Como economizar em passagens usando milhas aéreas?
Conhecer novas culturas, pessoas e lugares é provavelmente a forma mais rápidas para expandir a mente e viver novas experiências. E para a viagem caber no orçamento, saber como economizar em passagens usando milhas áreas é fundamental.
De fato, os programas de milhagens são ótimas ferramentas para quem quer rodar o mundo sem gastar muito. Entretanto, é importante conhecer a fundo suas características para fazer escolhas inteligentes, viajando mais, por menos.
Confira, a seguir, como rodar o mundo e economizar em passagens usando milhas aéreas.
O que são milhas aéreas?
Milhas aéreas são chamados os pontos acumulados dentro de programas de fidelização ou de milhagem, geralmente disponibilizados pelas companhias aéreas ou operadoras de cartão de crédito.
Os clientes ativos dos programas de milhagem possuem diversos benefícios, como descontos, embarque antecipado, bagagem extra, entre outros.
Nos programas de fidelidade do cartão de crédito, além de acumular pontos que podem ser trocados por milhas, eles aumentarão seus descontos e vantagens nas próximas viagens.
Como as milhas aéreas funcionam?
Os programas de milhas áreas tem um funcionamento bem simples: assim que o viajante se cadastra em um programa de milhagem, já começa a acumular pontos em suas viagens.
Ao alcançar um determinado número de pontos, as milhas podem ser utilizadas para comprar passagens aéreas, produtos, realizar reservas de hotéis ou carros ou comprar produtos.
A utilização das milhas não precisa ser integral. Como possui prazo de expiração, conforme regulamentação de cada empresa, o consumidor pode optar em adquirir uma passagem aérea, pagando uma parte em dinheiro ou no cartão, e outra com suas milhas acumuladas.
Ainda sobre as passagens aéreas, esses programas oferecem descontos incríveis para seus clientes cadastrados. Porém, como a oportunidade de adquirir os bilhetes é limitada, é muito importante manter seus contatos atualizados, principalmente e-mail, porque muitas ofertas são enviadas via newsletter.
Benefícios além das passagens aéreas
Os pontos de um programa de milhas também podem ser utilizados em outros aspectos de uma viagem.
Um exemplo são as reservas de hotéis, já que diversos estabelecimentos possuem parcerias com as empresas que disponibilizam os programas de milhagens. Assim, caso tenha acumulado o número de pontos necessários, a hospedagem pode ser paga com suas milhas.
Se esse não for o caso, é possível se hospedar em estabelecimento parceiro, informar o número do seu programa e receber milhas, aumentando a sua pontuação do programa para utilizar em novas viagens.
Além de passagem e hospedagem, as pessoas sabem que um valor bastante considerável em uma viagem está nos deslocamentos. Alguns destinos não possuem meios eficazes de transporte público e o transporte particular, como taxis ou aplicativos de translado, não são muito econômicos.
A solução mais viável é o aluguel de carros. Esse é mais um quesito em que o viajante, com seu programa de milhagens, pode se beneficiar, ao alugar um carro e aproveitar seu passeio com mais independência.
A parte de aquisição de produtos ocorre da mesma maneira, basta encontrar o item desejado em uma loja parceira e pagar com suas milhas. Para encontrar os parceiros, é só acessar o site do seu programa de milhagem e escolher entre as lojas e estabelecimentos listados.
E se eu não quiser utilizar as milhas?
Existe quem acumule as milhas, mas acabe não utilizando. Se isso estiver acontecendo com você, saiba que é possível vendê-las. Atualmente, existem sites especializados que interligam quem quer comprar milhas a quem quer vender seus pontos acumulados.
A MaxMilhas, por exemplo, é um site que oferece passagens aéreas com descontos emitidos pelas milhas de quem deseja vender. Isso é vantajoso porque a emissão de bilhetes com milhas sai muito mais barato do que a compra comum.
Na prática, ao usar sites como o MaxMilhas, quem quer comprar uma passagem mais barata, faz a compra as milhas de outro cliente cadastrado. Esse cliente, por sua vez, recebe um valor em troca das milhas, tornando o negócio lucrativo para todas.
Quem quer economizar em passagens usando milhas aéreas pode ainda aplicar um Cupom Maxmilhas, um código alfanumérico que libera descontos a mais na hora de comprar suas milhas e passagens aéreas.
Como acumular milhas aéreas?
Quer economizar em passagens usando milhas aéreas? Então, é hora de fazer o seu cadastro e acumular pontos todas as vezes que viajar.
O primeiro passo é se cadastrar em um programa de milhagens. Você pode verificar as possibilidades do seu cartão de crédito ou optar pelo programa da companhia aérea que mais utiliza.
Depois, conseguir as milhas é muito simples: no momento da compra da passagem ou do check in, informe seu CPF ou número do cartão de fidelidade.
Cada trecho de viagem possui uma pontuação, frequentemente trechos maiores e viagens mais longas geram um número maior de pontos.
- Leia também: Quer apostar? Vai de Bob!
É valido destacar que, se você comprar passagens para mais de uma pessoa, as milhas não são duplicadas. As milhas são individuais e estão atreladas ao CPF ou número de cartão de fidelidade, assim só são computadas para o nome escrito na passagem aérea. Isso vale também para as crianças.
Ou seja, para ter sucesso, escolha um programa de fidelização de alguma companhia aérea, estude seus parceiros e no momento da compra sempre informe o número do CPF ou cartão de fidelidade para acumular pontos. Motivos não vão faltar para viajar mais e mais!