VIAGENS RELIGIOSAS: Igreja Matriz de Santo Antônio
As cidades do interior de Minas Gerais apresentam um reduto de igrejas católicas com estilo colonial da época do Ciclo de Ouro do Brasil. Devido a grande riqueza da região em minérios, principalmente de ouro. Por essa razão, as construções de igrejas de Tiradentes seguem um perfil de refinamento na ornamentação interior e de suas estátuas.
Dentre as igrejas que seguem este estilo e atraem turistas de todo o país para a cidade de Tiradentes, a Igreja de Santo Antonio é uma das pérolas da cidade. Deseja saber mais sobre este local religioso e suas características atrativas? Siga as dicas selecionadas abaixo!
A Igreja de Santo Antonio em Tiradentes
A cidade de Tiradentes por si só, atrai turistas de todo o país e do mundo devido ao seu estilo conservado em ruas de pedra, cachoeiras e outras atrações interioranas como a gastronomia mineira, muito apreciada por seus queijos e doces de leite.
Entretanto, um grande diferencial aos admiradores da história do país e da cultura religiosa são as igrejas que compõe um visual que retoma ao século XVIII. Dentre elas, a Igreja Matriz de Santo Antonio segue com diversas características clássicas das igrejas mineiras. E é por essa razão ela pode ser considerada uma visita importante aos turistas e devotos do santo padroeiro.
Documentos constam que a obra em referência à igreja estava por finalizada em 1732, sendo sua fachada remodelada no século XIX, com base no trabalho do famoso artista Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho. Para além de trabalhos do artista, a igreja ainda conta com relógios de torre e um relógio de sol, ambos datados do século XVIII.
Destaques da Igreja Matriz de Santo Antonio
O interior da igreja possui construções principais em seu altar ainda do ano de 1730, enquanto os altares laterais vieram posteriormente. O teto da nave principal é feito em madeira, no formato de caixotões e com desenhos que representam símbolos eucarísticos e episódios do Antigo Testamento.
Além disso, todo o interior da igreja é rico em detalhes, com quadros de molduras em ouro, além de painéis, teto e colunas pintadas em tons dourados. A igreja conta ainda com um órgão datado do ano de 1779 e de origem portuguesa. A construção apresenta uma riqueza material muito exuberante, e detalhes de trabalho acumulado por diversos artistas brasileiros e estrangeiros.
Além disso, conforme a cultura religiosa da época, a igreja possui túmulos de padres e sacerdotes enterrados abaixo dos tablados de madeira que compõe o chão da igreja. Da mesma forma, a parte exterior da igreja também conta com um cemitério, onde famílias importantes da região estão enterradas.
Visitação à Igreja de Santo Antonio em Tiradentes.
A igreja é aberta à visitação todos os dias, das 09h às 17h, com entrada cobrada. Ademais, de sexta à domingo é oferecido aos turistas e visitantes um espetáculo de som e luz às 20h, com valor cobrado. O espetáculo à parte conta a história da igreja matriz, curiosidades e informações a respeito dos artistas e dos santos ali expostos.
Os horários de missas estão disponíveis junto ao site oficial da paróquia. Importante notar que haverá sempre missas especiais no dia do padroeiro, 12 de junho. Além disso, a cidade de Tiradentes possui diversas outras que merecem uma visita. Mas, não se pode dizer que ao se visitar uma há visitado todas: A Igreja de Santo Antonio é um local que merece s visita dos turistas de todas as idades!