VIAGENS RELIGIOSAS: Catedral de Petrópolis
A cidade de Petrópolis é um ponto turístico clássico da região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Como foi uma cidade anteriormente sede da Família Real portuguesa, possui diversas construções da época da monarquie e do império, sendo uma cidade famosa por sua arquitetura e por atrair visitantes e turistas de todo o país. É um passeio que impressiona!
Para além dos museus e outros espaços, as igrejas também são destaque como pontos turísticos na cidade. De todas as igrejas a Catedral de São Pedro de Alcântara é a que mais se destaca em toda a cidade. Deseja saber mais informações a respeito desta fabulosa igreja? Siga nossas dicas abaixo para visitação à catedral.
A Catedral de São Pedro de Alcântara
A Catedral foi construída entre os anos de 1884 e 1969, totalizando quase um século de período de construção, iniciando-se no período da monarquia e seguindo no período da república. Ela foi idealizada pelo arquiteto baiano Francisco Caminhoá, cujo resultado da obra inspira-se na arquitetura das antigas catedrais francesas seguindo uma linha de estilo neogótico. Nesta Catedral estão guardados os restos mortais de D. Pedro II, D. Tereza Cristina, Princesa Isabel e seu marido Conde d’Eu, no mausoléu imperial. Trata-se de uma visita necessária aos visitantes da cidade serrana!
Além disso, em seu interior também é possível apreciar um importante órgão musical, instalado em 1937. Apesar de ser uma obra arquitetônica com construções datadas ainda no século XX, todo o estilo é remoto leva a um grande impressionismo aos visitantes. Por fim, sua localização próxima ao centro da cidade e aos principais museus torna a visita à cidade prática e segura!
Destaques na Catedral de Petrópolis
A igreja possui grandes cinco sinos e diversos vitrais muito bem trabalhados e que encantam visitantes, além de projetar reflexos coloridos no interior da igreja. Além dos restos mortais da família imperial, há estátuas destes e, no espaço da Capela Imperial estão ainda relíquias dos Santos Mártire, São Magno, Santa Aurélia e Santa Thecla. Assim, é possível observar a igreja em muitos detalhe e se encantar com sua história!
A Catedral de Petrópolis segue um estilo neogótico cuja igreja está construída em formato de cruz latina com transpeto, contando ainda com três naves. Esta grande construção possui 70 metros de altura, e é muito imponente no horizonte. Por essa altura, sua construção é avistada a grandes distancias e, sua homenagem à São Pedro de Alcântara é complementada com uma enorme estátua do patrono da catedral e da monarquia, que é o santo da cidade de Petrópolis.
Assim, trata-se de uma construção muito rica em simbolismo, com uma arquitetura destacada das demais construções da cidade e por fim, com uma concentração de figuras históricas. Nossa dica é que você poderá visitar a cidade nas celebrações de 19 de Outubro, dia do padroeiro da cidade e o santo homenageado na construção. É uma opção de destino tanto para curiosos e visitantes quanto para religiosos!
Visitação à Catedral de Petrópolis
A visitação à Catedral de São Pedro de Alcântara não permite visitação à torre, mas a igreja está aberta diariamente das 07h30 às 17h30 com exceção aos domingos cujo horário de visitação ocorre das 08h30 às 20h, entrada gratuita. Além disso, há celebração de missas de segunda a sábado, às 08h00 e domingo nos horários de 09h30, 11h30 e 18h30. Vale pena conferir a construção e se impressionar com seu estilo!