Ecoturismo no Brasil: Conheça o Pico da Bandeira

Destinos, Ecoturismo,

Ecoturismo no Brasil: Conheça o Pico da Bandeira

Para os aventureiros e amantes da natureza, o ecoturismo é a melhor opção para aproveitas as belezas naturais do Brasil! Esta é uma prática turística que alia a sustentabilidade e a preservação da cultura e do meio ambiente com a prática econômica do turismo. Assim, é uma forma de aproveitar das belezas do país respeitando as particularidades de cada região.

Se você quer uma opção de montanha, conheça aqui o Pico da Bandeira! Esta trilha oferece a vista de uma altitude de quase três mil metros, sendo o terceiro maior Pico do país! Não é a toa que merece nossa atenção! Acompanhe aqui nossas dicas para esta aventura e boa viagem!

O Pico da Bandeira!

A região do Parque Nacional do Caparaó reúne o encontro de diferentes cadeias montanhosas: A Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira. Assim, todo o visual e toda a região é composta de inúmeras cachoeiras e pontos de vista espetaculares! Há diversas opções de trilhas e de estadias, mas a mais procurada é a do Pico da Bandeira!

Com uma altitude de 2980 metros, o Pico oferece a aventura para quem quer realizar uma caminhada com ares de escalada! É um intenso percurso cujo visual final faz todo o esforço valer a pena! Sendo o maior pico da região sudeste, é uma ótima escolha para turistas de região que desejam realizar uma viagem mais curta.

Toda a viagem para quem deseja realizar o trajeto deve ser calculada para pelo menos quatro dias! Então, prepare-se para acampar! Os pontos de acampamento são: Casa Queimada, Macieira, Terreirão e Tronqueira. Além disso, se estiver com tempo, estique viagem e aproveite outros pontos como:

  • Vale Verde
  • Gruta do Jacú
  • Cachoeira Bonita
  • Vale Encantado
  • Pico do Cristal
  • Pico do Cruzeiro

Dicas importantes para a aventura

Se você deseja chegar ao Pico da Bandeira, prepare-se primeiro para uma grande trilha! O trecho de subida até o Pico é de aproximadamente 13 quilômetros e pode ser percorrido em um total de sete horas. Alguns aventureiros dividem o trajeto em dois dias outros, preferem fazer o trajeto em um único pique! Ressaltamos que esta é uma subida pesada e que exige grande preparo físico, além de experiência com trilhas de alto nível.

Para além da disposição e do preparo, esta é uma trilha que pode ser feita com ou sem a ajuda de guias turísticos. Isso porque toda a trilha é bem sinalizada e é sempre possível encontrar com outros trilheiros no caminho. Além disso para os corajosos e munidos de lanternas, realizar a caminhada a noite com a intenção de alcançar o cume no nascer do sol é uma ótima pedida!

Para quem deseja realizar a subida em etapas, a dica é acampar no Terreirão! Todo o trajeto da subida não possui instalações então, é necessário carregar utensílios básicos para acampamento, incluindo alimentos e tudo o necessário para o preparo deles!

Outra dica importante: O melhor período para acessar o Pico é entre os meses de Maio e Agosto, quando há menos chuvas e o céu está mais limpo. Apesar disso, é também uma época mais fria, podendo chegar ao negativo, então vá preparado! O mês de Setembro também pode oferecer bons dias para a caminhada, pesquise antes de realizar o planejamento da viajem!

Como chegar?

O Pico da Bandeira faz parte do Parque Nacional do Caparaó, parque este localizado entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O melhor jeito para percorrer estes trajetos é de carro, mas não se preocupe! Há também intensa rota de ônibus na região se você quer chegar economizando um pouco mais!

Assim, se desejar realizar o acesso pelo lado mineiro, deverá buscar pelo Portal Alto Caparaó no município de Alto Caparaó. Dali, desde a pequena cidade até a entrada do parque são 10 km. Dentro do parque há ainda um trecho de 6 km até Tronqueira onde poderá enfim dar início à subida.

O quanto foi útil este post?

Clique em uma estrela para avaliar!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.