Dicas do Rio: Academia dos Flinstones
Para moradores, visitantes e curiosos, a cidade do Rio de Janeiro é um local incrível e cheio de opções para se divertir. Tanto para quem deseja visitar parques, praias, feiras, centros comerciais e outros pontos turísticos, não faltam opções na cidade maravilhosa. Além disso, também é possível aliar o turismo com a prática de exercícios físicos! Uma caminhada pelas orlas de Copacabana e Ipanema, um passeio de bicicleta pela enseada de Botafogo ou mesmo subir a trilha do Cristo Redentor são algumas das opções mais famosas da cidade!
Assim, a quem deseja conhecer algumas curiosidades sobre o Rio de Janeiro, e aproveitar para aliar o turismo com a prática de exercícios físicos, separamos aqui uma dica: A Academia dos Flinstones! Esta é uma opção ideal para quem deseja realizar exercícios de musculação e contar com a vista fenomenal do Rio de Janeiro, em um espaço a céu aberto.
A Academia dos Flinstones
A academia está localizada na Praia do Diabo, próxima ao Arpoador, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Conhecida como Academia dos Flinstones, a Academia Natural do Arpoador é um local com boa infraestrutura de academia, contando com barras e halteres feitos de pedra, madeira, cimento e sucata de ferro! A ideia, além de colaborar com o reaproveitamento de materiais é oferecer uma opção gratuita e aberta para todos!
A gestão do espaço é colaborativa, sem responsáveis fixos e, conta com a colaboração de voluntários e patrocinadores interessados na ideia. Assim, toda a ajuda é bem-vinda!
A História da Academias dos Flinsontes
O espaço existe desde a década de 60, anteriormente ocupado apenas por militares. Na década de 70 foi aberta ao público e passou por altos e baixos, até a chegada do Abílio Bergamini em 1992, profissional de educação física e fisioterapeuta que buscou revitalizar o espaço, liderando atividades, realizando reparos na maioria das estruturas e componentes e convidando mais pessoas a participarem e conhecer o espaço.
Depois da morte de Abílio em 2009 a academia seguiu em desuso até ser reformada e reorganizada novamente em 2018. Os novos gruspos de organizadores seguem divulgando o espaço e colaborando para a organização e limpeza, mesmo durante o período de pandemia. Além disso, hoje, é possível acompanhar as atividades pelo Instagram, basta procurar por @arpexacademia.
A organização da Academia dos Flinstones
A academia é aberta 24h por dia, todos os dias da semana e a proposta é oferecer uma opção de espaço para a prática de exercícios para todos. Assim, através de colaboradores voluntários a academia funciona todos os dias, é organizada e se mantém limpa de maneira comunitária entre todos os que desejam colaborar. É através das redes sociais e de grupos do Whatsapp que os interessados em ajudar se comunicam e buscam sempre estar de acordo com os cuidados do espaço.
Inclusive, é com a ajuda dos colaboradores que hoje a academia se encontra em bom estado: limpa, pintada e contando inclusive com um saco de areia para os adeptos às atividades de luta! Ficou curioso? Não deixe de conhecer!
Curiosidades sobre a Academia dos Flinstones
Além desta opção no Arpoador, o Aterro do Flamengo também possui uma versão parecida da academia, esta outra localizada junto ao monumento Estácio de Sá! Ambas as academias são também conhecidas como “Academia dos Flinstones” em referência ao desenho animado cujos personagens viviam na idade da pedra! Comos os materiais utilizados são também rústicos e muita vezes de pedra, este é o apelido de ambos os espaços. Assim, em dois pontos da Zona Sul da cidade é possível aproveitar espaços com equipamentos simples e fabricados com matérias primas básicas! Aproveite!