Salto – Confira 10 atrações na 2ª maior cidade do Uruguai!
Salto, anteriormente chamada de Salto Oriental, é a segunda maior cidade do Uruguai em população e está localizada na margem esquerda do rio que leva o nome do país, em frente a Concordia, na Argentina.
Fundada em 1756 por José Joaquin de Viana, a cidade de Salto foi também a residência do escritor uruguaio Horacio Quiroga. Na entrada da cidade existe um monumento em homenagem ao engenheiro Eladio Dieste que cuidou da urbanização da mesma.
No conteúdo de hoje preparamos um pequeno guia com os 10 locais que são passagem obrigatória a todos os turistas que estão preparando uma viagem até a cidade de Salto, no Uruguai. Leia conosco!
1. Praça Artigas
Antes chamada de Praça 18 Juglio, hoje mantém o nome de “Praça Artigas” para os habitantes tradicionais. Nesta praça de Salto aconteciam eventos públicos como touradas e corridas, agora é possível ver estátuas, uma bela fonte e todos os dias é montado o Mercado 18 de Julio, onde você pode comprar produtos do artesanato local.
- Como chegar: está localizado no centro de Salto. A estação mais próxima é a Estacion Salto Midland, aonde chegam alguns trens e ônibus. Como alternativa, existem alguns pontos de táxi perto da praça;
- Horários: sempre acessível;
- Custo da passagem: sem custos.
2. Iglesia Catedral de San Juan
Está localizada no centro de Salto. Não perca a Cappella del Beato, a cripta onde estão sepultados os bispos de Salto e o imponente altar. No interior da igreja existem várias pinturas a óleo, um órgão de 1939 e uma torre sineira onde existem 4 sinos que vem da França.
- Como chegar: fica junto à Praça Artigas, no centro de Salto e pode ser acessada a pé;
- Horários: todos os dias das 8:00hs às 19:00hs;
- Custo da passagem: sem custos.
3. Igreja de Nossa Senhora do Carmen
O edifício de 1852 foi declarado monumento histórico nacional devido ao seu valor social, histórico, cultural e arquitetônico em Salto. No interior se encontra a estátua da Virgem e os sinos missionários trazidos pelo General Rivera a Salto por volta de 1830, aqui também encontramos pinturas que atestam a atividade missionária da zona em questão.
- Como chegar: fica a cerca de 1 km da Praça Artigas;
- Horários: todos os dias das 8:00hs às 19:00hs;
- Custo da passagem: sem custos.
4. Museu de Belas Artes Maria Irene Olarreaga Gallino
O museu localizado em Salto Foi fundado em 1945. A casa é luxuosa e elegante, com quartos finamente decorados e preserva várias obras que pertenceram à família de Maria Irene Olarreaga Gallino.
- Como chegar: localizado perto da Praça Artigas (menos de 300 metros);
- Horários: de terça a sábado, das 13:00hs às 19:00hs;
- Custo da passagem: sem custos.
5. Museu do Homem e da Tecnologia
Está inserido num edifício de Salto datado de 1909 que outrora albergava o Mercado Central de Salto. Hoje são 11 salas e um espaço central onde você pode admirar e aprender sobre os diferentes períodos em que a evolução tecnológica mudou a vida humana, em Salto. Existem também alguns achados arqueológicos de 2.000 anos atrás encontrados durante as escavações da barragem de Salto Grande.
- Como chegar: localizado na esquina da Calle Brasil com Zorilla de San Martin, no centro histórico. Pode ser acessado a pé a partir da Praça Artigas, cerca de 1,1 km de distância;
- Horários: de segunda a domingo, das 14:00hs às 19:00hs;
- Custo da passagem: sem custos.
6. Teatro Larranaga
Esta estrutura em Salto tem capacidade para 850 pessoas e foi inaugurada em 1882. No seu interior existem inúmeras placas que testemunham as diferentes personalidades que passaram por Salto com representações e espetáculos. O ideal é visitá-lo durante as apresentações, ou pode ser admirado com um tour gratuito.
- Como chegar: localizado no centro histórico de Salto, a 12 minutos a pé da Praça Artigas, mais precisamente na Calle Joaquin Suarez;
- Horários: de segunda a sábado, das 14:00hs às 20:00hs;
- Custo da passagem: sem custos.
7. Cantera El Terrible
É uma pedreira que se formou após a extração da rocha basáltica para a construção da barragem em Salto. Hoje, ralos e vazamentos de água formaram um espelho limpo e transparente de cerca de 1 km com profundidade entre 12 e 15 metros. Aqui é possível mergulhar para conhecer a fauna que povoa esta pedreira: tartarugas, bagres e muito mais.
- Como chegar: encontra-se a 25km de Salto, pode ser acessado via 30 minutos de carro, de táxi ou com passeios organizados de 2 dias, que incluem transfers, hotéis e mergulho;
- Horários: de segunda a domingo, das 9:30hs às 22:00hs;
- Custo da passagem: sem custos.
8. Zoológico Municipal de Salto
Foi inaugurado em 1972 no Parque Solari, mas foi transferido para o Parque Arriague na década de 1980 em Salto, onde ainda hoje se encontra. Aqui vivem 1.600 animais pertencentes a 163 espécies diferentes e todos os anos vêm visitá-los turistas e cidadãos uruguaios.
- Como chegar: localizado entre a Avenida Harriague e a Calle Rincon, ao sul do centro. Da Praça Artigas são 15 minutos a pé;
- Horários: de terça a domingo, das 10:00hs às 18:00hs;
- Custo da passagem: sem custos.
9. Termas del Dayman
Este complexo de spa está localizado a poucos quilômetros de Salto, é o lugar ideal se deseja relaxar em qualquer época do ano. Na primavera e no outono, os spas são invadidos para passar algumas horas agradáveis graças ao clima temperado. No verão, porém, como há piscinas e toboáguas, costumam ser frequentados por jovens.
- Como chegar: você pode chegar com um ônibus que sai da Calle Brasil na esquina com a Calle Joaquin Suarez e chega em 30 minutos;
- Horários: todos os dias, das 9:00hs às 21:00hs;
- Custo da passagem: 120 pesos.
10. Acuamania
É um parque aquático e de diversões em Salto especialmente adequado para crianças e famílias. Equipado com diversas piscinas, escorregadores, áreas verdes e áreas de piquenique, é o lugar frequentemente escolhido pelos uruguaios quando desejam passar algumas horas de relaxamento e despreocupação.
Os jogos e programas apresentados aqui foram feitos com as mesmas empresas canadenses que fornecem equipamento para a Disney.
- Como conseguir: localizado a 8km de Salto, dentro do complexo termal de Dayman;
- Horários: aberto de segunda a domingo, das 10:30hs às 18:30hs;
- Custo da passagem: a entrada completa é de 880 pesos.
Esses são os pontos turísticos que você deve colocar em seu roteiro caso esteja planejando fazer uma visita até a cidade magnífica de Salto, no Uruguai. Esperamos ter ajudado você com nossas dicas. Até a próxima!