Destinos alternativos: Conheça o Arraial do Sana!
Para quem deseja praticar um pouco de ecoturismo e além disso, conhecer áreas alternativas e escondidas no Estado do Rio de Janeiro, o Arraial do Sana pode ser o seu destino ideal!
Isso porque o pequeno vilarejo é conhecido como o Paraíso das Águas, graças a incrível quantidade, variedade e beleza de cachoeiras para serem exploradas!
Além do charme interiorano, a região foi considerada Área de Proteção Ambiental em 2002. Assim, se você deseja conhecer um pouco mais sobre esse paraíso escondido na região serrana de Macaé, acompanhe aqui nossas dicas e boa viagem!
Principais pontos turísticos em Arraial do Sana: Circuito das Águas
O Paraíso das Águas é o local ideal para aproveitar o maior contato com a natureza. Assim, para os amantes das cachoeiras, este é um destino perfeito. O principal circuito das águas segue com uma trilha que leva a diferentes cachoeiras.
Todas as cachoeiras fazem parte do Rio Macaé e, além das águas limpas, a mata ciliar é também um charme à parte para aqueles que esperam conhecer um pouco mais da Mata Atlântica!
Por se tratar de uma área de proteção ambiental, há cobrança no valor de R$10,00 por pessoa para entrada ao Circuito das Águas, que dá acesso a todas as cachoeiras listadas abaixo!
Cachoeira do Escorrega
Esta é a cachoeira ideal para as crianças! Com um grande formação em pedra com água corrente e tranquila, a diversão aqui é escorregar pedra abaixo! Esta é também a cachoeira de mais fácil acesso, sendo a mais próxima a hostels e campings disponíveis na região.
Cachoeira das 7 Quedas
Para aqueles que desejam relaxar e aproveitar as águas em quedas curtas e livres, esta cachoeira garante uma boa experiência. Com sete quedas distribuídas em uma curta altura e que mais parecem uma escadaria! No verão é certamente uma das mais cheias, mas vale a pena conhecer!
Cachoeira do Pai
Esta é uma das cachoeiras com opção tanto para relaxar junto ao seu poço quanto para os que desejam se aventurar a saltar de sua queda de 16 metros de altura.
Cachoeira da Mãe
A Cachoeira da Mãe possui uma queda de 12 metros e, é uma das mais procuradas pelos turistas. No verão é também uma das mais cheias e certamente, a favorita dos que já conhecem o local!
Cachoeira do Filho
Ainda na rota do Circuito das Águas, após a Cachoeira Mãe é possível acessar esta cachoeira. Com um poço e uma descida um pouco mais perigosa, não é recomendada aos menos experientes ou crianças.
Cachoeira da Roncadeira
Para aqueles que desejam arriscar em uma trilha de maior dificuldade, a cachoeira da Roncadeira é outra opção! Com 80 metros de queda, é aquela reservada para os maiores aventureiros!
Poço da Borboleta e Poço da Gruta
Para aqueles que preferem águas um pouco mais calmas e, que desejam parar para tomar um sol ou fazer um lanche rápido, ambos os poços são ideais! Localizados seguindo a trilha logo após a Cachoeira do Escorrega, pode ser acessado por todas as idades!
O que fazer em Arraial do Sana?
Para além das diversas cachoeiras para serem curtidas durante o dia, o pequeno Arraial também oferece atividades noturnas. É comum ocorrerem diversos festivais de dança e música no Arraial! A dica é buscar as datas para o Sana Reggae Festival ou, para o clássico Forró do Sana! Assim, além de curtir o dia, a noite também poderá ser animada!
É possível também a realização de outras atividades como: Observação de pássaros, Ciclismo no estilo downhil e descida em botes no estilo rafting!
Além disso, uma clássica referência em lazer no Arraial é a Pedra Peito de Pombo! Para aqueles que realizam o trekking pelas Cachoeiras do Pai, da Mãe, 7 Quedas e do Escorrega, ao final do percurso encontrará a rota para a subida à pedra do Peito do Pombo!
O percurso total para este trekking é de aproximadamente 7 horas (ida e volta) e 1.300 m de altitude portanto, é importante um bom preparo físico.
Todas as Cachoeiras do Arraial do Sana
O canal Trilhando fez o video mostrando detalhadamente. Vocês podem conferir abaixo.
Como chegar ao Arraial do Sana?
O pequeno distrito tem a entrada principal pela cidade de Casimiro de Abreu. Assim, aos que chegam desde a capital do Estado, a distância equivale a 165km.
É preferível alcançar o Arraial em carro mas, aos que viajam de ônibus, basta chegar a cidade de Casimiro de Abreu e desde a rodoviária central da cidade, buscar pelo ônibus com destino ao Sana. Boa viagem!