Turismo religioso: Conheça a Festa da Penha/ES

Festas,

Turismo religioso: Conheça a Festa da Penha/ES

O Brasil é um país extremamente multicultural e religioso! Graças a grande variedade de povos e religiões, as festas religiosas no país movimentam o turismo em todas as regiões. Assim, durante todo o ano existem diferentes feriados e datas comemorativas espalhadas pelo país em celebração a santos, padroeiros e outras figuras religiosas. Além disso, o turismo religioso é um dos grandes movimentadores da economia turística de diversas regiões do país.

Uma das religiões de maior destaque no país é a religião católica. Graças ao grande número de fiéis e a história de religião no país, hoje ocorrem diferentes celebrações ao longo do ano e que movimentam o turismo no país. Este é o caso, da Festa da Penha, que acontece anualmente no estado do Espírito Santo, região sudeste do país. Preparamos aqui dicas e informações importantes sobre essa festividade. Então, se você deseja conhecer mais sobre essa grande festividade, acompanhe aqui nossas dicas!

A Festa de Nossa Senhora da Penha

O Espírito Santo é palco de uma das mais bonitas celebrações religiosas do país: A festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha.  Essa é a maior festa religiosa celebrada no Espírito Santo e a terceira maior festa religiosa do país!

A principal cidade movimentada por essa festividade é a cidade de Vila Velha, que celebra a santa padroeira durante nove dias, sempre na primeira semana de Abril e por vezes, nos últimos dias de Março. Entretanto, a padroeira é a santa protetora de todo o Estado e por isso, ocorrem festas também em outros municípios. Todo o apreço à santa se vê na movimentação de mais de um milhão de turistas e capixabas devotos da santa.

Os feriados religiosos fazem parte do calendário de festas em diversas regiões do país.  Quando são celebrados, movimentam procissões e romarias, como é o caso de Nossa Senhora da Penha. Além de romarias celebradas na cidade e com marcos na Catedral Metropolitana da cidade, há ainda outras romarias partindo da Ilha das Caieiras em Vitória e com destino à Vila Velha! As procissões são organizadas em grupos e existem as romarias dos motociclistas, dos militares, dos homens, das mulheres, e das Dioceses de Cachoeiro, Colatina e São Matheus!

Curiosidades sobre a Festa de Nossa Senhora da Penha

Outra importante romaria e marca registrada dos capixabas é a Procissão Marítima que ocorre no trecho entre a Ilha das Caieiras, em Vitória, até a Prainha, onde possui acesso ao Convento  onde se celebra também a santa. Além disso, o Convento da Penha é uma das construções de santuários mais antigas do país. Assim, sua arquitetura remete ao período colonial, sendo fundado em 1558 e é hoje patrimônio histórico e cultural do país.

Assim, a visita à festa e a toda as homenagens ocorrem em uma linda construção que conta ainda com um visual incrível! Isso porque a construção do Convento está localizada em um penhasco de 145 metros de altitude, em um local com vista para a Baía de Vitória, Vila Velha e as belas praias da região. O Convento integra o Sítio Histórico da Prainha de Vila Velha e possui ótima infraestrutura!

Assim, se você deseja conhecer a cidade de Vila Velha essa poderá ser uma ótima oportunidade! Essa é uma ótima opção de cidade que possui boa infraestrutura e está acostumada a receber um grande fluxo de turistas em viagens curtas.  A celebração da Festa da Penha em todo o Estado do Espírito Santo ocorre sempre oito dias depois do domingo de Páscoa. Então, as datas poderão mudar a cada ano, mas seguem por grande maioria nos meses de Março e Abril.  

O quanto foi útil este post?

Clique em uma estrela para avaliar!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.