Ecoturismo na Trilha da Pedra da Tartaruga/RJ

Pedra Da Tartaruga Vista Da Trilha De Acesso (1)
Destinos, Dicas, Ecoturismo, Roteiros,

Ecoturismo na Trilha da Pedra da Tartaruga/RJ

O ecoturismo é uma opção de lazer em crescente alta nos últimos anos. Assim, para quem deseja fugir um pouco dos centros urbanos e dos pontos turísticos mais lotados, há diversas opções de lazer em meio a natureza para se descobrir! A cidade do Rio de Janeiro é um grande exemplo de destino turístico em meio à natureza! Assim, se você quer fugir das zonas centrais da cidade e ainda observar visuais incríveis de praias e natureza, acompanha aqui nossas dicas da Pedra da Tartaruga!

Trilha da Pedra da Tartaruga

A trilha da Pedra da Tartaruga foge completamente das regiões de principal fluxo turístico da cidade do Rio de Janeiro. Essa trilha oferecerá aos aventureiros a opção de conhecer praias selvagens presentes na região Oeste da cidade do Rio. São diferentes praias ao redor da área e que podem ser acessíveis pela mesma rota de trilha que se divide em um ponto específico. Assim, basta escolher o destino a seguir e aproveitar as paisagens! Ou, se preferir, você poderá conhecer mais de uma praia em um mesmo dia!

As praias presentes na mesma rota de trilhas são a Praia do Perigoso, Praia do Meio, Praia das Conchas, Praia Funda e do Inferno e Praia dos Búzios. A dica aqui é voltada para a Pedra da Tartaruga. Isso porque ela oferece uma ótima vista das demais praias da região e rende boas fotos! Assim, você poderá alcançar o alto da pedra, depois aproveitar algumas das praias pelo caminho e ainda, se puder, escolher conhecer a Ilha da Praia Rasa, que também está na mesma região!

Como se preparar para a Trilha da Pedra da Tartaruga?

Essa trilha é considerada de nível médio. Assim, em um período de duas horas, ida e volta, é possível completar o trajeto sem muitas dificuldades. Então, mesmo as pessoas mais despreparadas fisicamente podem conseguir completar o percurso. Ressaltamos apenas que a subida da Pedra da Tartaruga inclui trechos mais íngremes e que requerem mais esforços, então, atenção e fôlego são necessários!

A dica mais importante é se preparar para o sol. São comuns dias mais quentes na cidade e por isso, é importante manter-se hidratado e protegido do sol. Assim, não se esqueça de protetor solar, óculos de sol e use roupas frescas e confortáveis. Recomendamos também o uso de tênis e sapatos fechados próprios para trilhas e para atividades físicas.

Por fim, não é comum grupos turísticos ou empresas realizarem esse trajeto com guias. A trilha é bem sinalizada, mas é recomendável não realizar o trajeto sozinho! Busque amigos e ande em grupos de três ou mais pessoas para garantir maior segurança. A trilha costuma ser mais movimentada aos fins de semana, mas ainda assim, o fluxo de pessoas é bem menor do que o comparado a outras trilhas espalhadas na cidade do Rio.

Como chegar à Trilha da Pedra da Tartaruga?

A Trilha da Pedra da Tartaruga está localizada na região Oeste da cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Barra de Guaratiba. Essa região está depois de Grumari então, é distante do centro urbano da cidade. Recomendamos realizar esse primeiro percurso de carro, ainda que não haja estacionamentos no local, o bairro é tranquilo.

O início da trilha está localizado ao final da Rua Parlon Siqueira e a trilha começa em uma escadaria que segue pelo bairro. A dica é usar o GPS para se localizar. Também é possível alcançar a região em transporte público, no caso ônibus, mas os trajetos necessitam de baldeações então, a dica principal segue sendo uma viagem de carro! Junte-se com amigos e aproveite pois a região rende ótimas fotos e você poderá conhecer as belezas mais exóticas e escondidas no Rio de Janeiro!

O quanto foi útil este post?

Clique em uma estrela para avaliar!

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos: 1

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.