A cidade do Rio de Janeiro pode ser considerada a capital mais charmosa do Brasil. Seus atrativos culturais e naturais são o que a torna uma cidade diferenciada e que atrai turistas de todo o mundo. Ela está localizada às margens do mar e da Baía de Guanabara, a cidade ainda apresenta diversas igrejas que podem ser consideradas pontos turísticos importantes tanto para devotos católicos como por turistas e admiradores da arquitetura eclesiástica.
Dentro de todo esse contexto, a Igreja da Candelária é um dos cartões postais da cidade e chama a atenção de todos no centro, podendo ser considerada um ponto de encontro importante da logística da cidade, bem como espaço de muita história! Se desejar saber mais sobre a igreja, não deixe de seguir as dicas preparadas abaixo!
A Igreja da Candelária está localizada no coração da cidade do Rio de Janeiro, no início da Avenida Presidente Vargas, próxima ao Centro Cultural Banco do Brasil e ao Boulevard Olímpico. Após as obras do Porto Maravilha para a recepção das Olimpíadas de 2016, a tocha Olímpica foi colocada à frente da igreja, criando um espaço aberto com múltiplas opções de apreciação artística.
A obra por si só representa um marco para o bairro e com sua estrutura contrastando com diversos prédios comerciais do centro urbano. Assim, esta igreja foi construída a partir do ano de 1609 e passou por reformas em 1710 e em 1775 foi ampliada, com obras durando até o ano de 1811, ano de sua reinauguração cujas obras só foram finalizadas de fato em 1856.
Após a reforma, a cúpula da Candelária tornou-se a construção mais alta da cidade do Rio de Janeiro à época, com 63 metros de altura. Com todos estes anos de intensa movimentação de obras, a parte interior foi trabalhada em detalhes, seguindo um estilo neorrenascentista italiano. Assim suas obras contaram ainda com utilização de mármore policromado nas paredes e colunas e, contando com pinturas no teto de sua abóboda.
Sua estrutura é fruto do estilo rococó do Mestre Valentim, que possui ainda outras obras na cidade. Além disso, a igreja apresenta ainda influências do estilo barroco de origem portuguesa. Após mudanças no projeto, a igreja hoje possui três naves e uma deslumbrante cúpula cujas reformas se estenderam até o ano de 1877.
As pinturas anteriores são consideradas obra prima de João Zeferino da Costa, pintor e professor da Academia Imperial de Belas Artes. Apesar de sua beleza, a igreja recebeu muitas referências históricas negativas. Em exemplos, basta recorrer ao período da ditadura, onde a igreja tornou-se resguardo de manifestantes em fuga da polícia e f,oi palco de confrontos entre cidadãos e militares.
Além disso, no ano de 1993 ocorreu a triste Chacina da Candelária às portas da Catedral. Esta lamentável morte dos jovens marcou a referência ao nome da igreja de uma forma negativa. Entretanto, toda a região portuária vem recebendo mudanças positivas nos últimos anos. Hoje, para além das missas, a Igreja comporta encontros focados no resgate de sua história, bem como uma série de concertos musicais do Projeto Candelária.
A construção é um grande símbolo do patrimônio cultural e religioso da cidade, sendo um marco da fé e da arte que tanto representam o país. Logo, a Igreja da Candelária é aberta à visitação: Nos dias úteis, o horário é das 7h30 às 16h00. Aos sábados, ela está aberta de 09h às 12h e aos domingos, de 09h às 13h.
Além disso, há missas durante os dias de semana às 12h15 e aos domingos em dois horários: 10h30 e 12h. Por fim, a igreja possui também um projeto de música clássica, com músicos de destaque na região. Você poderá consultar os horários das apresentações junto ao site oficial do projeto.
Conteúdo Introdução Onde fica e como chegar Quando visitar Documentos Onde ficar O que fazer…
Um destino remoto, selvagem e surpreendentemente acessível https://www.youtube.com/watch?v=1i8sBJF0uIQ
Imagine uma imensidão branca que se estende até onde os olhos podem ver. Em dias…
Água Boa, no estado de Mato Grosso, é um destino que mescla riqueza natural, oportunidades…
Paraty, localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, é uma das cidades mais charmosas…
Descubra Curaçao: Um Paraíso Caribenho sem Complicações para Brasileiros Opinião pessoal de visita em março…
Esse site usa cookies.
Deixe seu Comentario