Ecoturismo na Pedra do Elefante – Niterói/RJ
O Ecoturismo é uma ótima opção para aqueles que desejam realizar aventuras fora dos pontos de concentração urbana nas cidades. Assim, se você quer conhecer as belezas naturais de uma região, o ecoturismo pode ser uma ótima opção! Há diversas opções de lazer que combinam o respeito à natureza e a possibilidade de aproveitar vistas e experiências incríveis!
Hoje, separamos uma dica sobre a cidade de Niterói, a cidade irmã da capital Rio de Janeiro! As duas estão distantes poucos quilômetros e ambas oferecem opções turísticas em meio à natureza! Entre elas, a Pedra do Elefante será aqui o nosso destaque! Se desejar saber mais sobre essa opção de trilha, siga nossas dicas preparadas para você!
TRILHA DA PEDRA DO ELEFANTE
A trilha da Pedra do Elefante ou ainda, trilha do Alto Mourão, é uma trilha ainda pouco explorada na cidade! Ainda assim, as possibilidades de vistas incríveis a acesso às praias a tornam uma ótima opção turística! Ali será possível observar praias do município de Niterói e de Maricá! Além disso, é uma trilha de nível intermediário e curta, poderá ser acessível até mesmo para os menos aventureiros.
A trilha está localizada no Parque Estadual da Serra da Tiririca, sendo um local preservado e por isso encantador! A Pedra em seu cume tem cerca de 410 metros, o que faz com que a trilha do Costão de Itacoatiara pareça minúscula! Trata-se de uma escalda que inclui uma caminhada realizada em pausas, mas que vale a pena por toda a vista possível de ser admirada!
A Pedra do Elefante tem esse nome por aparentar a imagem do animal, quando vista desde Maricá ou desde a Praia de Itacoatiara. Além disso, por seu tamanho, ainda na época de descobrimento do Brasil, algumas embarcações portuguesas a confundiam com o Pão de Açúcar! Por algum tempo a pedra ficou conhecida como “falso Pão de Açúcar”!
COMO SE PREPRAR PARA A TRILHA DA PEDRA DO ELEFANTE?
Esta trilha para a Pedra do Elefante não exige grande preparo físico, mas requer muita atenção! É bom ter experiência com caminhadas que exigem escaladas. Ainda que não haja necessidade de equipamentos, é bom ter atenção! Além disso, é possível realizar a trilha sem guias, mas por questões de segurança essa não é a melhor opção. Apesar de bem sinalizada, há trechos que poderão confundir quem não conhece a rota ao cume, o que poderá causar problemas. Além disso, por questão de seguranças e, por haver risco de quedas, não vá sozinho!
Esta trilha possui um trecho curto e o percurso de ida e volta é de cerca de 4 km e poderá ser percorrido em aproximadamente três horas. Assim, recomendamos levar água e vestir roupas confortáveis, além deum tênis apropriado que não escorregue! Também pode ser interessante levar comida para um lanche ou piquenique ao topo do cume! Além disso, não deixe de registrar a vista com boas fotos!
COMO CHEGAR À TRILHA DA PEDRA DO ELEFANTE?
É possível chegar ao começo da trilha de ônibus municipal ou de carro. Atentamos apenas que há poucas vagas disponíveis aos pés do início da trilha. Há uma placa indicando a entrada no local. Você poderá chegar pelo mesmo transporte público municipal que leva ao trajeto da Trilha do Costão e Itacoatiara, tendo que saltar um ponto antes e caminhar a subida da rua.
Assim, busque pelo ônibus 38 no Terminal de Niterói ou, acesse o GPS com as referências do nome da trilha. Uma boa dica é usar o transporte de táxi ou outros aplicativos, caso tenha interesse de chegar mais rápido! Boa trilha!