Conheça o Vale da Lua na Chapada dos veadeiros

Vale Da Lua Chapada Dos Veadeiros Brasil
Destinos, Ecoturismo,

Conheça o Vale da Lua na Chapada dos veadeiros

O Vale da Lua percorre 35 quilômetros de Alto Paraíso em direção a São Jorge, sendo 4 quilômetros em estradas de terra. No caminho estará o Jardim de Maytréa, local com vários buritis em áreas úmidas que servem de caixa d’água para toda a região da Chapada dos Veadeiros. Patrimônio que precisa de proteção.

Recebe o nome de Vale da Lua por causa de uma formação rochosa peculiar que se parece com a superfície da lua, com várias crateras redondas e lisas. É um dos lugares mais procurados da Chapada dos Veadeiros por ser um lugar misterioso. A natureza passou milhões de anos esculpindo este monumento no Vale da Lua, criando a curva perfeita.

Na atração há piscinas naturais que mais parecem banheiras de hidromassagem. Um verdadeiro trabalho de arte. A distância do trilho até ao Rio São Miguel (parte do Vale da Lua) é de cerca de 650 metros e é um trilho fácil. A  viagem é uma descida e um retorno. Há um mirante no meio do caminho com vista para o vale e belas montanhas.

Trilhas, cachoeiras e pedras, como é o Vale ?

Com muitas corredeiras e caldeirões, o Vale da Lua é um local aprazível durante a estação seca. Na época das chuvas, o Vale da Lua torna-se um risco balnear, e o espaço deixa vários locais inacessíveis ao turismo.

Em caso de tromba d’água no Vale da Lua, o risco de acidente é alto e o caldeirão pode formar um grande agitador. Visitar o Vale da Lua durante a estação chuvosa requer atenção especial. Na época da seca, o local se transforma em uma deliciosa piscina, e a prainha à beira das corredeiras é um convite a um deleite de lazer.

Vale Da Lua Chapada Dos Veadeiros
Vale Da Lua Chapada Dos Veadeiros

Não pense que o Vale da Lua é apenas um vislumbre. Na Chapada dos Veadeiros você também tem um ambiente mágico que garante o mergulho. A trilha que leva às duas piscinas principais do Vale da Lua tem apenas 1200 metros de extensão. Perfeito para quem não quer fazer muito esforço, mas não abre mão da paisagem maravilhosa e de um bom banho de cachoeira. Oh! A água no Vale da Lua é fria.

Vale ressaltar que a proximidade com Alto Paraíso e São Jorge faz do Vale da Lua um local muito procurado pelos turistas. Se quiser visitá-la tranquilamente, está bem vazia, é melhor ir em dias de semana e de manhã cedo. Em dias de muito movimento, todos os pontos do Vale da Lua podem ser contestados.

Como chegar no Vale da Lua?

Entre no Vale da Lua pela GO-239. A entrada é indicada por placas e fica a 9 km da Vila de São Jorge e a 35 km de Alto Paraíso de Goiás. Depois da estrada asfaltada, há 3,5 km de estrada de terra até o estacionamento. A partir deste ponto, há mais 1200 m de trilhas até o poço principal.

Quanto custa para visitar o Vale?

A entrada para visitar o Vale da Lua é de 20 reais por pessoa. Não há necessidade de contratar um guia para visitar este lugar.

Onde comer no Vale da Lua?

Existem dois quiosques perto da entrada do Vale da Lua. Doces, lanches, açaí e sucos naturais estão no cardápio. Os pastéis e os sucos são deliciosos e vale a pena fazer uma pausa.

Vale Da Lua
Vale Da Lua

Onde se hospedar no Vale da Lua?

Para quem quer visitar o Vale da Lua, os melhores lugares para se hospedar são Alto Paraíso de Goiás e Vila de São Jorge. Este lugar sempre foi local de filmagem de séries e filmes, e todos os dias serve de pano de fundo para fotos espetaculares. É difícil não ficar hipnotizado pelas pedras cortadas pela água do Rio São Miguel, que corre a jusante e retrata a forma inusitada do Vale da Lua.

Por exemplo, a locação da série “Felizes para Sempre”, com tal cena cinematográfica, não é de se estranhar que Vale da Lua tenha se tornado um local de filmagem para produção audiovisual.

O quanto foi útil este post?

Clique em uma estrela para avaliar!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Profissional de marketing que adora viajar pela america latina. Gosto de escrever sobre os lugares que viajei e tecnologias novas.