A Maçã, o LSD e o Gênio

Mostrar / Esconder thumbs

A viagem de Steve Jobs

Não há dúvidas de que existe uma religião daqueles que veneram a tecnologia. E para eles seu Messias partiu ontem deste planeta para alcançar uma plataforma superior. Steve Jobs, com seu currículo extenso de atividades e claro, CEO da Apple Inc. não está mais entre nós. Os comentários de “descanse em paz” inundam sites de notícias e redes sociais e ai do herege que ousar fazer algum brincadeira com i...Mas como em muitos casos, a história do homem que revolucionou o mundo teve início com uma viagem e sem ela o império não existiria. Você provavelmente não estaria lendo essa matéria em seu MacBook, iPad, iPhone ou iPod Touch se uma viagem não fosse capaz de mudar a vida do californiano Steven Paul Jobs. O Adoro Viagem te conta mais.

Antes de se graduar em fazer vídeos comoventes para os nerds de Stanford, muito antes aliás, Steve Jobs era um jovenzinho, que apesar do grande interesse por sistemas operacionais, chips e outros assuntos dos bares de Palo Alto, tinha outras ideias de vida quando assistia as aulas pós-escola na  Hewlett-Packard Company. Ele chegou a frequentar a faculdade, especificamente a Reed College, mas não deu muito certo e ele saiu depois de apenas um semestre. Não foi uma total quebra de relações porque ele continuou assistindo algumas aulas e dormindo no chão do dormitório de alguns colegas. Para viver ele devolvia garrafas de Coca-Cola retornáveis, a forma que encontrou para ganhar alguns trocados e fazia suas refeições de graça no templo Hare Krishna local.
 
E aqui chegamos aonde queríamos chegar. O contato com essa filosofia nascida das escrituras hindu despertou algo em Steve Jobs. Afinal quem disse que contracultura, medo e delírio não combinam com programar? Foi em 74 que Jobs começou a trabalhar na lendária empresa Atari como técnico com o único propósito de juntar dinheiro para sua viagem espiritual para a Índia.
 
Tanto fez que conseguiu e Steve Jobs partiu para a viagem que mudaria a sua vida, a nossa e mais ainda a do pessoal da Foxconn. Ele buscava iluminação espiritual do famoso guru Neem Karoli Baba, o qual tanto admirava. Ao chegar lá ele se entregou totalmente, raspou a cabeça e começou a usar as roupas tradicionais indianas. Mas apesar de conhecer um mundo novo de cores, culturas e tradições, sua decepção foi total quando conheceu seu mestre, o guru que nada mais era do que um golpista. Steve Jobs voltou revoltado e uma ideia era fixa em sua mente: “Certamente Thomas Edison fez muito mais para melhorar o mundo do que Karl Marx e Neem Karoli Baba juntos.” Sobre o filósofo alemão, deixamos a interpretação ao seu entendimento, talvez ele tenha achado que a pobreza que Marx viu era agradável perto de algumas cenas vistas na Índia, mas com a desilusão vem o aprendizado e a mensagem estava fixa em sua mente: O caminho é a ciência.
 
Ao retomar seu trabalho na Atari, ele não era mais o mesmo. Passou a frequentar o Los Altos Zen Center e praticar a Terapia Primal como passatempo, aquela em que você deve botar todos os demônios para fora, reviver o trauma, até curá-lo. E também começou a utilizar LSD, mas nos artigos gerais que falam que ele “experimentou” drogas psicodélicas, na verdade não passa do uso de um eufemismo. Nas próprias palavras de Jobs o uso de LSD foi: “uma das duas ou três coisas mais importantes que eu já fiz na vida”. E não é ousadia dizer que seus projetos começavam a se cristalizar em sua mente. Com um amigo e com a namorada da época ele passou a frequentar uma comunidade hippie no Oregon, a Fazenda All One. Dentre as atividades que fazia aqui, além da alucinógena já citada anteriormente, eles plantavam maçãs, e quando Steve Jobs não estava de jejum, era o único alimento que ele comia. O resto da história você já sabe...
 
Steve Jobs 24/02/1955 – 05/10/2011

Créditos: A Maçã, o LSD e o Gênio

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Adoro Viagem

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Quem já foi!

0 pessoa(s) já foram para este local.

Quem vai!

0 pessoa(s) vão para este lugar.

Comentários

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos

Especiais

Especiais

Facebook

Curta a nossa página no Facebook /adoroviagem e fique por dentro do que há de mais quente acontecendo no mundo.