Acarajé – História e receita completas do prato nordestino!
O Acarajé é uma comida típica do nordeste, muito consumida principalmente na capital Salvador, assim como em toda a Bahia.
Sua influência africana é sentida no gosto, por ser forte e quente como toda refeição que tem influência dos escravos que chegaram ao Brasil no século XVI por intermédio dos portugueses.
Apesar da triste história que já conhecemos, esses seres de luz nos deixaram uma cultura riquíssima, e podemos provar disso principalmente em seus pratos deliciosos, assim como o Acarajé.
Leia conosco, conheça a história do prato e uma receita exclusiva para preparar aí na sua casa!
História do Acarajé
Você já visitou o nordeste brsileiro e provou o acarajé baiano? Não? Pois não sabe o que está perdendo, a história dessa delícia é incrível.
O sabor então, nem se fala. Mas, quem já visitou sabe do que estamos falando quando afirmamos que a comida por lá é igual o clima local: quente!
- Descubra qual o melhor processador de alimentos nessa matéria: https://achougastronomia.com.br/indicacoes/9-processador-de-alimentos/.
Isso acontece porque a gastronomia da região utiliza muito da pimenta como ingrediente de diversos pratos, assim como no caso do acarajé que conhecemos.
Muito disso vem da cultura africana sobre o local, que casada junto a gastronomia indígena nos trouxe pratos deliciosos e muito quentes, assim como o acarajé.
Portanto, caso esteja viajado pro nordeste e tenha aversão, alguma alergia ou simplesmente não goste de pimenta, avise sempre o garçom antes de fazer um pedido.
A história do acarajé começa na África, mas se tornou acarajé como conhecemos somente quando chegou em terras brasileiras, com a influência dos indígenas da região. Possui diferentes nomes em outros locais onde também é preparado. Veja alguns nomes:
- Continente africano em geral: Akara;
- Nigéria: Kosai;
- Gana: Koose.
Em terras brasileiras a receita comum de acarajé surgiu da cultura Iorubá, africanos ocidentais que foram escravizados em massa pelos colonizadores pelo porte físico que possuíam.
A tribo Iorubá preparava o acarajé como café da manhã, com muita pimenta pra esquentar o dia já desde cedo, sendo algo muito cultural em seu povo.
Assim como os escravos chegaram ao Brasil como escravos, o acarajé chegou junto em algum navio vindo da África.
Acredita-se que a receita chegou até a África por influência de algo semelhante feito pelos árabes, então chamado como falafel, um tipo de salgadinho.
Esses mesmos árabes levaram a iguaria até a África através de incursões entre os séculos VII e XIX. As favas secas e grão de bico do falafel foram substituídos pelo feijão-fradinho na África.
Na África Ocidental, onde consiste uma comida de rua muito comum, é servido com pimenta em pó ou molho de tomate picante. Já no Brasil, especialmente na Bahia, é servido com pimenta, camarão seco, caruru e vatapá (também uma iguaria africana), sendo relativamente comum a adição de vinagrete.
Receita de Acarajé
Agora que você já sabe sobre a história do Acarajé, está na hora de conhecer mais sobre seus ingredientes e também sobre seu modo de preparo. Leia e comece o seu acarajé aí na sua casa:
Ingredientes
Leia os ingredientes necessários e adapte com outros temperos aqueles que não gosta ou prefere evitar:
- 1 litro de azeite de dendê para fritar;
- Uma colher (sobremesa) de sal;
- 1 dente de alho;
- Uma colher (chá) de gengibre ralado;
- 300 g de cebola em pedaços;
- 1 kg de feijão fradinho quebrado;
- Camarão para acarajé;
- 1 xícara (chá) de caldo de peixe ou de camarão
- coentro a gosto;
- ½ xícara (chá) de azeite de dendê;
- 100 g de camarão seco defumado sem cabeça;
- 1 cebola picada em pedaços bem pequenos.
Modo de Preparo
Vamos ao modo de preparo do acarajé? Siga nosso passo a passo e comece a fazer a sua receita tomar vida:
- Numa bacia grande, coloque o feijão e lave várias vezes, até sair toda a casca;
- Em seguida, deixe de molho por 3 horas. Escorra o feijão, coloque no liquidificador, junte a cebola, o gengibre, o alho e o sal e bata até obter uma pasta;
- Antes de fritar, bata novamente a pasta com uma colher, até ficar bem “fofinha”. Numa panela grande, aqueça bem o azeite-de-dendê;
- Com a ajuda de duas colheres, molde os bolinhos e frite-os no azeite. Sirva-os recheados com camarão ou com os recheios à parte;
- Camarão para acarajé: Numa panela, coloque todos os ingredientes e misture. Leve ao fogo e refogue por 3 minutos;
- E pronto, sua receita de acarajé está pronta e deliciosamente preparada para ser saboreada. A dica que deixamos é que faça essa receita pela manhã, em seu café.
Anotou os ingredientes e o modo de preparo do Acarajé? Vai preparar aí na sua casa ou arrumar suas malas pra viajar até a Bahia? Leia as dicas de viagem para o estado aqui em nosso blog e vá preparado para seu roteiro turístico!