São Paulo X

De rolé em Barcelona

A capital mundial do skate de rua

SKATE Barcelona

A arquitetura moderna é o paraíso dos skatistas de todo o mundo. Conheça os melhores picos.

Barcelona é a cidade com as melhores condições para o skate de rua em todo o mundo. A somatória da engenharia civil com o conjunto arquitetônico e o mobiliário urbano fazem da capital da Cataluña o destino mais procurado pelos praticantes do esporte surgido há mais de 40 anos na Califórnia. O verão é sempre o período do ano mais agitado, quando milhares de praticantes invadem suas ruas. Em geral, hospedam-se em hostels ou alugam apartamentos e fazem um roteiro turístico bem diferente do convencional, dando nova utilidade ao mobiliário urbano formado por leves inclinações, muretas, escadarias e corrimãos.

Encantadora, charmosa, ensolarada, cultural e banhada pelo Mediterrâneo, Barcelona foi inicialmente ocupada por castelhanos, conquistada por romanos e, mais tarde, pelos mouros (árabes). Tanta diversidade étnica ficou refletida na sua arquitetura. Mas não é a arquitetura “mourisca” de seu filho ilustre Antoni Gaudí que atrai os  praticantes da popular modalidade que dispensa rampas ou pistas pré-projetadas.

Tanto em direção às montanhas que circundam Barcelona quanto em direção ao mar, a cidade é tomada por  obras da arquitetura contemporânea, com formas ora orgânicas ora impressionantemente clean. São obras que tiveram início no período democrático posterior à morte do ditador Franco (1975) e, mais acentuadamente, nas obras de infraestrutura para as Olimpíadas de 1992 e para o Fórum Universal das Culturas de 2004. Pode-se dizer que o conjunto formado por espaços criados por Frank Ghery, Jacques Herzog e Pierre de Meuron se assemelha a uma imensa pista de skate natural, a céu aberto, com uma grande diversidade de “picos” (nome utilizado pelos skatistas para se referir a um local com condições ideais para a prática do skate). É aí que a capital do modernismo encontra seus cidadãos ideais.

PICOS

Uma importante dica, que vale tanto para os turistas convencionais em visita a Barcelona quanto para os skatistas, é ter sempre à mão o mapa do metrô. No caso dos skatistas, é uma dica duplamente importante, pois a grande maioria dos picos para skate fica nos arredores das estações. Vejamos agora três dos principais locais para prática de skate em Barcelona.

MACBA

O maior reduto do skate de rua em Barcelona é sem dúvida o MACBA, Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. Não, os skatistas não andam dentro do museu: a ação acontece na parte de fora do MACBA, na Plaça dels Àngels. O skate é permitido às terças e domingos, quando centenas de praticantes tomam conta do local, que oferece uma grande variedade de obstáculos, como bordas, muretas e escadarias. Chão liso e mármore em abundância (o mármore é ótimo para a prática, pois permite que o skate deslize com facilidade) fazem do MACBA um sonho de consumo para skatistas de todo o planeta. De todos os “picos” do MACBA, talvez o mais famoso seja o Big 4, uma espécie de arquibancada com 4 grandes degraus. O triste é que a Plaça dels Àngels iniciou uma reforma, a começar pelo “Big 4”, que já está interditado. Há rumores que o piso liso do local será substituído por um que não mais permitirá o skate nos arredores do museu. Portanto, quem quiser colocar suas rodinhas para andar no MACBA tem que aproveitar enquanto é tempo, ou então rezar para que os rumores não sejam verdadeiros.

Como chegar:
Há duas estações de metrô nas proximidades do MACBA: Universitat (metrô linhas L1 e L2) e Catalunya (L1 e L3), sendo que a última é também o principal terminal da cidade (metrô, trem e ônibus).

EL MARESME-FÒRUM

Se você tiver apenas um dia para andar de skate nas ruas de Barcelona, e for “obrigado” a escolher um lugar, a dica é o El Maresme-Fòrum. Na verdade, esse é o nome da estação de metrô mais próxima ao Parc Del Fòrum, um enorme centro de convenções construído para receber o Fórum Universal das Culturas, de 2004. Às margens do Mediterrâneo, o Parc Del Fòrum é gigantesco e dispõe de diferentes opções para os amantes do skate de rua: bordas superescorregadias, arquibancadas, estruturas metálicas, transições de tamanhos variados e muito chão liso. Cansou de andar de skate e quer se refrescar? Basta usufruir as águas do Mediterrâneo, que foram canalizadas naquele local e formam uma espécie de piscina com água do mar, muito procurada pelos moradores da cidade. Também há diversas opções para alimentação, pois existe um grande Shopping Center bem ao lado do Parc Del Fòrum.

Como chegar:
A estação mais próxima é El Maresme-Fòrum (metrô linha L4).

LA BARCELONETA

La Barceloneta é um bairro da chamada Cidade Velha (Ciutat Vella) de Barcelona. A dica é ir se perdendo pelas vielas, daquelas bem típicas de Barcelona, estreitas, com prédios residenciais de poucos andares por todos os lados, e de repente você desemboca em alguma praça perfeita para andar de skate. Na mais procurada do bairro, existem inclinações leves que fazem a alegria dos praticantes. Andando um pouco mais, o skatista-turista se depara com o mar e com a praia que leva o nome do bairro. No lado direito da praia há uma espécie de emissário, com uma área para exercícios físicos e uma legítima rampa projetada. Não se sabe ao certo se foi construída com esse objetivo (numa cidade como Barcelona, onde tudo parece ter sido feito para andar de skate, é muito difícil dizer se é uma rampa ou uma escultura), mas com certeza já rendeu algumas das melhores fotos de skate feitas em Barça, com a bela praia e a famosa obra Peix d’or (do arquiteto americano Frank Ghery) como pano de fundo.

Como chegar:
Basta descer na estação Barceloneta (metrô linha L4) e perguntar para alguém qual a direção da praia.

OUTRAS DICAS
Além das três citadas, Barcelona oferece muitas outras opções para os skatistas, como Sants (L1 e L5 do metrô), Paral-lel (L2 e L3), Bèsos (L4), Fondo (L1), dentre muitas outras. E lembre-se: os “picos” para skate ficam sempre nos arredores do metrô, portanto tenha sempre o mapa metroviário na mochila, pois ele será seu melhor guia em Barça.

Foto da home: skatista Otavio Neto. Fotografo Renato Custodio (arquivo CemporcentoSKATE)

 

Créditos: QMI Agency / Divulgação

De rolé em Barcelona

Comentários

Comentários

Sobre o Autor

adoroviagem

Adicionar Comentário

Dê sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *