídeos, áudio-guias e documentos muito interessantes;
  7. Terre de Haut: no arquipélago de Les Santes, a 30 minutos de balsa de Basse Terre, é caracterizada por coloridas casas coloniais e ruas estreitas que sobem e descem. O miradouro é o Forte Napoleão que domina a ilha de Guadalupe;
  8. Cemitério da Morn em L’Eau: na Grande Terre, um local fora do comum que lembra um grande tabuleiro de xadrez pela presença de túmulos em preto e branco onde o mais antigo data de 1847. A época ideal para visitá-lo é na ocasião da festa dos mortos, quando milhares de velas são acesas durante a noite;
  9. Praias: não perca a Caravelle, a Plage de Bois-Jolan, a Plage du Bourg e Leroux. Nessas margens da ilha de Guadalupe as águas são cristalinas e turquesa e a cor da areia muda dando surpreendentes tons que vão do branco puro ao preto.

3 principais acomodações em Guadalupe

Agora que você já sabe onde fica, quando ir e conhece as principais atrações que a ilha de Guadalupe pode proporcionar em uma viagem incrível, separamos as 3 principais acomodações que você pode reservar caso esteja pensando em viajar até essa região caribenha. Leia conosco:

Hotel Saint-Georges

Ilha de Guadalupe
Hôtel Saint Georges

O Hotel Saint-Georges oferece restaurante, piscina ao ar livre, bar e jardim em Saint-Claude. A propriedade oferece recepção 24 horas, balcão de turismo e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. O estacionamento privativo gratuito está disponível, e o hotel também oferece aluguel de carros para você explorar a área circundante.

O hotel oferece quartos com ar-condicionado, mesa de trabalho, chaleira, frigobar, cofre, TV de tela plana, varanda térrea e banheiro privativo com chuveiro. Todos os quartos possuem guarda-roupa. O Hotel Saint-Georges oferece um terraço ao ar livre. Você pode jogar bilhar na acomodação.

Terre-de-Haut fica a 34 km do Hôtel Saint-Georges, enquanto Basse-Terre está a 6 km da propriedade. O Aeroporto Pointe-à-Pitre Le Raizet é o mais próximo, situado a 33 km do hotel, que pode providenciar serviço de transfer (aeroporto) por um custo adicional.

Les Gîtes de la Lézarde

Ilha de Guadalupe
Les Gîtes De La Lézarde

O Les Gîtes de la Lézarde oferece Wi-Fi gratuito em toda a propriedade e quartos com ar-condicionado em Vernou. Este hotel 3 estrelas oferece piscina ao ar livre.

Os quartos do hotel estão equipados com cafeteira. Les Gîtes de la Lézarde oferece algumas unidades com vista para a piscina, e cada quarto inclui um terraço. As unidades dispõem de guarda-roupa.

Le Gosier fica a 18 km da acomodação, enquanto Sainte-Anne está a 30 km de distância. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Guadalupe – Pôle Caraïbes, a 17 km do Les Gîtes de la Lézarde.

Le Rayon Vert

Ilha de Guadalupe
Le Rayon Vert

Situado no meio de um jardim natural na Ilha de Guadalupe, o Le Rayon Vert Hotel apresenta terraços para banhos de sol, uma banheira de hidromassagem e uma piscina exterior.

Os quartos estão decorados num estilo rústico e possuem uma televisão de ecrã plano por cabo, um mini-bar e um terraço privado com vistas para o Mar das Caraíbas. A casa de banho tem um secador de cabelo e produtos de higiene pessoal gratuitos.

O restaurante no local serve legumes e frutas frescas. O pequeno-almoço está incluído na tarifa do quarto.

O Le Rayon Vert disponibiliza instalações especialmente adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, uma biblioteca e uma área designada para fumadores. Os serviços de massagens também estão ao dispor no local. O acesso Wi-Fi é gratuito nas áreas públicas do hotel. O Aeroporto Internacional de Guadalupe fica a 45 km do hotel e Deshaies está a 5 km.

Esse foi o nosso guia completo de informações para sua viagem até a ilha de Guadalupe. Aproveite nossas dicas e informações e monte seu roteiro. Até a próxima!

O quanto foi útil este post?

Clique em uma estrela para avaliar!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

24 anos, formado em Educação física e pai. Nascido e criado em Santa Catarina. Paixões: Esportes ( Ex jogador de vôlei), praia e series.