Isla de Lobos, uma ilha que se destaca das outras

Isla De Lobos
Geral,

Isla de Lobos, uma ilha que se destaca das outras

A Isla de Lobos é uma pequena ilha com uma área de cerca de 5 quilómetros quadrados, localizada no nordeste de Fuerteventura, a cerca de 2 quilómetros da ilha.

O braço de mar que os separa chama-se El Rio e faz parte do estreito de Boccana que separa as ilhas de Fuerteventura e Lanzarote.

A profundidade máxima do canal El Rio não excede 10 metros. A Isla de Lobos está localizada na entrada leste do Estreito da Bocaina.

Isla de Lobos, Islote de Lobos ou Ilha de Lobos, é uma pequena ilha localizada a 2 km a nordeste de Fuerteventura nas Ilhas Canárias e 8 km ao sul de Lanzarote. Embora a Isla de Lobos não tenha residentes permanentes desde 1968, a Isla de Lobos pertence ao município de La Oliva, na ilha de Fuerteventura.

História da Isla de Lobos

A Isla de Lobos leva o nome das numerosas colônias de leões marinhos, também conhecidos como focas-monge, que existiam no início da colonização européia das Ilhas Canárias.

Hoje, o leão-marinho está à beira da extinção porque, além de caçá-lo por suas peles e sebo, os pescadores exterminaram a espécie, pois sua ganância reduziu os recursos pesqueiros na região.

Cada um desses animais requer de 30 a 40 quilos de peixe por dia. Apesar da oposição dos pescadores, os esforços para reintroduzir a espécie estão em andamento.

Parque Natural da Isla de Lobos, ótimo lugar para se visitar

O Parque Natural da Isla de Lobos abriga mais de 130 espécies de plantas e diversas espécies de aves, com destaque para a gaivota e o cagarro. O fundo do mar ao redor da ilha é uma área protegida submarina, que contém uma enorme riqueza ecológica.

Sua maior elevação está no topo da cratera, 127 metros acima do nível médio do mar.

Uma recente pesquisa arqueológica realizada por uma equipe da Universidade de La Laguna concluiu que os romanos chegaram a estabelecer um assentamento na Isla de Lobos em conexão com a aquisição da preciosa púrpura de Tiro.

Os últimos residentes permanentes da Isla de Lobos foram o faroleiro e sua família, que deixaram a ilha em 1968, quando o farol foi automatizado.

Turistas adoram a Isla de Lobos

Pescadores e turistas visitam a Isla de Lobos diariamente, e há um serviço regular de navegação costeira entre a Isla de Lobos e Corralejo na costa fronteiriça de Fuerteventura. Há restaurantes na ilha.

Com apenas 4,5 quilômetros quadrados, a Isla de Lobos é uma joia natural desabitada a 2 quilômetros de Fuerteventura, nas Ilhas Canárias. Acessível apenas por mar, existem várias empresas que partem do porto vizinho de Corralejo, permitindo descobrir uma paisagem que pouco mudou ao longo dos séculos.

Vista da ilha por Drone

Origens vulcânicas da Isla de Lobos

Como o resto das Ilhas Canárias, Lobos têm origens vulcânicas e recebeu o nome da presença passada de focas-monge – leões marinhos como falamos antes.

Embora não vivam na ilha hoje, ainda é uma atração natural para quem quer desfrutar de um paraíso quase intocado com 3.000 horas de sol por ano.

Cercado por águas cristalinas, Lobos é o lugar perfeito para curtir uma praia tranquila e com pouco acesso público. Las Caleras ou La Concha, assim chamada por sua forma, é um cenário idílico para o banho.

Além disso, os surfistas encontrarão uma enorme onda direita no lado sudoeste da ilha, onde poderão praticar em um cenário inesquecível.

Igualmente fascinante são os conselhos que os mergulhadores podem encontrar aqui. Tudo o que você precisa fazer é colocar seus óculos de proteção para descobrir um fundo marinho vivo.

A flora da Isla de Lobos

Outro de seus atrativos é a flora local. Espécies como os ouriços-do-mar ou sempre-vivas, encontrados apenas nesta ilha, aparecem em muitos dos seus caminhos.

Além disso, você poderá admirar sua fauna, especialmente as aves, por isso é melhor trazer binóculos para aproveitar seu voo.

O quanto foi útil este post?

Clique em uma estrela para avaliar!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Profissional de marketing que adora viajar pela america latina. Gosto de escrever sobre os lugares que viajei e tecnologias novas.