San Pedro de Atacama: 6 Coisas que não podem faltar na sua bagagem.
O Deserto do Atacama situa-se ao Norte do Chile, entre os rios Loa e Copiapó. De acordo com os especialistas em clima, é considerado o deserto mais árido e seco do mundo!
Para quem nunca viajou até um Deserto, sempre será difícil saber o que levar na bagagem. E de fato, organizar a mala para o Deserto do Atacama não é uma tarefa fácil, isso porque o clima na região costuma mudar bastante no decorrer do dia.
Além disso, no Atacama existem diversos tipos de passeios que te obrigarão a diversificar as roupas da mala e cuidar de si para aproveitar ao máximo cada passeio. Você precisará estar preparado para diferentes temperaturas e clima. Frio, calor, ar seco, temperaturas negativas…
Para entender melhor vamos destacar o clima do Atacama por época do ano:
Verão (dezembro a março): Bastante calor no decorrer do dia e a noite a temperatura cai um pouco no deserto, porém dependendo do passeio que você irá fazer, poderá pegar temperatura negativa por causa da altitude.
Inverno (junho a setembro): temperatura agradável durante o dia e a noite MUITO frio. Os passeios de altitudes elevadas podem chegar a -10 graus!
Outono (final de março a junho): Clima mais suave durante o outono, porém com o decorrer dos meses, ao se aproximar do inverno, a temperatura mínima cai bastante.
Primavera (final de setembro a dezembro): Agradável, o clima do Atacama na primavera não é nem tão frio, nem tão calor. A temperatura sobe com a aproximação do mês de dezembro.
Posto isso, vamos à lista de seis itens que, independente da época do ano, não podem faltar na sua viagem para um dos desertos mais secos do mundo:
- PROTETOR
SOLAR: importantíssimo para quem vai viajar ao Atacama. Se proteger do sol
e hidratar o corpo é uma das principais atitudes para evitar a insolação. A
dica de ouro é levar o protetor com maior nível de proteção e utilizar em todos
os passeios.
- HIDRADANTE
CORPORAL E LABIAL: como vocês já sabem, o Atacama é um dos desertos mais
secos do mundo, então a sua pele e lábios certamente irão ressecar bastante. Além disso, beba muita água para
manter-se sempre hidratado.
- SORO
FISIOLÓGICO: Assim como a pele, o nariz fica bem seco e nos piores casos
chegam a sangrar. Não é exagero dizer pra ter toda cautela do mundo. Cuide
sempre da si para ter uma viagem inesquecível.
- ÓCULOS ESCUROS: Os olhos também são afetados pelo clima do Atacama. Além de óculos, ter também um colírio na bagagem pode favorecer muito.
- ROUPA
DE FRIO: No inverno e até mesmo no verão, é indispensável levar casaco de
frio, especialmente corta vento e impermeável. Como destacamos no início do
post, a noite do Atacama a temperatura cai bastante e existem passeios com
temperaturas negativas.
- ROUPAS LEVES E CONFORTÁVEIS: Durante o dia, principalmente no verão, costuma ser bem quente no Atacama. Então separe roupas leves e confortáveis para curtir o dia no deserto. Além disso, se tiver muito sol, invista em um chapéu, pois sol quente na cabeça o tempo inteiro é altamente prejudicial para saúde.
O Atacama é especial e lindo, mas
exige que nos adaptemos a seu clima.
Então, para não ter erro, cuide sempre de si e beba bastante água!