Florianópolis – Monte seu roteiro para a Ilha da Magia!
Florianópolis é o seu próximo destino de viagem? Então, com certeza algumas dúvidas devem ter surgido em relação ao roteiro.
Aproveitando que estará em Florianópolis não deixe de visitar a Dubai brasileira, para opções de investimentos em uma das cidades mais seguras do Brasil consulte o corretor de imóveis em Balneário Camboriú.
Mas claro que você pode optar pelas alternativas que te agradam, e não somente ao que atraem visitantes do país inteiro. Leia conosco e monte seu roteiro para a Ilha da Magia e capital catarinense, Florianópolis!
Dicas para visitar Florianópolis
Se você deseja explorar Florianópolis, o recomendado é que você planeje passeios que possam aproveitar atrações da mesma região. Abaixo, trouxemos algumas sugestões que podem estar no seu roteiro de passeios.
Procura combinar uma praia do norte com a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, finalizando com o pôr do sol de Santo Antônio de Lisboa. Outra dica é que você escolha uma praia do leste e depois visita a Costa da Lagoa ou o Projeto Tamar.
Aproveite para curtir um dia inteiro na praia no sul e almoce no Ribeirão da Ilha. Nos casos de dias frios e nublados, uma ótima opção é visitar o Centro Histórico, o Beto Carrero, a Costa da Lagoa ou o Projeto Tamar.
Já nos dias de sol, você pode fazer um passeio de barro, por exemplo. Mas se você deseja visita mais de uma praia por dia, procure fazer isso na mesma região, ou seja, no sul, leste ou norte.
E essa visita pode ser mais próspera em dias úteis, pois nas férias e nos feriados é mais provável que o seu tempo no trânsito seja maior. Por fim, se deseja fazer um passeio nos arredores, a melhor opção é a Guarda do Embaú.
Praias em Florianópolis
Em Florianópolis, é possível curtir as suas praias, que chamam muito a atenção na região. No caso das praias do norte da ilha, encontramos opções mais calma e menos frias que as outras urbanizadas. Já no leste da ilha, você pode se deparar com praias de ondas e mais selvagens.
E, por fim, nas praias do sul ilha, você tem uma ocupação rústica, sem exploração imobiliário, salvo no Campeche. A referência “sul” está atrelada ao fato de estar na metade sul da ilha, e a maioria dessas praias está no leste, somente Pântano do Sul e Solidão estão para o sul.
Por outro lado, as praias voltadas para o continente não são utilizadas para o banho, com exceção da Daniela, que é tida como praia do norte.
Passeios históricos
Engana-se quem pensa que Florianópolis só oferece praias como opções de passeios interessantes na região. Vamos conhecer algumas alternativas para conhecer melhor a região:
Mercado Público
Após anos de reformas, o Mercado Público de Florianópolis abriu em agosto de 2015, agora com mais restaurantes e bares e o clássico Box 32, com petiscos diferenciados.
No pátio que está entre as duas alas, o mercado conta com o Biergaren. Os novos ocupantes destacam as cervejas artesanais e as tapas catarinenses, a exemplo do Boteco Vai Quem Quer, o Balcão do Mané e o Beer Boss.
Além disso, o Mercado também conta com peixarias, quitandas e lojas de artesanato, cada uma em uma ala da casa.
Casa da Alfândega
A Casa da Alfândega está logo ao lado no Mercado Público, então já pode ser uma visita só. Dessa maneira, a Casa da Alfândega é o maior mercado de artesanato da ilha, funcionando em prédio do ano de 1876.
Palácio Cruz e Sousa
O Palácio Cruz e Sousa, ou o Palácio Rosado, se trata de uma construção colonial, com modificação no século XIX. As suas salas conseguem conservar a aparência mais rústica, justificando a sua classificação como Museu Histórico de Santa Catarina.
Passeios diversos
Além dos exemplos que citamos, podemos trazer outros passeios para aproveitar a região.
Projeto Tamar
O Projeto Tamar está na Barra da Lagoa, em que vários tanques podem exibir tartarugas-marinhas nos seus mais variados estágios de crescimento. No projeto, você pode aproveitar salas de exposições curtindo vídeos e levar as suas crianças também.
Ônibus de City Tour
O City Tour serve para conhecer a região, e no caso de Florianópolis, os passageiros podem subir e descer pata conhecer a parada, em um intervalo de 20 a 50 minutos. O roteiro completo é o que da Meia Ilha, que vai da Lagoa a Ingleses, com volta por Jurerê e Santo Antônio de Lisboa.
Trilhas
As trilhas de Santa Catarina possuem extensas áreas protegidas, sendo um ótimo lugar para os andarilhos e os ciclistas. Com as agências de viagens você pode conseguir dicas para as melhores trilhas da região.
Aproveite e inclua no seu roteiro os passeios que mais te agradam, conhecendo melhor a região de Florianópolis e fazendo o que gosta. Para outras dicas, confira nosso Blog!