Guayaquil – 8 destinos imperdíveis da cidade equatoriana!
Guayaquil é uma cidade do Equador, um dos países mais fascinantes da América Latina, com uma grande variedade de paisagens, desde os Andes até o oceano. Guayaquil é chamada de Pérola do Pacífico e está localizada dentro de uma baía conectada ao oceano por um grande canal ou braço de mar, denominado “Estero Salado”.
Guayaquil tem apenas 4 metros de altitude, então com isso não precisa se preocupar.
É a cidade mais populosa e também a mais elegante do Equador, moderna e cheia de energia vibrante, mas com um forte contraste com os subúrbios. Nesse conteúdo vamos mostrar os 8 principais pontos turísticos em Guayaquil, no Equador, para você montar seu roteiro. Leia conosco!
1. Malecón 2000
A zona sobranceira ao rio Guayas, em frente à Isla Santay, chama-se Malecón 2000 e é uma grande área totalmente remodelada, recuperada e valorizada para dar impulso ao turismo e à vida social da cidade. Malecón é um passeio longo e colorido que oferece restaurantes, lojas de decoração, espaços para artes, anfiteatros, estacionamento subterrâneo e vários outros serviços.
A presença de vigilância privada é de grande importância, o que permite desfrutar do passeio com absoluta tranquilidade, observando o curso do rio. Na verdade, não é recomendável sair deste bairro à noite, por isso o tome como um ponto de referência para as suas noites serem mais seguras.
2. Parque Histórico de Guayaquil
Este parque é um verdadeiro orgulho da cidade de Guayaquil. Construído em 1997 pelo Banco Central del Equador, apresenta várias áreas temáticas: há a área da vida na natureza, com a reprodução do meio ambiente de mais de 50 espécies de animais típicos do Equador.
Não é um zoológico, pois os animais são livres e, para sua segurança e tranquilidade, existe uma pequena ferrovia elevada que permite a passagem dos visitantes e algumas paradas programadas para conhecer mais de perto os animais de Guayaquil.
Particularmente famosas são as iguanas, uma verdadeira atração em Guayaquil. Dentro do parque também está a parte dedicada à arquitetura urbana, com a reconstrução de Guayaquil durante as primeiras décadas do século XX, sua época áurea.
No fim de semana também acontecem apresentações teatrais dedicadas à vida de época. Finalmente, a área dedicada às tradições do campo ao redor de Guayaquil. Uma ótima maneira de passar o dia e conhecer a cidade e sua história.
3. Isla Santay
Isla Santay é uma ilha intocada localizada a poucos passos do centro da cidade, dentro da grande extensão de mar que liga Guayaquil ao Pacífico.
A característica extraordinária da ilha é que embora esteja a poucos metros da metrópole em linha reta, ela não conheceu o desenvolvimento urbano, permanecendo um oásis verde dentro da cidade e hoje mostrando aos visitantes como era Guayaquil há 500 anos.
A ilha é uma área protegida repleta de animais, incluindo papagaios, borboletas gigantes e até répteis, em particular há um canal dentro da ilha onde vivem os jacarés. Está ligado ao continente por uma ponte, que também pode ser percorrida de bicicleta, e o sistema de pontes percorre toda a ilha para que o passeio seja em total segurança.
4. Farol de Guayaquil
O farol colorido de Guayaquil fica no topo de uma colina no centro da cidade e oferece vistas excepcionais da baía e do horizonte da cidade. O edifício está pintado a riscas azuis e brancas e se situa numa pequena praça com terraço panorâmico e uma igrejinha. Para chegar ao topo é preciso enfrentar uma subida de 444 degraus, mas, ao chegar lá, o vento ameniza o cansaço e a vista compensa qualquer esforço. O farol, dentro do terraço, é um edifício pequeno e de livre acesso.
5. Cerro Santa Ana
Chegando ao topo do morro para visitar o farol, você não pode deixar de visitar todo o bairro do Cerro Santa Ana em Guayaquil, logo abaixo.
Ao longo da escadaria encontrará o acesso às pequenas ruas, muito características e cobertas de seixos, que percorrem o Cerro e albergam centenas de edifícios coloridos muito visíveis de toda Guayaquil, alguns edifícios são de madeira e datam da época colonial.
Perca-se nas ruelas do bairro de Guayaquil, repletas de cafés típicos e lojas de artesanato. Não se preocupe com a sua segurança: aqui também os guardas estão praticamente por toda parte porque o bairro, até recentemente, era um lugar de má fama apesar de sua beleza.
6. Parque Seminário (ou de las Iguanas)
Este parque está localizado bem em frente à Catedral de Guayaquil e vale a pena ser visitado por sua particularidade: está repleto de lindas estátuas, incluindo as dedicadas a Simón Bolívar a cavalo e Ana Villamil, famosa pianista local, mas acima de tudo é habitada por muitas iguanas, animais simpáticos e nada agressivos.
7. Catedral Metropolitana de Guayaquil
A Catedral Metropolitana de Guayaquil, dedicada a São Pedro, está localizada em frente ao parque das iguanas. É um edifício que se eleva para cima, branco e em estilo neogótico, com duas torres e uma bela rosácea central na fachada. A catedral tem um aspecto sóbrio e elegante, com mármores e mosaicos no interior.
É enorme e há telas instaladas ao longo dos corredores para acompanhar as celebrações. Foi reconstruída no século XX para substituir a catedral anterior de Guayaquil, que foi destruída por um incêndio em 1692. Em 1695 o edifício foi reconstruído e permaneceu inalterado por cerca de 300 anos até esta recente renovação.
8. Hemiciclo de la Rotonda
O Hemiciclo de la Rotonda é um lugar monumental localizado no bairro de Malecón, em Guayaquil, e pretende celebrar a independência e a história de toda a América do Sul. Os dois heróis aqui representados, Simon Bolívar e Jose de San Martin se encontraram aqui em Guayaquil e suas duas estátuas, neste momento, celebram seu encontro ideológico.
O monumento cria um belo efeito amplificador: se você se inclinar na coluna da extrema esquerda ou direita e falar em voz baixa, será ouvido perfeitamente do outro lado do monumento.
Essas foram as nossas dicas de locais para visitar Guayaquil, cidade encantadora do Equador, que merece ser visitada por todos os sul-americanos ao menos uma vez na vida. Monte seu roteiro com nossas dicas e aproveite a sua viagem. Até a próxima!