Cali – Confira 10 atrações na incrível cidade colombiana!
Santiago del Cali, também chamada de Cali, é uma das cidades mais importantes da Colômbia. Capital do departamento de Valle del Cauca, a cidade oferece a seus visitantes esplêndidas paisagens naturais, muita diversão e lugares incríveis para visitar.
Claro que não são muitos, mas vale a pena, a beleza da região vai te deixar satisfeito. No conteúdo de hoje separamos um pequeno guia turístico com os 10 melhores locais de Cali que você precisa inserir em seu roteiro. Leia conosco!
1. Museu Arqueológico “La Merced”
Está localizado em um dos edifícios mais antigos de Cali, o antigo convento La Merced. Local de grande riqueza histórica, atualmente o museu abriga uma vasta coleção de cerâmicas colombianas, além de diversos achados do povo aborígine.
Este não é um museu muito grande, mas o que ele contém é essencial para a compreensão da beleza e da história da cidade de Cali.
- Como chegar: do Terminal de Trasporte são 3,5 km, com o ônibus de linha que sai da Av. 3N entre Cl 31 e 30, a 700 metros do terminal de Transporte, leva 9 minutos a menos de 200 metros de La Meced;
- Horários: segunda a sábado, das 9:00hs às 13:00hs e das 14:00hs às 18:00hs;
- Custo da passagem: 12 COP (moeda local) para estrangeiros.
2. Iglesia de la Merced
Em 1536 Fray Santos de Añasco celebrou a primeira missa nesta igreja e assim foi fundada a cidade de Cali.
Esta igreja colonial, também chamada de “Iglesia Nuestra Señora De La Merced”, faz parte do complexo religioso La Merced declarado monumento nacional em 1975. É composto pela sede principal da igreja de La Merced, as capelas auxiliares de Nossa Senhora dos Remédios e do Cristo de Latrão, o Museu Arqueológico, o Museu de Arte Sacra e o convento de Cali.
A igreja sobreviveu aos terremotos que envolveram a cidade desde sua fundação. Por fora tem uma cor branca pura, enquanto por dentro há belas decorações.
- Como chegar: está na mesma área que o museu arqueológico, com o ônibus de leva 9 minutos para descer na Avenida onde está localizada;
- Horários: segunda a domingo, das 9:00hs às 18:00hs;
- Custo da passagem: 12 COP (moeda local) para estrangeiros.
3. Museu de Arte Colonial La Merced
Situado no antigo claustro da igreja de La Merced em Cali, em uma estrutura do século XVI com três pátios internos. Este museu de dois andares reúne inúmeros testemunhos da antiga arte sul-americana, coleções de pinturas e artefatos religiosos coloniais. Entre as descobertas destacamos as provenientes da Ilha de Páscoa, contidas na ala “Rapa Nui”.
- Como chegar: está na mesma área que o museu arqueológico, com o ônibus de leva 9 minutos para descer na Avenida onde está localizada;
- Horários: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h;
- Custo da passagem: guia completo por 500 COP.
4. Museu do Ouro
Localizado dentro de um banco, este museu de Cali abriga vários artefatos feitos em ouro e da era pré-colombiana. A coleção costuma ser acompanhada por exposições temporárias, como a dedicada a achados da região do Panamá.
- Como chegar: 11 minutos de carro do Terminal de Transporte de Cali, com o ônibus leva 9 minutos para descer na Av. 1N;
- Horários: terça a sábado, das 9:00hs às 17:00 hs;
- Custo da passagem: 12 COP (moeda local) para estrangeiros.
5. Museu La Tertulia
É um museu em Cali dedicado à arte moderna colombiana, que remonta ao ano de 1956. A estrutura é composta por 3 edifícios: a galeria principal, que possui 300 obras de artistas nacionais e internacionais, uma cinemateca com projeções regulares de filmes de arte, leituras de poemas e apresentações musicais e um prédio dedicado à restauração, totalizando mais de 1.500 obras.
Em 1968 o museu foi enriquecido com outra estrutura às margens do rio Cali, chamada El Charco del Burro.
- Como chegar: localizado a 15 minutos a pé do centro da cidade de Cali, junto ao Rio Cali. Com a linha de ônibus do Terminal de Transporte, leva cerca de 11 minutos para descer na Av 1N e depois continuar por 950 metros a pé;
- Horários: terça a sábado, das 10:00hs às 18:00hs, domingos, das 14:00hs às 18:00hs;
- Custo da passagem: 10.000 COP adultos e 2.000 COP para estudantes. Entrada gratuita aos domingos.
6. Iglesia San Antonio
Localizada no topo da colina homônima de Cali, esta pequena igreja de estilo colonial atrai visitantes não tanto pelo seu interior modesto, como o próprio estilo deseja, mas pelo seu belo mirante, de onde se pode admirar toda a cidade de Cali.
- Como chegar: cerca de 5 km do Terminal de Transporte, 6 minutos de carro. Com a linha de ônibus, leva cerca de 11 minutos para descer na Clinica Comfenalco e, em seguida, continuar por 700 metros a pé;
- Horários: segunda a domingo, das 8:00hs às 21:00hs;
- Custo da passagem: 12 COP (moeda local) para estrangeiros.
7. Torre Cali
Pode não ser um edifício histórico, mas este arranha-céus de 46 andares, que alberga apartamentos, hotéis e alojamentos, é um dos principais pontos de interesse de Cali. Construída no início da década de 1980, a Torre Cali tem 211 metros de altura, sendo o terceiro arranha-céu mais alto de toda a Colômbia.
- Como chegar: de carro leva cerca de 6 minutos do Terminal de Transporte. Na parada da Av 3N, a 700 metros do terminal, a linha para em Versalles, a cerca de 300 metros da atração;
- Horários: sempre acessível;
- Custo da passagem: 12 COP (moeda local) para estrangeiros.
8. El Gato del Rio
Esta enorme estátua, que representa um gato colossal, é um dos pontos fortes de Cali. Esculpido pelo artista Hernando Tejada em 1996, tornou-se uma verdadeira atração para todos os artistas que ao longo dos anos quiseram criar “namoradas” para ele.
O fenômeno ganhou tanta importância que a própria cidade de Cali teve que lançar um concurso para a criação de estátuas que representassem as companheiras do Gato del Rio.
- Como chegar: 4,7 km, 13 minutos de carro do Terminal de Transporte, o ônibus para a 100 metros do local da atração;
- Horários: sempre acessível;
- Custo da passagem: 12 COP (moeda local) para estrangeiros.
9. Cristo Rey
É um dos principais monumentos de Cali, está localizado no Cerro de los Cristales, uma colina que fica a 1.500 em relação ao nível do mar. Durante a subida você pode admirar esculturas modeladas em concreto e barro feitas por Carlos Andrés Gómez.
A estrada leva a esta estátua de 31 metros de altura, feita de ferro e concreto, com vista para o famoso mirante de mesmo nome, e atrai anualmente mais de 290.650 turistas em Cali.
Foi inaugurado em 1953 em comemoração aos cinquenta anos que se passaram desde o fim da Guerra dos Mil Dias. A visita é gratuita, e o local está equipado com estacionamento, existe um restaurante e uma capela.
- Como chegar: 12,3 km do Terminal de Transporte, acessível em 31 minutos de carro;
- Horários: sempre acessível;
- Custo da passagem: sem custos.
10. Jardim zoológico
É um dos mais famosos e amados de toda a América do Sul, em Cali. Sua superfície de 11 hectares abriga mais de 2.000 espécimes de animais: répteis, pássaros e mamíferos.
O zoológico de Cali oferece a possibilidade de diversas atividades interativas, que vão desde a arte até os experimentos, sem esquecer os insights sobre o zoológico e os próprios animais.
Esse foi o nosso guia de 10 atrações da cidade de Santiago del Cali, na Colômbia. Esperamos que tenhamos ajudado você a montar o seu roteiro de viagens. Até a próxima!