VIAGENS RELIGIOSAS: Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
A Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o nome completo para referenciar-se à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, monumentosa construção católica localizada no município de Aparecida.
Localizada no interior do Estado de São Paulo é um destino turístico e religioso apreciado por todos. Deseja saber mais a respeito da Basílica de Nossa Senhora Aparecida? Nesta página você encontrará informações sobre a visitação ao Santuário!
Sobre o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é o maior templo católico do Brasil, e o segundo maior do mundo. Este título é motivo de orgulho aos fiéis brasileiros, e uma razão que leva a igreja a estar no roteiro de viagens.
Essa obra é menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano, e é considerada a maior catedral do mundo, pois a basílica de São Pedro não é uma catedral. Seu trabalho da construção começou em 1946.
Após décadas, em 1980 a construção foi consagrada pelo papa João Paulo II, em visita ao país. Já em 2016, o Papa Francisco elevou a igreja-catedral à categoria de Arquidiocese de Aparecida, transferindo o título desde a igreja de Santo Antônio em Guaratinguetá.
Esta grande obra tem como principal atração turística a Basílica Nova. Esta foi construída para ampliar a capacidade de recepção dos devotos da santa padroeira.
Ambas as construções possuem ainda uma comunicação através da Passarela da Fé, construção que liga ambas as igrejas em uma extensão de 392 metros.
Todo o estilo da catedral é neorromântico, ou seja, possui um grande arco redondo, idealizada pelo arquiteto Benedito Calixto. Trata-se de uma construção católica romântica, revestida em tijolinhos de barro queimado, com grande estrutura acústica.
Todo o espaço está pensado para receber uma imensidão de fiéis garantindo uma temperatura agradável.
Visitar a Basílica é um destino imperdível para religiosos e fiéis da santa padroeira. Até mesmo curiosos da arquitetura poderão se deslumbrar com o espaço destinado à adoração de Nossa Senhora Aparecida.
Isso porque a basílica tem 25 mil m² e comportam 30 mil fiéis por missa, estando sempre em trabalho de ampliação. Sua grandiosidade impressiona a todos!
O que fazer no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Devido a sua estrutura, todo o complexo espaço de instalação da Basílica conta com ótima infraestrutura de acessibilidade.
O espaço possui Achados e Perdidos, ambulatório médico, estacionamento, espaços para vendas de artigos religiosos e para alimentação. Além disso, o centro de apoio ao Romeiro oferece segurança patrimonial aos visitantes!
Todo o espaço da construção conta ainda com alas subterrâneas nas quais se encontra banheiros, fraldários, Capela dos Batizados, Salão dos Romeiros, espaço destinado à refeições, e a secretaria.
Há também uma Sala de Imprensa, sala dos motoristas e ambulatório junto ao Centro de Apoio aos fiéis.
Dessa forma, trata-se de um destino seguro aos visitantes religiosos de todas as idades! Há especial movimentação durante o dia da padroeira, celebrado na data de 12 de Outubro.
Neste santuário, a peça e principal atração que reúne tantas pessoas é a imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada por três pescadores no rio Paraíba do Sul em 1717.
Hoje, a imagem é está exposta em em um nicho dourado em formato de oratório quadrado que permite a exposição da imagem original encontrada a mais de 300 anos.
Como se organizar para visitação ao Santuário ?
Anualmente a catedral recebe aproximadamente 12 milhões de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo! E em 2017 o número de visitantes chegou a 13 milhões, o maior da história do santuário. Além disso, a visitação é aberta a todos os públicos, com o valor de ingressos a ser consultado junto ao site oficial da igreja.
Os devotos tem ainda a opção de realizar visitas monitoradas ou por audioguia, sendo o horário de funcionamento de segunda à sexta das 09h às 16h30, Sábado das 7h às 18h e domingos das 07h às 16h30. Além disso, em dias de feriado a visitação poderá ocorrer das 08h às 16h30.