Matérias Notas São Paulo X

Praia Grande

Praia Grande tem seu nome derivado da palavra tupi “Peabuçu” que significa Porto Grande.O povoamento do território iniciou-se a partir de Martim Afonso de Souza, e durante três séculos caracterizou-se pela presença de núcleos caiçaras, entre a encosta do morro de Xixová e a divisa com Mongaguá. Embora desde o final do século passado seus 22,5 Km de praias já possuíssem diversos núcleos estabelecidos, como Boqueirão, Jardim Guilhermina, Solemar, dentre outros, seu desenvolvimento só iria ter início com as construções da Fortaleza de Itaipu ( entre 1902 e 1910) e da Ponte Pênsil, inaugurada em 1914. Após várias décadas de ostracismo como bairro periférico de São Vicente, Praia Grande acordou com o surgimento do primeiro movimento pró-emancipação do Distrito de Solemar em 1953. Apesar da situação de penúria em que se encontrava, os governantes vicentinos eram radicalmente contra o movimento separatista.

Durante os anos 50 e início dos 60, várias lutas foram travadas e tentativas frustadas, até o desmenbramento e sua total emancipação político-administrativa. Desde 8 de dezembro de 1963, quando, de forma maciça, a população votou em plebiscito pela separação territorial, até 26 de outubro de 1966, quando o Supremo Tribunal Federal reconheceu sua Emancipação, legitimando o desmembramento do Município de São Vicente, Praia Grande desdobrou-se pela conquista de sua autonomia. Em 19 de janeiro de 1967, o Município de Praia Grande foi oficialmente instalado, com a posse do interventor federal, Nicolau Paal. Durante quatro décadas, no início ainda como um simples bairro de São Vicente, e mesmo após a emancipação, Praia Grande sofreu com a invasão do turismo de massa, de baixa renda e predatória, saturando seus recantos turísticos e culturais.

Atualmente a Praia Grande mudou para melhor, com recursos obtidos através de parcerias com a iniciativa privada, a administração desenvolveu grandes projetos nas áreas de urbanização e calçamento de vias e logradouros públicos, saúde, educação, sistema viário, novos conceitos básicos para a implantação de um turismo receptivo.

 Fonte: praiagrande.com

Praia Grande

Comentários

Comentários

Sobre o Autor

adoroviagem

Adicionar Comentário

Dê sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *