Programa Avião Solidário da Latam ajuda no transporte de vacinas
O Programa Avião Solidário do Grupo LATAM, muito conhecido por suas ações gratuitas para o bem da sociedade age novamente, agora em prol da vacinação em massa.
A empresa divulgou por meio de nota em seu site os detalhes da participação no auxílio gratuito da entrega de insumos e respiradores pelo país, além do calendário realizado em relação a entrega de vacinas por toda a América.
Dessa forma, auxiliou e muito a agilidade no processo da chegada de vacinas a locais mais distantes, como a Ilha de Páscoa e Galápagos.
Portanto, caso queira conhecer um pouco mais sobre o Programa Avião Solidário, acompanhe-nos até o final de nosso conteúdo e deixe um comentário caso possuir alguma dúvida.
Vamos lá, leia conosco!
Avião Solidário do Grupo LATAM
Apesar dos grandes problemas jurídicos e até mesmo os criados durante o período da pandemia em relação financeira da empresa, o Grupo LATAM está doando seus aviões para o transporte de vacinas, trata-se do Programa Avião Solidário.
Por meio do programa Avião Solidário, a LATAM colocou à disposição das autoridades dos países que possui operações domésticas o transporte gratuito de vacinas para COVID-19.
São grandes nações que geram turismo econômico em toda a América, e que se veem em uma sinuca de bico quando analisamos toda a dificiência dessas gestões em lidar com a pandemia.
- Brasil;
- Chile;
- Colômbia;
- Equador;
- e Peru.
A empresa irá utilizar suas rotas regulares, infraestrutura e conhecimento para colaborar com a saúde na região. E os transportes já estão acontecendo desde o início do ano.
A primeira ativação do Avião Solidário foi no Chile, no dia 5 de janeiro, quando foi acionado para transportar a Puerto Montt as vacinas que foram distribuídas na região de Los Lagos, na Patagônia Chilena.
Desde então, a empresa teve inúmeras ações como essa para outras regiões, como:
- Concepción;
- Punta Arenas;
- Temuco;
- Arica;
- Antofagasta;
- Atacama;
- Balmaceda;
- e Valdivia.
Totalizando até o momento, o transporte de mais de 100 mil doses pelo país.
Já no Brasil, o início foi em 17 de janeiro, com o transporte gratuito não só de vacinas para a COVID-19, mas também de cilindros de oxigênio e outros insumos hospitalares.
Um dos momentos importantes foi quando o Avião Solidário pousou em Manaus transportando 959 cilindros de oxigênio em um voo exclusivo para apoiar essa situação de urgência, que mobilizou o país.
Além disso, o Avião Solidário focou também em atividades locais, como o envio, em fevereiro, das primeiras doses para o Equador e para o Peru.
Nesses transportes, a LATAM contribuiu também para levar a vacina para localidades mais distantes, como a Ilha de Páscoa e Galápagos.
Até o momento, já foram transportadas através do Avião Solidário, cerca de 5 milhões de doses de vacina contra a COVID-19, equivalente a quase 25 toneladas.
O que é o Programa Avião Solidário?
O Avião Solidário é um programa do Grupo LATAM Airlines com 9 anos de história e, por meio dele, a empresa disponibiliza a sua estrutura, conectividade e capacidade de transporte de passageiros e cargas para o benefício da América do Sul.
Ao longo do ano, o Avião Solidário decola repetidamente para atender às necessidades de saúde da região, transportando pacientes que precisam de tratamento médico, profissionais de saúde, órgãos, tecidos e células-tronco, além de apoiar com o transporte de equipamentos e suprimentos médicos.
Essa iniciativa é um orgulho para a LATAM, porque dessa forma a empresa tem mantido um forte compromisso com sua missão durante esses tempos difíceis: Ser uma ponte aérea que elimina barreiras da distância e da geografia para atender às necessidades de saúde da América do Sul todos os dias.
Sua ativação é uma responsabilidade gigantesca, pois cada decolagem é uma esperança para uma pessoa e sua família, mesmo para comunidades inteiras.
É assim que Francisca Arias, Chefe de Sustentabilidade, a descreve.
“Pode ser porque estão esperando uma segunda chance da vida ao receber um órgão ou células-tronco, porque vão receber tratamento para continuar combatendo uma doença ou porque precisam de suprimentos médicos, ou uma cadeira de rodas. Existem muitos cenários em que o Avião Solidário pode contribuir para transformar positivamente a saúde das pessoas”, ela diz.
O programa Avião Solidário está presente em seis países da América do Sul: na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no Equador e no Peru. Nesses países, ele realiza quatro ações fundamentais:
Transporte de pacientes
Em 2019, quase 4.000 pessoas foram transportadas, incluindo profissionais médicos e pacientes, e durante esse tempo de COVID-19 foram transportados mais de 400 profissionais e 300 pessoas vulneráveis.
Transporte gratuito de profissionais da saúde
Outra forma de contribuir para o bem-estar das pessoas é aproximar os especialistas em saúde das comunidades.
O Avião Solidário voa para facilitar o trabalho dos médicos para ilhas e locais de difícil acesso, transporta-os para que possam atender nas áreas vulneráveis e ajuda a transportar especialistas para áreas de emergências sanitárias.
Transporte de órgãos, tecidos e células-tronco
Existem pessoas que mal podem esperar, como as que precisam urgentemente de um órgão, tecido ou células-tronco para continuar combatendo uma doença.
Nesses casos, a LATAM transporta essa segunda chance de vida em seus aviões de passageiros e carga, mesmo que eles venham de outros continentes, como tem acontecido com as células-tronco.
Transporte de carga e equipamentos relacionados à saúde
“Fazemos tudo o que podemos para ser um transporte aéreo que apoia a saúde da América do Sul. É por isso que o Avião Solidário voa com o equipamento médico que os especialistas precisam para atender populações vulneráveis. Também vamos buscar suprimentos críticos, como tem acontecido durante a pandemia. O Avião Solidário transporta carga que vai diretamente para o benefício dos países da região”, diz Francisca.
O transporte de mercadorias e de profissionais e pacientes de saúde é sempre de extrema importância, mas assumiu um papel ainda mais relevante durante a emergência de saúde.
Desde o início, os voos do Avião Solidário já mobilizaram mais de 400 profissionais da saúde e mais de 680 toneladas de suprimentos médicos.
E então, o que achou do programa Avião Solidário fornecido pelo Grupo LATAM? Qual a importância do programa tem para a chegada da vacina nos países da América em sua opinião?
Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!
Até a próxima!