Haia: a verdadeira capital da Holanda!

Cidade Haia Na Holanda
Europa,

Haia: a verdadeira capital da Holanda!

Quando se pensa em Holanda, é natural que a mente de qualquer brasileiro imagine uma cidade muito específica: Amsterdam. E não é sem motivo. Amsterdam é o principal destino turístico dos Países Baixos: mas isso não quer dizer que seja o único, muito menos o melhor.

A verdadeira capital da Holanda, isto é, onde reside o Parlamento Holandês, é a cidade de Haia, a 40 minutos de trem da famosa Amsterdam.

Lar de todos os principais atributos que uma cidade holandesa poderia oferecer, é uma cidade muito menos turística, porém cheia de belezas e destinos fascinantes para conhecer.

Vamos ver as principais características da cidade e dicas para aproveitar a sua estada da melhor forma!

Aproveite a capital: visite os prédios oficiais

Como você já aprendeu, esta é a verdadeira capital dos Países Baixos. Logo, por que não aproveitar para fazer um tour pelos principais prédios da cidade? Pode parecer estranho de início, mas veja o que a cidade tem a oferecer.

Podemos começar com o Binnenhof, o parlamento. Localizado bem no coração da cidade, o prédio chama atenção de todos por sua imponente estrutura e belíssimo lago, que é beirado por uma margem que muito se assemelha a um pequeno parque, constantemente frequentado por jovens e estudantes da prestigiada Universidade de Leiden, localizada a poucos quarteirões de distância. Este prédio também fica próximo ao famosíssimo museu Mauritshuis: mas vamos falar sobre isso mais tarde!

Em frente ao Binnenhof, você pode aproveitar e fazer o percurso do Rei. Sim, isso mesmo! Há um ritual na Holanda em que de tempos em tempos o Rei passeia pela cidade, e seu caminho passa pelo Binnenhof e entra no espaço onde antes já fora residência real, atualmente um museu dedicado a família monarca.

O encantador centro da cidade

Na mesma região dos prédios do governo, você pode aproveitar o centro comercial e cultural da cidade de Haia. Restaurantes dos mais distintos gostos, podendo aproveitar desde um belo filé Argentino até a tradicional comida holandesa Kapsalon, servida em todos os fast foods tradicionais da cidade.

No centro, você passará pelas melhores locais de festa da cidade, como o Millers, Het Magazine e outras: ou seja, a diversão noturna também está garantida com festas que vão do reggaeton até a tradicional música eletrônica do continente.

Por essa parte da cidade você também encontrará excelentes bares, como o clássico Pub Fiddlers, localizado ao mais antigo Smartshop da Holanda: Euphoria, uma ótima recomendação para os aventureiros de plantão, que também encontrarão coffeshops para os mais estilos e gostos na cidade.

Aos amantes de arte!

É claro, não podemos deixar de falar das melhores opções de museu da cidade! Como toda boa cidade holandesa, Haia também terá museus incríveis repletos de artistas como Van Gogh, Veermeer e muitos outros.

Museu Municipal De Haia
Museu Municipal De Haia

Vamos começar pelo mais famoso: o Mauritshuis. Antigo lar de Maurício de Nassau (sim, aquele mesmo que esteve no nordeste brasileiro!), se transformou em um prestigiado museu no centro da cidade.

Dentre suas obras, destaca-se o que é conhecida mundialmente como uma das mais famosas pinturas holandesas: A Menina do Brinco de Pérola, obra que já se tornou até mesmo filme de hollywood.

Além deste clássico, também é possível encontrar diversas opções de arte moderna, mas o forte da cidade está em sua tradicional cultura artística.

O Museu da Cidade, localizado próximo a praia da cidade, é repleto de obras de artistas famosos, como Pablo Picasso, além de ficar próximo ao interessante museu de fotografias do National Geographic: ótima opção para aqueles que além de arte, também se interessam por ciência.

Propositalmente não falamos de um dos maiores charmes da cidade: a praia de Scheveningen, e tudo que os arredores tem a oferecer. Fica para o próximo texto!

O quanto foi útil este post?

Clique em uma estrela para avaliar!

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos: 1

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.