Belize – Roteiro com 10 locais do pequeno país caribenho!

Belize
América Central,

Belize – Roteiro com 10 locais do pequeno país caribenho!

Belize é um país muito pequeno e surpreendente pela biodiversidade terrestre e marítima. O recife de coral, que se estende ao longo da costa do país, é o segundo maior do mundo depois da Grande Barreira de Corais da Austrália e é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Belize é o destino ideal para quem busca mar e aventura, porque oferece a oportunidade de descobrir seus rios a bordo de canoas, cavalgar ou dirigir um jipe no meio da selva. Além disso, é também um dos países reconhecidos como o centro do antigo mundo Maia, onde você pode ver várias ruínas.

No conteúdo de hoje, vamos fornecer um guia completo para seu roteiro, trazendo informações essenciais sobre Belize, para que sua viagem seja mais tranquila e cheia de experiências incríveis. Leia conosco!

Onde fica Belize?

Belize
Onde fica Belize?

Belize é o segundo menor país da América Central depois de El Salvador e está localizado na parte sudeste da Península de Yucatán. Faz fronteira ao norte com o estado mexicano de Quintana Roo, ao leste é banhado pelo Mar do Caribe e tem vista para o Golfo de Honduras, ao sul e oeste faz fronteira com a Guatemala, outro país caribenho.

Qual é a melhor época para visitar Belize?

  • Clima: tropical, quente durante todo o ano, com uma estação úmida e chuvosa de junho a outubro, e uma estação um pouco menos quente de novembro a fevereiro. Fevereiro a abril é o período mais seco de Belize. As chuvas, na estação mais quente, quase sempre são aguaceiros ou trovoadas no final da tarde. De junho a novembro surge perigo de furacão em Belize, especialmente na área centro-norte, que inclui as pequenas ilhas de Cayes, enquanto o sul está mais protegido;
  • Melhor período para visitar Belize: de fevereiro a abril, quando as chuvas são escassas e o calor não é abafado. Junho e julho, embora mais úmidos, ainda podem ser levados em consideração para uma visita a Belize;
  • Pior período para visitar Belize: setembro e outubro, quando furacões e tempestades tropicais ocorrem frequentemente em quase toda a região caribenha.

O que fazer em Belize?

Belize
O que fazer em Belize?

1. Caverna Actun Tunichil Muknal

Entre as coisas que você não pode perder durante uma viagem a Belize, está a excursão à Caverna Actun Tunichil Muknal, onde você pode ter uma experiência de Indiana Jones.

Nela você verá várias estalactites e estalagmites e, passando por túneis e passagens, poderá observar 14 esqueletos humanos que datam de milhões de anos atrás e os restos mortais da famosa Donzela de Cristal.

Para fazer esta excursão você precisa saber nadar e ter pelo menos 1 metro de altura, pois alguns caminhos podem ser um pouco perigosos.

2. Ruínas de Cahal Pech

Ruínas de Cahal Pech
Ruínas de Cahal Pech

O nome Cahal Pech significa lugar de carrapatos, porque já houve uma área de pasto nessa região de Belize. As ruínas pertencem a um palácio real da acrópole onde, durante o ano 1000 a.C., vivia uma ilustre família Maia, que abandonou o local de Belize por volta de 800 a.C.

O local é composto por sete praças e mais de 30 estruturas, entre templos, edifícios, áreas residenciais, um altar e uma casa. Uma câmara mortuária real também foi encontrada nesse local de Belize, onde um soberano foi colocado com os acessórios necessários para a vida após a morte.

3. Ruínas do Caracol

Uma das maiores cidades Maias de Belize é Caracol, cujo nome deriva de um termo espanhol que significa concha de caracol. Numa zona bastante desabitada, o que se vê hoje é um imenso local caracterizado por três grandes praças com numerosos edifícios e uma acrópole. Dentro do centro de visitantes, você pode admirar fotografias, artefatos encontrados durante as escavações e um altar cerimonial.

4. Ruínas de El Pilar

Ruínas De El Pilar
Ruínas de El Pilar

El Pilar é um local pré-clássico Maia em Belize com 5.000 acres, metade dos quais estão localizados 26km a noroeste de San Ignacio, no distrito de Cayo em Belize, e a outra metade no departamento de Paten na Guatemala.

Pilar significa bebedouro e este nome provavelmente foi escolhido porque as fontes de água são abundantes nesta área. Aqui foram descobertas 12 pirâmides e 25 praças para serem vistas durante uma visita que inclui itinerários arqueológicos e naturalísticos.

5. Sítio arqueológico Altun Ha

A cerca de 50km da cidade de Belize e a 10km da costa, fica o famoso sítio de Altun Ha, que se estende por 8km². Pelas escavações, parece que a área foi habitada desde 200 a.C. e que a cidade, um importante centro comercial e cerimonial, abrigava cerca de 10.000 pessoas.

Hoje é possível admirar os restos de 2 praças e 13 templos, incluindo o dos Altares Murados, a maior pirâmide do local e o Templo da Tumba Verde, onde foi encontrada a cripta do túmulo de um rei de Belize. A famosa Máscara de Jade, que representa o rosto do Deus Sol, também foi descoberta em Altun Ha.

6. Reserva Marinha de Hol Chan

Belize
Reserva Marinha de Hol Chan

A uma curta distância da costa da ilha de Cayo Ambergris, encontra-se um dos destinos turísticos mais famosos de Belize: a reserva marinha de Hol Chan, que em língua maia significa “pequeno canal”.

Este local é um dos pontos de mergulho e snorkel mais visitados de Belize, caracterizado por um “corte” no recife de coral que hospeda tubarões, peixes pelágicos, raias, tartarugas e variedades de corais.

Esta zona só pode ser visitada na companhia de guias especializados que, com passeios organizados, irão levá-lo aos mais seguros e bonitos locais de mergulho de Belize.

7. Half Moon Caye

Half Moon Caye, 80km a sudeste da cidade de Belize, no canto sudeste do Lighthouse Reef Atoll, é uma ilha considerada um monumento natural de Belize.

Em 1996 se tornou parte do patrimônio mundial do sistema Reef Reserve e é caracterizada por uma floresta habitada por lagartos, lagartixas e é acima de tudo um santuário de pássaros.

Na ilha, também desovam tartarugas em perigo de extinção e a poucos quilômetros existe um conhecido ponto de mergulho, o Grande Buraco Azul, a depressão redonda de 300 metros de diâmetro e mais de 120 metros de profundidade que atrai mergulhadores de todos os cantos do mundo para Belize.

8. Santuário de Vida Selvagem da Bacia de Cockscomb

Santuário De Vida Selvagem Da Bacia De Cockscomb
Santuário de Vida Selvagem da Bacia de Cockscomb

O Santuário de Vida Selvagem da Bacia de Cockscomb é uma vasta reserva sem estradas localizada no distrito de Stann Creek em Belize, caracterizada por uma paisagem variada com rios, montanhas e selva.

Dentro do santuário você encontrará florestas que são o habitat natural de uma grande variedade de animais. Aqui vivem muitos exemplares, por exemplo, de onças e, mesmo que não seja fácil avistá-las, é um local que merece ser visitado.

9. Ilha Caye Caulker

A ilha de Caye Caulker, menos famosa que Cayo Ambergris, é a ilha mais linda de Belize, caracterizada por ruas de areia, vários bares onde podemos saborear a comida típica local e casas coloridas onde podemos ficar hospedados.

Este é o lugar perfeito para relaxar por alguns dias, saboreando um coquetel ou cochilando na rede. Mas também é o ponto de partida para quem quer se dedicar ao mergulho livre e excursões rumo à descoberta do recife de coral.

10. Cayo Ambergris

Belize
Cayo Ambergris

Menos interessante que Caye Caulker, Cayo Ambergris é a maior ilha de Belize, localizada na parte norte do país, famosa por seus locais de mergulho próximos e pelas reservas marinhas vizinhas. O único centro habitado é San Pedro, ao sudoeste, onde ficam hotéis, restaurantes, amplas praias, dunas e o aeroporto.

Esse foi o nosso roteiro com dicas sobre onde fica, quando ir e o que visitar em Belize, um dos países mais bonitos de toda a América Central. Use nossas dicas e aproveite suas viagens. Até a próxima!

O quanto foi útil este post?

Clique em uma estrela para avaliar!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

24 anos, formado em Educação física e pai. Nascido e criado em Santa Catarina. Paixões: Esportes ( Ex jogador de vôlei), praia e series.