Matérias Notas São Paulo X

Melhores ondas do mundo

Principais picos de surf para você curtir

O surf é para muitos não só um esporte, mas sim um estilo de vida e por que não, uma religião. Deslizar pelas ondas, sentir o vento no rosto e o shape em seus pés, parece fazer tudo em voltar andar em câmera lenta. Surfar não é apenas estar em cima da prancha. É viver tudo que envolve o mundo das ondas.

Os primeiros registros da prática do surf datam de 1778, no Havaí, porém não se sabe ao certo desde quando o surf é praticado por lá. Boatos sobre a invenção do surf podem se atribuir até mesmo aos peruanos, mas a ideia mais aceita realmente tende aos havaianos. O esporte ficou mundialmente conhecido a partir do século XX, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku foi o responsável por popularizar o surf. Durante as Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, Duke conquistou uma medalha de ouro na natação, ficando conhecido mundialmente e apresentando o surf ao público.

Ao decorrer das décadas, o surfe evoluiu e influenciou comportamentos pelo globo. Na década de 50, com o surgimento das primeiras pranchas de poliuretano, o esporte não parou mais de crescer. Novos desenhos de shape proporcionaram maior agilidade na prática de manobras. Grupos de jovens se formaram por todo o mundo.  Começou assim o fortalecimento da ideia de comunidade voltada para o esporte.

Vamos deixar aqui, algumas dicas dos maiores picos para prática de surf do mundo, as melhores ondas, praias belas e em algumas ocasiões, perigosas.

5ª Lugar – Califórnia

As ondas da Califórnia (EUA), ficaram famosas pela sua força e altura, o principal pico, Mavericks proporciona facilmente ondas de 10 metros. Em novembro de 2001, o brasileiro Carlos Burle dropou em um paredão de 21 metros de altura, sendo considerada a maior onda já surfada da história. Para conseguir chegar ao pico, o surfista tem de ser puxado por uma jet-ski, modalidade de surfe conhecida como tow-in.

4ª Lugar – Brasil

Identificar uma praia em especial para prática do surf na costa brasileira não trabalho fácil, nosso litoral tem 7.367 km de extensão, apresentando vários picos ótimos para prática do surf. Destaque para praia do Bonete em Ilhabela e Sapé em Ubatuba.

Mas levando em consideração o ambiente, visual e a qualidade das ondas, Fernando de Noronha se destaca.  Considerado o Havaí brasileiro, a ilha proporciona vários picos ótimos. De dezembro a março com a mudança dos ventos, Noronha proporciona ondas perfeitas, sendo atrativa pelos tubos incríveis que apresenta. Nesta época ocorre uma das etapas do WQS na praia Cacimba do Padre, atraindo surfistas do mundo todo. Outras praias em Noronha que também são ótimas para prático do esporte são:

– Laje do Bode
– Laje do Boldró
– Ruro e Abras
– Biboca
– Conceição
– Cachorro

3ª Lugar – Austrália

A Austrália tem um grande tradicionalismo na prática do surf, a geologia da costa australiana ajuda na formação de ondas grandes e bem desenhadas. Destaque para a praia de Burleigh Heads, que mistura o fundo do mar em pedra e areia. É considerada uma praia urbana, mundialmente conhecida pelas suas ondas. Burleigh Heads é bem movimentada, se quiser pegar uma onda em paz, é bom chegar bem cedo e aproveitar ao máximo.

A praia faz parte do chamado Gold Coast, lista de 10 melhores picos da Austrália para prática de surf.

A direita de Burleigh Heads é considerada perfeita, em dias de “mar pequeno” é boa para quem está aprendendo a surfar.

2ª Lugar – Sumatra

A ilha de Sumatra na Indonésia é um dos grandes paraísos dos surfistas. Águas mornas e transparentes proporcionam um visual lindo. Barcos partem da ilha levando os surfistas até os principais pontos para o surf, as ondas não são das maiores do mundo, médias de até quatro metros. Mas o principal atrativo de Sumatra é a tranquilidade, os vários picos em torno da ilha fazem com que a aglomeração de surfistas seja mínima.

Devido as dificuldades de comunicação e cultura, a Ilha de Sumatra ainda é pouco explorada pelos turistas, os surfistas sãos os principais visitantes, os melhores picos ainda estão sendo descobertos, é uma boa pedida para quem pode e quer se aventurar pelas ondas do mundo.

1ª Lugar – Havaí

O berço do surfe também é o paraíso para os surfistas, paisagens belíssimas em harmonia com o mar e a cultura local, fazem do Havaí o objetivo de vida de muitos surfistas pelo mundo.

O Havaí oferece várias praias perfeitas para a prática do surf, uma das principais é a Waimea Bay, localizada na costa norte da ilha de Oahu. As ondas podem chegar até a 20 pés (seis a sete metros) de altura, verdadeiros paredões de água, lá em baixo, corais e rochas te esperam. Ondas para quem sabe o que está fazendo.

Entre os meses de Dezembro e Fevereiro é organizado o campeonato “In Memory of Eddie Aikau”, evento em homenagem ao primeiro salva vidas do Havaí, morto ao tentar salvar tripulantes de um navio que estava afundando. O campeonato só é realizado quando as ondas atingem os 20 pés de altura, sendo uma das principais competições em ondas grandes de mundo.

GOSTOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO!
CRÉDITO DAS FOTOS: DIVULGAÇÃO 1,3,4,5 /(2) Marcelo Dada.

Melhores ondas do mundo

Comentários

Comentários

Sobre o Autor

adoroviagem

Adicionar Comentário

Dê sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *