Chapada Diamantina – Quando ir, o que fazer e como chegar?
A Chapada Diamantina é um lugar que encanta todo e qualquer tipo de trilheiro ou turista que esteja afim de se aventurar.
Afinal, trata-se de um lugar que pode ser visitado o ano inteiro, separado por épocas de estações bem definidas e que nos proporcionam experiências incríveis em cada uma delas.
Hoje, falaremos um pouco mais sobre onde fica, como ir, como chegar e muito mais sobre a Chapada Diamantina.
Portanto, caso queira saber mais sobre a Chapada Diamantina, acompanhe-nos até o final de nosso conteúdo e deixe um comentário caso possuir alguma dúvida.
Vamos lá, leia conosco!
Dicas sobre a Chapada Diamantina
Está preparando sua viagem para a Chapada Diamantina e ainda não sabe o que fazer por lá? Pois nós podemos te ajudar com esse roteiro incrível que lhe passa um resumão sobre o local.
Leia conosco e prepare suas malas:
Onde fica a Chapada Diamantina?
Mas, e onde fica a Chapada Diamantina? É muito difícil de chegar até lá? A segunda pergunta responderemos posteriormente.
- Leia também: O que é copywriting?
Agora, o que você precisa saber é que a Chapada Diamantina é parte do estado da Bahia, 420km à oeste de Salvador.
Para você ter uma ideia, para quem consegue se perder pelas ruas da cidade de São Paulo, o Parque Nacional da Chapada Diamantina tem praticamente a mesma área, com 1.520km².
É realmente incrível o tamanho de todo o local e toda a beleza que oferece aos seus visitantes e trilheiros.
Chapada Diamantina: quando é o melhor momento para viajar?
Mas afinal, quando devemos ir até a Chapada Diamantina? Qual é o melhor momento para viajarmos até lá?
É de suma importância que saibamos o momento correto para viajarmos até a Chapada Diamantina, afinal, já pensou ir em um período de chuvas?
Apesar de o período de chuvas ser evitado, muitas pessoas o escolhem para verem as cachoeiras mais encorpadas e terem maior dificuldade durante a trilha, já que todas ficam enlameadas.
Não existe época onde você não deva ir, mas os períodos são bem definidos e você pode escolher o seu preferido.
O período de chuvas acontece entre novembro e janeiro de todos os anos, com as características que citamos logo ali acima.
Entre março e maio, passadas as chuvas de verão, você vai encontrar a Chapada mais verde; e entre maio e setembro, dificilmente vai pegar alguma chuva.
O meio do ano, entre maio e setembro, é também a época em que, nos dias claros, as grutas Azul, do Poço Azul e do Poço Encantado recebem a incidência de raios de sol que deixam suas águas azuladas.
Como chegar na Chapada Diamantina?
E como podemos chegar até lá? Mencionamos a distância do Parque até a cidade de Salvador, e também do seu tamanho em relação a cidade metropolitana de São Paulo, uma das maiores do mundo.
A principal porta de entrada para a Chapada Diamantina é a cidade de Lençóis, onde possui o único aeroporto regular autorizado a receber voos oficiais.
Abaixo, deixamos uma pequena lista das maneiras de como chegar até a Chapada Diamantina. leia:
Como chegar de Avião
A maneira mais utilizada pelos turistas é o avião, que conforme mencionamos pousa na cidade vizinha de Lençóis, bem próxima da Chapada.
- Leia também: O que é cold mail?
A saída do avião é sempre de Salvador e os voos são operados pela Companhia Azul, o que acaba deixando as passagens um pouco salgadas. Isso porque a demanda por viagem é pouca, tendo poucos voos semanais e que podem ter escala no caminho.
Como chegar a Chapada Diamantina de Ônibus
Mas, caso não queira viajar de avião, então pode optar usar algum dos ônibus intermunicipais disponíveis na região, sendo também a principal rota entre a capital Salvador e Lençóis.
Mas, vale ressaltar que se trata de uma viagem um pouco cansativa, justamente porque o tempo entre as duas cidades de ônibus é um pouco demorado, podendo chegar e até mesmo passar de 7hs de viagem.
Como chegar até a Chapada Diamantina de Carro
Mas, caso você quiser algo mais particular, então pode descartar as duas opções acima citadas e levar em conta a viagem de carro particular, sem ter que gastar com outros transportes.
Recomendamos que viaje de avião até Salvador e lá alugue um carro alto, pois as estradas até a Chapada não são muito convidativas. A principal via de acesso para a região da Chapada Diamantina, saindo de Salvador, é a BR 324 até Feira de Santana.
Pegue o entroncamento com a BR 116 e, em seguida, a BA 052 até Ipirá. Ao chegar em Ipirá, pegue a saída para BA 233 até Itaberaba. Na sequência, acesse a BR 242 e siga até a entrada para Lençóis, na BA 144.
O que fazer na Chapada Diamantina?
Como você deve bem saber, a Chapada Diamantina é o lugar perfeito pra quem gosta de ecoturismo.
Dessa forma, possuímos diversas opções de lugares para visitar e completar nosso roteiro de viagem para esse paraíso. Leia abaixo nossas dicas:
Mergulhe e tome banho de cachoeira
Uma das melhores atrações do local são os banhos em poços profundos e cachoeiras de tirar o fôlego de qualquer um, que mesmo com a incidência do sol durante o verão continuam geladas, com um esplendor incrível.
Visite os poços da Chapada Diamantina
Os mais famosos poços da Chapada Diamantina são conhecidos pelo fenômeno da luz do sol, que, ao entrar pelas frestas das grutas, atinge a água e forma um lindo facho de luz.
A cena está entre as mais belas da Chapada Diamantina e também é um dos principais cartões postais da região.
Faça diversas trilhas
Ir até a Chapada Diamantina e não fazer sequer uma trilha é quase que um crime, afinal, essa está entre as principais atrações de toda a região gigantesca que contempla o ecoturismo.
Diariamente vários guias saem em trekking com turistas na região, que passam por várias cachoeiras e poços conforme os que citamos anteriormente, a vista é linda e você irá se lembrar pelo resto da vida da experiência.
E então, o que achou das nossas dicas sobre a Chapada Diamantina? Está preparando suas malas para viajar? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!
Até a próxima!