VIAGENS RELIGIOSAS: Igreja São Francisco de Assis
A cidade de Belo Horizonte é a capital do Estado de Minas Gerais e também conhecida por organizar diversas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, como a A região da Pampulha reúne diversas obras do autor, como o Museu de Arte, a Casa do Baile, a Casa Kubitschek e a Igreja São Francisco de Assis. Assim, o Conjunto Moderno da Pampulha é um conjunto de edificações do arquiteto no início de sua carreira e é hoje Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Em destaque dentro de todo o conjunto, a Igreja de São Francisco de Assis é um destino perfeito aos admiradores da arquitetura, fiéis e turistas de todo o país! Se desejar saber mais sobre a Igreja, siga nossas dicas a aqui!
Igreja São Francisco de Assis
A Igreja de São Francisco de Assis foi inaugurada em 1943, sendo o último prédio do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e ser inaugurado. A obra idealizada por Oscar Niemeyer é um grande diferencial em termos de estrutura quando comparada aos estilos clássicos de igrejas. Inclusive, por seu estilo ousado e pela inclusão de artistas pagãos como Portinari, a igreja permaneceu fechada e proibida de realizar cultos por catorze anos.
Hoje, a igreja está entre os cartões postais de Belo Horizonte, recebe atividades religiosas e está aberta ao público. Além do conjunto arquitetônico que engloba a Igreja ser de proteção da UNESCO, a Igreja da Pampulha é ainda tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG e pela Gerência do Patrimônio Municipal.
A arte na Igreja São Francisco de Assis
Toda a obra da igreja reúne grandes nomes, desde sua arquitetura idealizada por Oscar Niemeyer até seus jardins assinados por Burle Marx. Além disso, seu interior e exterior comportando obras de Cândido Portinari. Assim, seu interior é repleto de obras de painéis de Portinari, representando a Via Crúcis. Já o seu exterior é trabalhado com pastilhas de cerâmica em tons de azul claro e branco que formam desenhos abstratos.
Além disso, sua estrutura em concreto armado impõe à construção um grande ar moderno em arcos parabólicos, abóbodas em fundamentos de plasticidade que caracterizam as obras de Niemeyer. Portanto, a Igreja de São Francisco de Assis em Belo Horizonte é uma visita imperdível à turistas e devotos. Todo o diferencial de sua estrutura e a preservação de obras vinculadas a sua arquitetura, painéis e jardins são uma oportunidade imperdível na capital mineira.
Trata-se de um passeio para todas as idades onde será possível aproveitar as obras artísticas à céu aberto, assim como observar obras que retratam a cultura religiosa católica. Inclusive, a iluminação do espaço na parte da noite é um grande diferencial que permite a visita aos espaços e jardins durante todos os horários.
Visitação à Igreja São Francisco de Assis
A Igreja de São Francisco de Assis na Pampulha é aberta à visitação de terça à sábado, das 09h às 17h. Aos domingos, é possível realizar a visitação de 11h às 14h. Além disso, os fiéis poderão acompanhar missas aos domingos, no horário das 10h00. Mais informações deveram ser buscadas sempre no site oficial da Arquidiocese de Belo Horizonte.